O processo de Bolonha e suas consequcias na Itália

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riedo, Cássio Ricardo Fares
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/726
Resumo: A declaração assinada na Universidade de Bolonha em 1999 por alguns ministros da União Européia responsáveis pela instrução superior representa o que ficou conhecido como “Processo de Bolonha”. Contudo é possível considerar sua origem já presente no Tratado de Maastrich de 1992, que originou a União Européia, ou, mais recentemente, na Convenção de Lisboa de 1997, que discutiu o reconhecimento de títulos superiores nos diferentes Estados europeus. O processo transcendente o encontro de Bolonha, pois houve uma reunião preparatória em Paris (1998) e continuou em sucessivos encontros ocorridos em Praga (2001), Berlim (2003) e Bergen (2005). O objetivo declarado foi construir até 2010 um Espaço Europeu de Instrução Superior que assegurasse a qualidade na formação a fim de tornar as universidades européias competitivas diante do processo de internacionalização e desenvolvimento decorrente da globalização econômica e financeira. Na Itália, como conseqüência da adesão à declaração de Bolonha, foi proposta uma reforma universitária que buscou reestruturar o sistema de ensino superior. Este artigo procura apresentar um breve histórico do processo e sua relação com o sistema universitário italiano, analisar os objetivos declarados da reforma e mostrar alguns resultados alcançados segundo docentes e discentes através de artigos publicados por editoras italianas. 
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