O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31877 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é contribuir para uma reflexão conjunta sobre problemáticas de internacionalização das instituições de ensino superior (IESs) no quadro do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES). Embora a construção do EEES/ Processo de Bolonha (PB) (1999) seja hoje em dia frequentemente criticada como projeto político legitimando a lógica economicista no quadro da globalização neoliberal em curso, e não ao serviço do desenvolvimento humano de carácter cooperativo e emancipatório, é inegável que algo se conseguiu na internacionalização das IESs na Europa. Neste trabalho, por meio de uma análise de conteúdo documental, analisam-se estratégias seguidas pelas IESs aderentes ao PB; por exemplo: (i) organização curricular de modo a mais facilmente transferirem internacionalmente as aquisições curriculares obtidas por intermédio de um novo sistema de unidades de crédito transferíveis (ECTS); (ii) oferta de novos programas de mobilidade (Erasmus +) para docentes e estudantes; (iii) processos de integração transnacionais em redes. Num segundo tempo, apresentam-se cenários possíveis de internacionalização. Os cenários, embora não sejam únicos, representam possibilidades de entender a internacionalização e ajudam a refletir sobre o campo de estudo e a partilha de ideias. Neste contexto, especifica-se o caso da universidade de Aveiro, Portugal, que integra a Rede Ibero-Americana GIEPES. Nas notas finais, discute-se o eventual interesse na criação de um espaço latino-americano de Educação Superior. |
id |
RCAP_ebf69c9981b6a9ef249f5a714a5ad6e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31877 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multiculturalInternacionalizaçãoProcesso de BolonhaUniversidade de AveiroO objetivo deste estudo é contribuir para uma reflexão conjunta sobre problemáticas de internacionalização das instituições de ensino superior (IESs) no quadro do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES). Embora a construção do EEES/ Processo de Bolonha (PB) (1999) seja hoje em dia frequentemente criticada como projeto político legitimando a lógica economicista no quadro da globalização neoliberal em curso, e não ao serviço do desenvolvimento humano de carácter cooperativo e emancipatório, é inegável que algo se conseguiu na internacionalização das IESs na Europa. Neste trabalho, por meio de uma análise de conteúdo documental, analisam-se estratégias seguidas pelas IESs aderentes ao PB; por exemplo: (i) organização curricular de modo a mais facilmente transferirem internacionalmente as aquisições curriculares obtidas por intermédio de um novo sistema de unidades de crédito transferíveis (ECTS); (ii) oferta de novos programas de mobilidade (Erasmus +) para docentes e estudantes; (iii) processos de integração transnacionais em redes. Num segundo tempo, apresentam-se cenários possíveis de internacionalização. Os cenários, embora não sejam únicos, representam possibilidades de entender a internacionalização e ajudam a refletir sobre o campo de estudo e a partilha de ideias. Neste contexto, especifica-se o caso da universidade de Aveiro, Portugal, que integra a Rede Ibero-Americana GIEPES. Nas notas finais, discute-se o eventual interesse na criação de um espaço latino-americano de Educação Superior.This study aims to contribute to a joint reflection on problems of internationalization of Higher Education Institutions (HEIs) in the context of the European Higher Education Area (EHEA). Although the construction of the EHEA/Bologna process (BP) (1999) is nowadays often criticized as legitimizing political project in the context of neo-liberal globalization in progress, and not at the service of human development of cooperative and emancipating character, it is undeniable that something has been achieved in the internationalization of HEIs in Europe. This paper, through a content analysis of documents, discusses strategies followed by the HEIs; for example: (i) the curriculum organization in order to more easily transfer internationally curricular acquisitions obtained through a new system of transferable credit units ECTS (European Credit Transfer System); (ii) new mobility programs (Erasmus +) for teachers and students; (iii) cross-border integration processes in networks. Secondly, it presents possible scenarios of internationalization. The scenarios, though not unique, represent opportunities to understand the internationalization and may help to reflect on the field of study and sharing of ideas. In this context, it is specified the case of the University of Aveiro, Portugal, integrating the Iberoamerican Network GIEPES. In the end notes, possible interest in creating a Latin American Higher Education space is discussed.El objetivo de este estudio es contribuir a una reflexión conjunta sobre temas de internacionalización de las Instituciones de Educación Superior (IESs) en el contexto del Espacio Europeo de Educación Superior (EEES). Aunque la construcción del EEES/Proceso de Bolonia (PB) (1999) hoy en día a menudo se critica como legitimación de proyecto político en el contexto de la globalización neoliberal, y no al servicio del desarrollo humano de carácter cooperativos y emancipador, es innegable que algo se ha logrado en la internacionalización de las IESs en Europa. En este trabajo, a través de un análisis de contenido de documentos, se discuten estrategias seguidas por las IESs; por ejemplo: (i) organización de plan de estudios para transferir internacionalmente las adquisiciones curriculares obtenido por medio de un nuevo sistema de unidades de crédito transferibles (ECTS); (ii) oferta de nuevos programas de movilidad (Erasmus +) para profesores y estudiantes; (iii) procesos de integración transnacionales en redes. En un segundo momento se presentan escenarios posibles de la internacionalización. Los escenarios, aunque no sean únicos, representan una oportunidad para entender la internacionalización y ayudan a reflexionar sobre el campo de estudio y el compartimiento de ideas. En este contexto, se especifica el caso de la Universidad de Aveiro, Portugal, integrando la Rede Ibero-Americana GIEPES. En las notas finales, se analiza el posible interés en la creación de un espacio de Educación Superior de América Latina.Universidade Católica Dom Bosco2021-08-26T14:08:52Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31877por10.20435/serie-estudos.v25i53.1385Cachapuz, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:29Zoai:ria.ua.pt:10773/31877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:39.075240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural |
title |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural |
spellingShingle |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural Cachapuz, António Internacionalização Processo de Bolonha Universidade de Aveiro |
title_short |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural |
title_full |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural |
title_fullStr |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural |
title_full_unstemmed |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural |
title_sort |
O Processo de Bolonha e a internacionalização do ensino superior na Europa: uma experiência multicultural |
author |
Cachapuz, António |
author_facet |
Cachapuz, António |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cachapuz, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização Processo de Bolonha Universidade de Aveiro |
topic |
Internacionalização Processo de Bolonha Universidade de Aveiro |
description |
O objetivo deste estudo é contribuir para uma reflexão conjunta sobre problemáticas de internacionalização das instituições de ensino superior (IESs) no quadro do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES). Embora a construção do EEES/ Processo de Bolonha (PB) (1999) seja hoje em dia frequentemente criticada como projeto político legitimando a lógica economicista no quadro da globalização neoliberal em curso, e não ao serviço do desenvolvimento humano de carácter cooperativo e emancipatório, é inegável que algo se conseguiu na internacionalização das IESs na Europa. Neste trabalho, por meio de uma análise de conteúdo documental, analisam-se estratégias seguidas pelas IESs aderentes ao PB; por exemplo: (i) organização curricular de modo a mais facilmente transferirem internacionalmente as aquisições curriculares obtidas por intermédio de um novo sistema de unidades de crédito transferíveis (ECTS); (ii) oferta de novos programas de mobilidade (Erasmus +) para docentes e estudantes; (iii) processos de integração transnacionais em redes. Num segundo tempo, apresentam-se cenários possíveis de internacionalização. Os cenários, embora não sejam únicos, representam possibilidades de entender a internacionalização e ajudam a refletir sobre o campo de estudo e a partilha de ideias. Neste contexto, especifica-se o caso da universidade de Aveiro, Portugal, que integra a Rede Ibero-Americana GIEPES. Nas notas finais, discute-se o eventual interesse na criação de um espaço latino-americano de Educação Superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-08-26T14:08:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31877 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.20435/serie-estudos.v25i53.1385 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Dom Bosco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137691818786816 |