Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Milena Gurgel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88879
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_ebf935e727c32c9993241c8fd6133d28
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronasSocial networks as an interaction tool in an asynchronous distance learning courseComunidade virtual de aprendizagemFacebook na educaçãoInteração na educação à distânciaFacebook in educationInteraction in distance educationVirtual learning communityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)As redes sociais têm se tornado cada vez mais comuns enquanto ferramentas de interação em contextos educativos, tanto na modalidade presencial quanto, destacadamente, nas modalidades híbrida e à distância. Esta pesquisa visou investigar o uso de uma rede social como ferramenta de interação em um curso online de inglês para alunos de idades entre 25 até 65+, no contexto da educação não-formal, com aulas assíncronas e ritmo “self-paced”, em que cada aluno determina seu cronograma. Nesse contexto, assumiu-se a seguinte questão de investigação: “Qual o contributo das redes sociais como ferramenta de interação em um curso de inglês online com aulas assíncronas?”. Optou-se pelo desenho metodológico do estudo de caso para analisar o impacto da adoção da rede social Facebook como espaço de interação, na aprendizagem, na motivação e nos sensos de pertença e comunidade dos alunos. Trata se de uma pesquisa que fez uso de dados qualitativos e quantitativos e empregou, como técnicas de recolha de dados, a observação participante, a análise de artefatos e mensagens em plataformas digitais, e o inquérito por questionário online. Os dados qualitativos foram analisados sob a perspectiva da análise temática, enquanto os dados quantitativos receberam tratamento estatístico com base na estatística descritiva. Definiram-se um conjunto de critérios para seleção da rede social a adotar, tendo-se optado pelo Facebook por atender a um maior número de requisitos. Os resultados apontam para uma estreita relação entre a participação ativa no grupo do Facebook e o aproveitamento dos alunos, reduzindo inclusive o tempo de conclusão do curso. Os alunos sentiram-se mais motivados e apoiados, tendo desenvolvido senso de pertença a uma comunidade, o que relataram considerar importante. O estudo permitiu ainda confirmar que não basta a criação do grupo na rede social para que tal efeito aconteça, o que reforça a necessidade do acompanhamento técnico e pedagógico do educador, característica importante das Comunidades Virtuais de Aprendizagem, no sentido de criar oportunidades de interação, manter os alunos motivados e resolver problemas técnicos, promovendo assim a atividade constante do grupo.Social networks have become increasingly common as interaction tools in educational contexts, being it face-to-face or even more notably, in hybrid and distance learning modes. This research aimed to investigate the use of a social network as an interaction tool in an online English course in the context of non-formal education, with asynchronous and self-paced lessons for students aged 25 to 65+. Thus, the research question is “What is the contribution of social networks as an interaction tool in an online English course featuring asynchronous lessons?”. Case study was chosen as the methodological design to assess the impact of adopting the social network Facebook as a space for interaction on learning, motivation, and students' sense of belonging and community. The research made use of qualitative and quantitative data and employed, as data collection techniques, participant observation, analysis of artefacts and messages on digital platforms, and online survey. Qualitative data were analyzed from the perspective of thematic analysis, while quantitative data received statistical treatment based on descriptive statistics. A set of criteria was defined for selecting the social network to adopt, with Facebook being chosen as it met a greater number of requirements. The results point to a close relationship between active participation in the Facebook group and students’ achievement, including course completion time. Students felt more motivated and supported, having developed a sense of belonging to a community, which they reported to consider important. The research also led to the confirmation that the creation of a group on the social network is not enough for such an effect to take place, which reinforces the need for technical and pedagogical follow-up by the educator, an important characteristic of Virtual Learning Communities, in the sense of creating opportunities for interaction, keeping students motivated and solving technical problems, thus promoting constant activity of the group.Gomes, Maria JoãoUniversidade do MinhoFelício, Milena Gurgel2023-10-252023-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88879por203435532info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-24T01:26:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:11.355194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
Social networks as an interaction tool in an asynchronous distance learning course
title Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
spellingShingle Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
Felício, Milena Gurgel
Comunidade virtual de aprendizagem
Facebook na educação
Interação na educação à distância
Facebook in education
Interaction in distance education
Virtual learning community
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
title_full Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
title_fullStr Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
title_full_unstemmed Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
title_sort Redes sociais como ferramenta de interação em um curso EAD com aulas assíncronas
author Felício, Milena Gurgel
author_facet Felício, Milena Gurgel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Maria João
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Milena Gurgel
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade virtual de aprendizagem
Facebook na educação
Interação na educação à distância
Facebook in education
Interaction in distance education
Virtual learning community
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunidade virtual de aprendizagem
Facebook na educação
Interação na educação à distância
Facebook in education
Interaction in distance education
Virtual learning community
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-25
2023-10-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88879
url https://hdl.handle.net/1822/88879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203435532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137761712668672