Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel

Bibliographic Details
Main Author: Castro, Paulo Miguel Bulha Almeida Carvalho de
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10362/20628
Summary: A dissertação desenvolvida na empresa Schnellecke Portugal, no departamento de Engenharia do Produto e Qualidade, teve como objetivo realizar um processo de melhoria contínua apoiado na análise de gaps, a três peças pertencentes à carroçaria de modelos Volkswagen. O trabalho realizado consistiu na identificação e análise de gaps e modos de falha. A identificação, foi feita através duma correlação entre os requisitos da empresa, os requisitos do cliente Volkswagen e o que a empresa realmente executa e processa. Posteriormente, elaborou-se uma análise de risco através de uma análise modal de falhas e efeitos. A análise de gaps abordou os processos de tear down, metalografia, teste de torque, teste de tensão normal e cisalhamento, aplicação de cola, conformidade dos pontos de soldadura, conformidade do processo de soldadura, planeamento anual de testes da qualidade e também, a relação empresa cliente do ponto de vista contratual. O estudo foi realizado com a participação de uma equipa multidisciplinar, que contribuiu significativamente com a sua experiencia e conhecimento através de brainstormings. Este método permitiu identificar modos de falha / gaps, desenvolver diagramas em árvore relativos para obtenção das causas base, bem como, elaboração de planos de ação. Para complementar o trabalho desenvolvido, e tendo em conta algumas desvantagens que a priorização do risco através do número prioritário de risco apresenta, desenvolveu-se uma análise de grey. Esta nova abordagem permitiu identificar uma ordenação diferente de prioridade para os modos de falhas, uma vez que tem em conta diferentes ponderações para os valores de gravidade, ocorrência e deteção. A análise permitiu concluir que um dos maiores gaps presentes na empresa era o desconhecimento do conteúdo das normas Volkswagen (Vw) por parte dos colaboradores, que consequentemente gera gaps/modos de falhas nos processos e produtos produzidos.
id RCAP_ec0e9ab3c80e4eadd101ae48e064079b
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo AutomóvelAnálise de greyAMFE – Análise Modal de Falhas e EfeitosNPR – NúmeroPrioritário de RiscoSoldaduraVolkswagenDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaA dissertação desenvolvida na empresa Schnellecke Portugal, no departamento de Engenharia do Produto e Qualidade, teve como objetivo realizar um processo de melhoria contínua apoiado na análise de gaps, a três peças pertencentes à carroçaria de modelos Volkswagen. O trabalho realizado consistiu na identificação e análise de gaps e modos de falha. A identificação, foi feita através duma correlação entre os requisitos da empresa, os requisitos do cliente Volkswagen e o que a empresa realmente executa e processa. Posteriormente, elaborou-se uma análise de risco através de uma análise modal de falhas e efeitos. A análise de gaps abordou os processos de tear down, metalografia, teste de torque, teste de tensão normal e cisalhamento, aplicação de cola, conformidade dos pontos de soldadura, conformidade do processo de soldadura, planeamento anual de testes da qualidade e também, a relação empresa cliente do ponto de vista contratual. O estudo foi realizado com a participação de uma equipa multidisciplinar, que contribuiu significativamente com a sua experiencia e conhecimento através de brainstormings. Este método permitiu identificar modos de falha / gaps, desenvolver diagramas em árvore relativos para obtenção das causas base, bem como, elaboração de planos de ação. Para complementar o trabalho desenvolvido, e tendo em conta algumas desvantagens que a priorização do risco através do número prioritário de risco apresenta, desenvolveu-se uma análise de grey. Esta nova abordagem permitiu identificar uma ordenação diferente de prioridade para os modos de falhas, uma vez que tem em conta diferentes ponderações para os valores de gravidade, ocorrência e deteção. A análise permitiu concluir que um dos maiores gaps presentes na empresa era o desconhecimento do conteúdo das normas Volkswagen (Vw) por parte dos colaboradores, que consequentemente gera gaps/modos de falhas nos processos e produtos produzidos.Nunes, IsabelMatos, AnaRUNCastro, Paulo Miguel Bulha Almeida Carvalho de2017-05-04T15:06:45Z2016-092017-052016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:05:38Zoai:run.unl.pt:10362/20628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:22.031084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
title Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
spellingShingle Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
Castro, Paulo Miguel Bulha Almeida Carvalho de
Análise de grey
AMFE – Análise Modal de Falhas e Efeitos
NPR – Número
Prioritário de Risco
Soldadura
Volkswagen
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
title_full Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
title_fullStr Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
title_full_unstemmed Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
title_sort Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
author Castro, Paulo Miguel Bulha Almeida Carvalho de
author_facet Castro, Paulo Miguel Bulha Almeida Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Isabel
Matos, Ana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Paulo Miguel Bulha Almeida Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de grey
AMFE – Análise Modal de Falhas e Efeitos
NPR – Número
Prioritário de Risco
Soldadura
Volkswagen
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Análise de grey
AMFE – Análise Modal de Falhas e Efeitos
NPR – Número
Prioritário de Risco
Soldadura
Volkswagen
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description A dissertação desenvolvida na empresa Schnellecke Portugal, no departamento de Engenharia do Produto e Qualidade, teve como objetivo realizar um processo de melhoria contínua apoiado na análise de gaps, a três peças pertencentes à carroçaria de modelos Volkswagen. O trabalho realizado consistiu na identificação e análise de gaps e modos de falha. A identificação, foi feita através duma correlação entre os requisitos da empresa, os requisitos do cliente Volkswagen e o que a empresa realmente executa e processa. Posteriormente, elaborou-se uma análise de risco através de uma análise modal de falhas e efeitos. A análise de gaps abordou os processos de tear down, metalografia, teste de torque, teste de tensão normal e cisalhamento, aplicação de cola, conformidade dos pontos de soldadura, conformidade do processo de soldadura, planeamento anual de testes da qualidade e também, a relação empresa cliente do ponto de vista contratual. O estudo foi realizado com a participação de uma equipa multidisciplinar, que contribuiu significativamente com a sua experiencia e conhecimento através de brainstormings. Este método permitiu identificar modos de falha / gaps, desenvolver diagramas em árvore relativos para obtenção das causas base, bem como, elaboração de planos de ação. Para complementar o trabalho desenvolvido, e tendo em conta algumas desvantagens que a priorização do risco através do número prioritário de risco apresenta, desenvolveu-se uma análise de grey. Esta nova abordagem permitiu identificar uma ordenação diferente de prioridade para os modos de falhas, uma vez que tem em conta diferentes ponderações para os valores de gravidade, ocorrência e deteção. A análise permitiu concluir que um dos maiores gaps presentes na empresa era o desconhecimento do conteúdo das normas Volkswagen (Vw) por parte dos colaboradores, que consequentemente gera gaps/modos de falhas nos processos e produtos produzidos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09
2016-09-01T00:00:00Z
2017-05-04T15:06:45Z
2017-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20628
url http://hdl.handle.net/10362/20628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137893653938176