O efeito chamariz nas decisões de investimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14426 |
Resumo: | O estudo das finanças comportamentais vem ganhando destaque e sendo objeto de diversos trabalhos acadêmicos. Muitos conceitos tradicionais de economia, sobre o homem econômico, têm sido questionados, ao se considerarem aspectos observados na prática. Principalmente, a partir dos modernos estudos de economia comportamental, aponta-se que o homem se comporta de maneira enviesada e irracional, para tomar suas decisões. É infl uenciado por detalhes que podem levá-lo a fazer escolhas menos vantajosas, relacionadas ao seu dinheiro, e nem mesmo se dar conta disso. O efeito chamariz refere-se à infl uência que um item, a ser escolhido, exerce sobre aqueles que farão uma escolha, inclusive levando- os a tomar uma decisão que, anteriormente, era duvidosa, ou até mesmo a mudar uma escolha anterior. Esse efeito mostra como o homem cria falsas bases de comparação, para simplifi car um ambiente de escolha entre opções. O trabalho faz uma pesquisa sobre uma decisão de investimento, em que há duas situações, com a presença ou não de um chamariz, algo que pode infl uenciar a decisão fi nal dos investidores. Participaram da pesquisa 386 alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis, de cinco universidades, do Distrito Federal. Os alunos foram considerados investidores capazes de analisar índices de liquidez e de julgar qual seria a melhor opção para investir. Viu-se que as pessoas se sentem incentivadas a investir em empresas nas quais foi criada uma falsa base de comparação, pela presença do chamariz. Esse efeito é observado com maior intensidade em alguns grupos específi cos de investidores. Sugere-se a elaboração de novas pesquisas na área, com o objetivo de observar esse efeito em outras situações e de divulgar o estudo das finanças comportamentais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_c9d6530f432dfce91056d6224bc1791e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/14426 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O efeito chamariz nas decisões de investimentoThe decoy effect in investment choicesAdministração financeiraFinanças comportamentaisMarketingO estudo das finanças comportamentais vem ganhando destaque e sendo objeto de diversos trabalhos acadêmicos. Muitos conceitos tradicionais de economia, sobre o homem econômico, têm sido questionados, ao se considerarem aspectos observados na prática. Principalmente, a partir dos modernos estudos de economia comportamental, aponta-se que o homem se comporta de maneira enviesada e irracional, para tomar suas decisões. É infl uenciado por detalhes que podem levá-lo a fazer escolhas menos vantajosas, relacionadas ao seu dinheiro, e nem mesmo se dar conta disso. O efeito chamariz refere-se à infl uência que um item, a ser escolhido, exerce sobre aqueles que farão uma escolha, inclusive levando- os a tomar uma decisão que, anteriormente, era duvidosa, ou até mesmo a mudar uma escolha anterior. Esse efeito mostra como o homem cria falsas bases de comparação, para simplifi car um ambiente de escolha entre opções. O trabalho faz uma pesquisa sobre uma decisão de investimento, em que há duas situações, com a presença ou não de um chamariz, algo que pode infl uenciar a decisão fi nal dos investidores. Participaram da pesquisa 386 alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis, de cinco universidades, do Distrito Federal. Os alunos foram considerados investidores capazes de analisar índices de liquidez e de julgar qual seria a melhor opção para investir. Viu-se que as pessoas se sentem incentivadas a investir em empresas nas quais foi criada uma falsa base de comparação, pela presença do chamariz. Esse efeito é observado com maior intensidade em alguns grupos específi cos de investidores. Sugere-se a elaboração de novas pesquisas na área, com o objetivo de observar esse efeito em outras situações e de divulgar o estudo das finanças comportamentais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe study of behavioral finance has gained prominence and has been subject of several academic works. Many traditional concepts of economy about the economic man have been proved questionable, when considering features observed in practice. Mainly from the modern study of behavioral economics, it is argued that man behaves in a irrational and biased way to make their decisions. He is infl uenced by details that may lead him to make less favorable money-related choices and not even realize it. The decoy effect refers to the infl uence an item that must be chosen has over those who will make a choice, including the effect of leading them to a decision that was previously doubtful or even change an earlier choice. This effect shows how man creates false comparison basis to simplify an environment of choice among options. This scientifi c work makes a research on an investment decision in which are two situations: with the presence or not of a decoy, something that can infl uence the fi nal investors decision. The participants were 386 undergraduate accounting students of 5 universities in Distrito Federal, Brazil. The students were considered investors capable of analyzing liquidity ratios and judge what would be the best option to invest. It is seen that people feel encouraged to invest in those companies on which was created a false comparison basis by the presence of the decoy. This effect is observed with greater intensity in some specifi c groups of investors. It is suggested the development of new researches in the area, in order to observe this effect in other situations and promote the study of behavioral finance.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade FUMEC2013-10-25T21:11:21Z2013-10-25T21:11:21Z2012-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, César Augusto Tibúrcio; SERPA, Saulo Augusto Félix de Araújo. O efeito chamariz nas decisões de investimento. Faces: revista de administração, Belo Horizonte, v.11, n.1, p.48-65, 2012. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/facesp/article/view/1130>. Acesso em: 25 out. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14426Revista de Administração FACES Journal - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho e adaptá-lo. Permite fazer uso comercial. Fonte:http://www.fumec.br/revistas/index.php/facesp/index. Acesso em: 25 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, César Augusto TibúrcioSerpa, Saulo Augusto Félix de Araújoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:19:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/14426Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:19:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito chamariz nas decisões de investimento The decoy effect in investment choices |
title |
O efeito chamariz nas decisões de investimento |
spellingShingle |
O efeito chamariz nas decisões de investimento Silva, César Augusto Tibúrcio Administração financeira Finanças comportamentais Marketing |
title_short |
O efeito chamariz nas decisões de investimento |
title_full |
O efeito chamariz nas decisões de investimento |
title_fullStr |
O efeito chamariz nas decisões de investimento |
title_full_unstemmed |
O efeito chamariz nas decisões de investimento |
title_sort |
O efeito chamariz nas decisões de investimento |
author |
Silva, César Augusto Tibúrcio |
author_facet |
Silva, César Augusto Tibúrcio Serpa, Saulo Augusto Félix de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Serpa, Saulo Augusto Félix de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, César Augusto Tibúrcio Serpa, Saulo Augusto Félix de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração financeira Finanças comportamentais Marketing |
topic |
Administração financeira Finanças comportamentais Marketing |
description |
O estudo das finanças comportamentais vem ganhando destaque e sendo objeto de diversos trabalhos acadêmicos. Muitos conceitos tradicionais de economia, sobre o homem econômico, têm sido questionados, ao se considerarem aspectos observados na prática. Principalmente, a partir dos modernos estudos de economia comportamental, aponta-se que o homem se comporta de maneira enviesada e irracional, para tomar suas decisões. É infl uenciado por detalhes que podem levá-lo a fazer escolhas menos vantajosas, relacionadas ao seu dinheiro, e nem mesmo se dar conta disso. O efeito chamariz refere-se à infl uência que um item, a ser escolhido, exerce sobre aqueles que farão uma escolha, inclusive levando- os a tomar uma decisão que, anteriormente, era duvidosa, ou até mesmo a mudar uma escolha anterior. Esse efeito mostra como o homem cria falsas bases de comparação, para simplifi car um ambiente de escolha entre opções. O trabalho faz uma pesquisa sobre uma decisão de investimento, em que há duas situações, com a presença ou não de um chamariz, algo que pode infl uenciar a decisão fi nal dos investidores. Participaram da pesquisa 386 alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis, de cinco universidades, do Distrito Federal. Os alunos foram considerados investidores capazes de analisar índices de liquidez e de julgar qual seria a melhor opção para investir. Viu-se que as pessoas se sentem incentivadas a investir em empresas nas quais foi criada uma falsa base de comparação, pela presença do chamariz. Esse efeito é observado com maior intensidade em alguns grupos específi cos de investidores. Sugere-se a elaboração de novas pesquisas na área, com o objetivo de observar esse efeito em outras situações e de divulgar o estudo das finanças comportamentais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01 2013-10-25T21:11:21Z 2013-10-25T21:11:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, César Augusto Tibúrcio; SERPA, Saulo Augusto Félix de Araújo. O efeito chamariz nas decisões de investimento. Faces: revista de administração, Belo Horizonte, v.11, n.1, p.48-65, 2012. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/facesp/article/view/1130>. Acesso em: 25 out. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14426 |
identifier_str_mv |
SILVA, César Augusto Tibúrcio; SERPA, Saulo Augusto Félix de Araújo. O efeito chamariz nas decisões de investimento. Faces: revista de administração, Belo Horizonte, v.11, n.1, p.48-65, 2012. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/facesp/article/view/1130>. Acesso em: 25 out. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade FUMEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade FUMEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508205950107648 |