Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo Automóvel
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Publication Date: | 2016 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10362/20628 |
Summary: | A dissertação desenvolvida na empresa Schnellecke Portugal, no departamento de Engenharia do Produto e Qualidade, teve como objetivo realizar um processo de melhoria contínua apoiado na análise de gaps, a três peças pertencentes à carroçaria de modelos Volkswagen. O trabalho realizado consistiu na identificação e análise de gaps e modos de falha. A identificação, foi feita através duma correlação entre os requisitos da empresa, os requisitos do cliente Volkswagen e o que a empresa realmente executa e processa. Posteriormente, elaborou-se uma análise de risco através de uma análise modal de falhas e efeitos. A análise de gaps abordou os processos de tear down, metalografia, teste de torque, teste de tensão normal e cisalhamento, aplicação de cola, conformidade dos pontos de soldadura, conformidade do processo de soldadura, planeamento anual de testes da qualidade e também, a relação empresa cliente do ponto de vista contratual. O estudo foi realizado com a participação de uma equipa multidisciplinar, que contribuiu significativamente com a sua experiencia e conhecimento através de brainstormings. Este método permitiu identificar modos de falha / gaps, desenvolver diagramas em árvore relativos para obtenção das causas base, bem como, elaboração de planos de ação. Para complementar o trabalho desenvolvido, e tendo em conta algumas desvantagens que a priorização do risco através do número prioritário de risco apresenta, desenvolveu-se uma análise de grey. Esta nova abordagem permitiu identificar uma ordenação diferente de prioridade para os modos de falhas, uma vez que tem em conta diferentes ponderações para os valores de gravidade, ocorrência e deteção. A análise permitiu concluir que um dos maiores gaps presentes na empresa era o desconhecimento do conteúdo das normas Volkswagen (Vw) por parte dos colaboradores, que consequentemente gera gaps/modos de falhas nos processos e produtos produzidos. |
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Melhoria Contínua Através da Análise de Gaps. Caso de Estudo numa Empresa do Ramo AutomóvelAnálise de greyAMFE – Análise Modal de Falhas e EfeitosNPR – NúmeroPrioritário de RiscoSoldaduraVolkswagenDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaA dissertação desenvolvida na empresa Schnellecke Portugal, no departamento de Engenharia do Produto e Qualidade, teve como objetivo realizar um processo de melhoria contínua apoiado na análise de gaps, a três peças pertencentes à carroçaria de modelos Volkswagen. O trabalho realizado consistiu na identificação e análise de gaps e modos de falha. A identificação, foi feita através duma correlação entre os requisitos da empresa, os requisitos do cliente Volkswagen e o que a empresa realmente executa e processa. Posteriormente, elaborou-se uma análise de risco através de uma análise modal de falhas e efeitos. A análise de gaps abordou os processos de tear down, metalografia, teste de torque, teste de tensão normal e cisalhamento, aplicação de cola, conformidade dos pontos de soldadura, conformidade do processo de soldadura, planeamento anual de testes da qualidade e também, a relação empresa cliente do ponto de vista contratual. O estudo foi realizado com a participação de uma equipa multidisciplinar, que contribuiu significativamente com a sua experiencia e conhecimento através de brainstormings. Este método permitiu identificar modos de falha / gaps, desenvolver diagramas em árvore relativos para obtenção das causas base, bem como, elaboração de planos de ação. Para complementar o trabalho desenvolvido, e tendo em conta algumas desvantagens que a priorização do risco através do número prioritário de risco apresenta, desenvolveu-se uma análise de grey. Esta nova abordagem permitiu identificar uma ordenação diferente de prioridade para os modos de falhas, uma vez que tem em conta diferentes ponderações para os valores de gravidade, ocorrência e deteção. A análise permitiu concluir que um dos maiores gaps presentes na empresa era o desconhecimento do conteúdo das normas Volkswagen (Vw) por parte dos colaboradores, que consequentemente gera gaps/modos de falhas nos processos e produtos produzidos.Nunes, IsabelMatos, AnaRUNCastro, Paulo Miguel Bulha Almeida Carvalho de2017-05-04T15:06:45Z2016-092017-052016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:05:38Zoai:run.unl.pt:10362/20628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:22.031084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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