Despertar o gosto pela escrita em crianças do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1957 |
Resumo: | O atual Relatório Final de Estágio reflete o percurso de estágio desenvolvido numa turma com dezanove alunos do terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, numa escola da rede pública do concelho e distrito de Viana do Castelo. Esta turma mostrava uma fraca empatia e motivação face à escrita, obstáculo que necessitava de intervenção urgente, tendo em atenção a dimensão da escrita enquanto domínio da aprendizagem nesta etapa escolar. Deste modo foi elaborado um conjunto de sete estratégias criativas com o objetivo de despertar o gosto pela escrita nestes alunos. Surge, então, a questão - problema deste estudo: Um percurso pedagógico, pautado pelo recurso a estratégias criativas, desperta o gosto pela escrita em crianças do 3.º ano do ensino básico? Para ajudar a dar resposta a esta questão estabeleceram-se alguns objetivos: (1) Motivar os alunos para as atividades de escrita, (2) Produzir textos narrativos e (3) Desenvolver nos alunos a competência de escrever, seguindo a estrutura da narrativa. De acordo com a questão - problema do estudo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: a entrevista, a observação direta e notas de campo, registo audiovisual e documentos dos alunos. Os resultados obtidos revelam que o percurso pedagógico pautado por estratégias criativas, que recorrem a materiais lúdicos e manipulativos, assuntos do interesse dos alunos, escrita colaborativa, pequenos incentivos durante as produções textuais, por parte dos docentes, o doseamento da motivação cedida pelos professores e um enfoque na divulgação das produções textuais, conseguiu motivar os alunos, despertando o gosto pela escrita, assim como uma melhoria ao nível da produção da escrita, melhorias que se refletiram na aprendizagem e no aperfeiçoamento da coerência e coesão discursiva, bem como o respeito pela estrutura da narrativa. O trajeto delineado na PES I e na PES II foi o primeiro contacto real com a vida profissional. Trabalhar com crianças, com as suas ingenuidades e espontaneidades, as brincadeiras, a alegria, é tudo o que sempre idealizei. |
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Despertar o gosto pela escrita em crianças do 1º CEBEscritaEstratégias criativasProdução de textos narrativosMotivaçãoWritingCreative strategiesProduction of narrative textsMotivationO atual Relatório Final de Estágio reflete o percurso de estágio desenvolvido numa turma com dezanove alunos do terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, numa escola da rede pública do concelho e distrito de Viana do Castelo. Esta turma mostrava uma fraca empatia e motivação face à escrita, obstáculo que necessitava de intervenção urgente, tendo em atenção a dimensão da escrita enquanto domínio da aprendizagem nesta etapa escolar. Deste modo foi elaborado um conjunto de sete estratégias criativas com o objetivo de despertar o gosto pela escrita nestes alunos. Surge, então, a questão - problema deste estudo: Um percurso pedagógico, pautado pelo recurso a estratégias criativas, desperta o gosto pela escrita em crianças do 3.º ano do ensino básico? Para ajudar a dar resposta a esta questão estabeleceram-se alguns objetivos: (1) Motivar os alunos para as atividades de escrita, (2) Produzir textos narrativos e (3) Desenvolver nos alunos a competência de escrever, seguindo a estrutura da narrativa. De acordo com a questão - problema do estudo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: a entrevista, a observação direta e notas de campo, registo audiovisual e documentos dos alunos. Os resultados obtidos revelam que o percurso pedagógico pautado por estratégias criativas, que recorrem a materiais lúdicos e manipulativos, assuntos do interesse dos alunos, escrita colaborativa, pequenos incentivos durante as produções textuais, por parte dos docentes, o doseamento da motivação cedida pelos professores e um enfoque na divulgação das produções textuais, conseguiu motivar os alunos, despertando o gosto pela escrita, assim como uma melhoria ao nível da produção da escrita, melhorias que se refletiram na aprendizagem e no aperfeiçoamento da coerência e coesão discursiva, bem como o respeito pela estrutura da narrativa. O trajeto delineado na PES I e na PES II foi o primeiro contacto real com a vida profissional. Trabalhar com crianças, com as suas ingenuidades e espontaneidades, as brincadeiras, a alegria, é tudo o que sempre idealizei.The current Internship’s Final Report reflects the internship path developed in a class with 19 students of the third grade of primary school, on a public school belonging to the district of Viana do Castelo. This group showed a weak empathy and motivation to wards writing, an obstacle that required urgent intervention, considering the dimension of writing as a field of learning in this school stage. Thus a set of seven creative strategies was elaborated in order to awaken the interest for writing in these students. Then comes the question – problem of this study: Does a pedagogical path, guided by the use of creative strategies, a waken the interest in writing for 3rd year basic education children? To help address this issue some objectives were settled: (1) Motivating the students for writing activities, (2) Producing narrative text sand (3) developing students' skills of writing, following the structure of the narrative. According to the issue – study of the problem, a qualitative methodological approach of descriptive and interpretative nature was adopted. Interviews, direct observation and field notes as well as audiovisual recording and students’ documents were used as instruments for data collection. The results show that the pedagogical path marked by creative strategies that use playful and manipulative materials, subjects of interest of students; collaborative writing, small incentives for textual productions by teachers; the dosage of motivation assigned by teachers and focusing on dissemination of textual productions, managed to motivate students, ended up awakening the interest on writing, as well as a better writing production level, improvements were reflected in learning and improving consistency and discursive cohesion and respect for the narrative structure. The path design in PES I and PES II was the first real contact with professional life. Working with children, with the iringenuity and spontaneities, the jokes, the joy is all I ever envisioned.2017-12-20T14:47:12Z2015-12-16T00:00:00Z2015-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1957TID:201788454porFerraz, Cristina Alexandra da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:25Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:03.642083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O atual Relatório Final de Estágio reflete o percurso de estágio desenvolvido numa turma com dezanove alunos do terceiro ano de escolaridade do Ensino Básico, numa escola da rede pública do concelho e distrito de Viana do Castelo. Esta turma mostrava uma fraca empatia e motivação face à escrita, obstáculo que necessitava de intervenção urgente, tendo em atenção a dimensão da escrita enquanto domínio da aprendizagem nesta etapa escolar. Deste modo foi elaborado um conjunto de sete estratégias criativas com o objetivo de despertar o gosto pela escrita nestes alunos. Surge, então, a questão - problema deste estudo: Um percurso pedagógico, pautado pelo recurso a estratégias criativas, desperta o gosto pela escrita em crianças do 3.º ano do ensino básico? Para ajudar a dar resposta a esta questão estabeleceram-se alguns objetivos: (1) Motivar os alunos para as atividades de escrita, (2) Produzir textos narrativos e (3) Desenvolver nos alunos a competência de escrever, seguindo a estrutura da narrativa. De acordo com a questão - problema do estudo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de cariz descritivo e interpretativo. Para a recolha de dados foram utilizados como instrumentos: a entrevista, a observação direta e notas de campo, registo audiovisual e documentos dos alunos. Os resultados obtidos revelam que o percurso pedagógico pautado por estratégias criativas, que recorrem a materiais lúdicos e manipulativos, assuntos do interesse dos alunos, escrita colaborativa, pequenos incentivos durante as produções textuais, por parte dos docentes, o doseamento da motivação cedida pelos professores e um enfoque na divulgação das produções textuais, conseguiu motivar os alunos, despertando o gosto pela escrita, assim como uma melhoria ao nível da produção da escrita, melhorias que se refletiram na aprendizagem e no aperfeiçoamento da coerência e coesão discursiva, bem como o respeito pela estrutura da narrativa. O trajeto delineado na PES I e na PES II foi o primeiro contacto real com a vida profissional. Trabalhar com crianças, com as suas ingenuidades e espontaneidades, as brincadeiras, a alegria, é tudo o que sempre idealizei. |
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