Qualidades psicométricas da escala de atividade de Werry-Weiss-Peters: estudo preliminar da versão portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra-Santos, Maria João
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Andreia, Gaspar, Maria Filomena, Major, Sofia, Almeida, Ana Sofia, Eugénio, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/43712
https://doi.org/10.21865/RIDEP44.2.11
Resumo: O rastreio e encaminhamento precoces de crianças em risco de Perturbação de Hiperatividade/ Défice de Atenção constituem desafios para médicos de cuidados primários, pediatras, psicólogos e pedopsiquiatras, interessados em interromper trajetórias de desenvolvimento desadaptativas. Este artigo analisa características psicométricas da versão portuguesa da Werry-Weiss-Peters Activity Scale (Routh, 1978), que avalia o nível de atividade de crianças em contexto familiar. Com base numa amostra normativa de 340 crianças (3-11 anos) e numa amostra de 157 crianças (3-6 anos) em risco de problemas de comportamento disruptivo, foi demonstrada a validade de uma pontuação única para o conjunto da escala, elevada consistência interna, estabilidade temporal e capacidade para discriminar entre crianças com e sem problemas de comportamento. Os resultados foram analisados em função do sexo e idade. A versão portuguesa da Escala WWP demonstrou bons índices de precisão e validade, sendo um instrumento de rastreio da hiperatividade potencialmente útil para profissionais e investigadores.
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spelling Qualidades psicométricas da escala de atividade de Werry-Weiss-Peters: estudo preliminar da versão portuguesaPsychometric Properties of the Werry-Weiss-Peters Activity Scale: Preliminar Study of the Portuguese VersionWerry-Weiss-Peters Activity ScaleRastreioPerturbação de Hiperatividade/Défice de AtençãoPropiedades psicométricasScreeningAttention Deficit Hyperactivity DisorderPsychometric propertiesO rastreio e encaminhamento precoces de crianças em risco de Perturbação de Hiperatividade/ Défice de Atenção constituem desafios para médicos de cuidados primários, pediatras, psicólogos e pedopsiquiatras, interessados em interromper trajetórias de desenvolvimento desadaptativas. Este artigo analisa características psicométricas da versão portuguesa da Werry-Weiss-Peters Activity Scale (Routh, 1978), que avalia o nível de atividade de crianças em contexto familiar. Com base numa amostra normativa de 340 crianças (3-11 anos) e numa amostra de 157 crianças (3-6 anos) em risco de problemas de comportamento disruptivo, foi demonstrada a validade de uma pontuação única para o conjunto da escala, elevada consistência interna, estabilidade temporal e capacidade para discriminar entre crianças com e sem problemas de comportamento. Os resultados foram analisados em função do sexo e idade. A versão portuguesa da Escala WWP demonstrou bons índices de precisão e validade, sendo um instrumento de rastreio da hiperatividade potencialmente útil para profissionais e investigadores.Early screening and referral of children at risk for Attention Deficit/ Hyperactivity Disorder are a challenge for primary care physicians, pediatricians, psychologists, and child psychiatrists aiming to interrupt deviant developmental trajectories. This paper analyses psychometric characteristics of the Portuguese version of the Werry-Weiss-Peters Activity Scale (Routh, 1978), that assesses children’s activity level in family context. Based on a normative sample of 340 children aged 3 to 11, and a sample of 157 children aged 3 to 6 at risk for disruptive behavior problems, the validity of a single scale score was demonstrated, as well as high internal consistency, stability across time and capacity to discriminate between children with and without disruptive behavior. Results were analyzed according to children’s gender and age. The Portuguese version of the WWP Scale shows evidence of good reliability and validity, and may therefore be a potentially useful screening measure of hyperactivity for professionals and researchers.Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/43712http://hdl.handle.net/10316/43712https://doi.org/10.21865/RIDEP44.2.11https://doi.org/10.21865/RIDEP44.2.11por2183-60511135-3848https://doi.org/10.21865/RIDEP44.2.11Seabra-Santos, Maria JoãoAzevedo, AndreiaGaspar, Maria FilomenaMajor, SofiaAlmeida, Ana SofiaEugénio, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/43712Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:38.958594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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