A Import?ncia da Equoterapia no desenvolvimento de Habilidades Cognitivas de Crian?as com Perturba??o de Hiperatividade e D?fice de Aten??o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Joana Isabel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Macedo, Esmeralda (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1318
Resumo: Enquadramento: A efic?cia das terapias assistidas por animais em algumas patologias tem vindo a ser questionada ao longo dos anos. Apesar de ser uma terapia pouco conhecida em Portugal, hoje em dia existem muitos indiv?duos de diferentes faixas et?rias a recorrer a este m?todo terap?utico. Esta terapia ? ben?fica na melhoria da qualidade de vida dos indiv?duos e intervindo ao n?vel f?sico, social e emocional. Objetivo: Verificar se as terapias assistidas por cavalos s?o eficazes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e comportamentais de crian?as diagnosticadas com perturba??o de hiperatividade/d?fice de aten??o. M?todo: A amostra compreende dois sujeitos do sexo feminino, com 6 e 8 anos de idade, pacientes de uma empresa de equita??o terap?utica. Neste estudo foram implementados ?s crian?as os subtestes informa??o, semelhan?as, vocabul?rio, compreens?o e mem?ria de d?gitos da Escala de Intelig?ncia de Weschler para Crian?as ? 3? Edi??o (WISC-III) e aos pais o teste MTA SNAP-IV-pt-PT aplicados em dois momentos, com dois meses de intervalo recorrendo a uma metodologia descritiva decorrida durante dois meses entre os dois momentos de avalia??o. Resultados: Verificou-se uma diferen?a significativa nos resultados do teste-reteste das crian?as. A pontua??o foi sempre maior ou igual no reteste, exceto no subteste mem?ria de d?gitos. Em rela??o aos problemas comportamentais, os pais referiram a exist?ncia duma melhoria significativa. Conclus?o: Com esta investiga??o pode concluir-se que as crian?as deste estudo evolu?ram de forma positiva, tendo diminu?do significativamente os sintomas ligados ? hiperatividade e aos problemas comportamentais identificados pelos pais. Apesar de ser um estudo de caso, os nossos resultados apontam para altera??es positivas no comportamento das crian?as, assim como uma evolu??o significativa nas habilidades cognitivas evidenciadas pelas crian?as. / Background: The effectiveness of animal-assisted therapies in some pathologies has been questioned over the years. Despite being a little-know therapy in Portugal, today there are many individuals of different age groups using this therapeutic method. This therapy is beneficial in improving the quality of life of individuals and intervening at the physical, social and emotional levels. Objective: Verifying whether horses-assisted therapies are effective in developing cognitive skills and reducing symptoms associated to behavioral disorders in children diagnosed with attention deficit/hyperactivity disorder. Method: The sample consisted of 2 girls aged 6 and 8 years, patients of an equine assisted therapy centre. In this study we implemented the subtests information, similarities, vocabulary, understanding and digit memory of the Weschler Intelligence Scale for Children ? 3? Edition (WISC-III) to the children and the MTA SNAP-IV-pt-PT test to the parents. Both children and parents were tested twice, two months apart. Were implemented using a descriptive methodology elapsed for two months between the two moments of evaluation. Results: we verified a significant difference in the children?s test-retest results. The scores obtained were always higher or equal in the retest, with the exception of the digit memory subtest. In what regards behavioral disorders, parents reported a significant improvement in their children?s behavior. Conclusion: With this investigation it can be concluded that the children?s in this study evolved positively, having significantly decreased the symptoms associated with attention deficit hyperactivity disorder and behavioral disorders identified by the parents. Despite being a case study, our results point to positive changes in children?s behavior and also a significant evolution in cognitive skills evidenced by children. Evidence by children?s.
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