Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/4355 |
Resumo: | Os objetivos comuns da educação e formação a nível europeu têm vindo a atribuir particular relevância à necessidade de modernização do ensino superior e de criação de condições ao nível do quadro de qualificações para a mobilidade no espaço europeu. Nesse sentido, têm focado a sua atuação no apoio às reformas institucionais nos domínios da aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento (à escala europeia) de instrumentos comuns destinados a promover a qualidade, a transparência e a mobilidade. No passado recente, as profundas alterações resultantes do Processo de Bolonha traçaram novas perspetivas para as trajetórias de empregabilidade dos jovens, acentuaram o papel das Instituições de ensino superior na construção e definição de ofertas que respondam às dinâmicas de inovação, criatividade e empregabilidade contemporâneas e reforçaram o papel nuclear de uma apreciação regular dos resultados dos investimentos na educação superior, com interesse para:os estabelecimentos de ensino que estruturam recursos e promovem ofertas; os jovens (e famílias) que procuram estruturar as suas trajetórias formativas; e as próprias tutelas das políticas públicas que convergem na aprendizagem ao longo da vida, atentas aos sinais de eficácia das opções e prioridades nacionais. |
id |
RCAP_ec293a41645a456953cceb2a0a80772f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4355 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª faseTrajetória académicaInserção de diplomadosUniversidade do AlgarveOs objetivos comuns da educação e formação a nível europeu têm vindo a atribuir particular relevância à necessidade de modernização do ensino superior e de criação de condições ao nível do quadro de qualificações para a mobilidade no espaço europeu. Nesse sentido, têm focado a sua atuação no apoio às reformas institucionais nos domínios da aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento (à escala europeia) de instrumentos comuns destinados a promover a qualidade, a transparência e a mobilidade. No passado recente, as profundas alterações resultantes do Processo de Bolonha traçaram novas perspetivas para as trajetórias de empregabilidade dos jovens, acentuaram o papel das Instituições de ensino superior na construção e definição de ofertas que respondam às dinâmicas de inovação, criatividade e empregabilidade contemporâneas e reforçaram o papel nuclear de uma apreciação regular dos resultados dos investimentos na educação superior, com interesse para:os estabelecimentos de ensino que estruturam recursos e promovem ofertas; os jovens (e famílias) que procuram estruturar as suas trajetórias formativas; e as próprias tutelas das políticas públicas que convergem na aprendizagem ao longo da vida, atentas aos sinais de eficácia das opções e prioridades nacionais.UALgSapientiaCarrasqueira, HelderCesário, M.Neves, Oliveira2014-06-18T09:01:26Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/4355por978-989-8472-43-4AUT: HCA00805; MCE02112;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-29T10:55:14Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/4355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-29T10:55:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase |
title |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase |
spellingShingle |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase Carrasqueira, Helder Trajetória académica Inserção de diplomados Universidade do Algarve |
title_short |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase |
title_full |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase |
title_fullStr |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase |
title_full_unstemmed |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase |
title_sort |
Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase |
author |
Carrasqueira, Helder |
author_facet |
Carrasqueira, Helder Cesário, M. Neves, Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Cesário, M. Neves, Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrasqueira, Helder Cesário, M. Neves, Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetória académica Inserção de diplomados Universidade do Algarve |
topic |
Trajetória académica Inserção de diplomados Universidade do Algarve |
description |
Os objetivos comuns da educação e formação a nível europeu têm vindo a atribuir particular relevância à necessidade de modernização do ensino superior e de criação de condições ao nível do quadro de qualificações para a mobilidade no espaço europeu. Nesse sentido, têm focado a sua atuação no apoio às reformas institucionais nos domínios da aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento (à escala europeia) de instrumentos comuns destinados a promover a qualidade, a transparência e a mobilidade. No passado recente, as profundas alterações resultantes do Processo de Bolonha traçaram novas perspetivas para as trajetórias de empregabilidade dos jovens, acentuaram o papel das Instituições de ensino superior na construção e definição de ofertas que respondam às dinâmicas de inovação, criatividade e empregabilidade contemporâneas e reforçaram o papel nuclear de uma apreciação regular dos resultados dos investimentos na educação superior, com interesse para:os estabelecimentos de ensino que estruturam recursos e promovem ofertas; os jovens (e famílias) que procuram estruturar as suas trajetórias formativas; e as próprias tutelas das políticas públicas que convergem na aprendizagem ao longo da vida, atentas aos sinais de eficácia das opções e prioridades nacionais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-06-18T09:01:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/4355 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/4355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8472-43-4 AUT: HCA00805; MCE02112; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UALg |
publisher.none.fl_str_mv |
UALg |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549861717803008 |