Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização trajetória académica e de inserção de diplomados da UALG-1ª fase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrasqueira, Helder
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cesário, M., Neves, Oliveira
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/4355
Resumo: Os objetivos comuns da educação e formação a nível europeu têm vindo a atribuir particular relevância à necessidade de modernização do ensino superior e de criação de condições ao nível do quadro de qualificações para a mobilidade no espaço europeu. Nesse sentido, têm focado a sua atuação no apoio às reformas institucionais nos domínios da aprendizagem ao longo da vida e do desenvolvimento (à escala europeia) de instrumentos comuns destinados a promover a qualidade, a transparência e a mobilidade. No passado recente, as profundas alterações resultantes do Processo de Bolonha traçaram novas perspetivas para as trajetórias de empregabilidade dos jovens, acentuaram o papel das Instituições de ensino superior na construção e definição de ofertas que respondam às dinâmicas de inovação, criatividade e empregabilidade contemporâneas e reforçaram o papel nuclear de uma apreciação regular dos resultados dos investimentos na educação superior, com interesse para:os estabelecimentos de ensino que estruturam recursos e promovem ofertas; os jovens (e famílias) que procuram estruturar as suas trajetórias formativas; e as próprias tutelas das políticas públicas que convergem na aprendizagem ao longo da vida, atentas aos sinais de eficácia das opções e prioridades nacionais.
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