INTERAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO DAS ESCOLAS: SINAIS DE MUDANÇAS EDUCACIONAIS
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8677 |
Resumo: | A modernização do sistema educativo passa, para alguns autores, pela sua descentralização e por um investimento nas escolas como lugares de formação, como espaços de autonomia pedagógica, curricular e profissional, o que implica um esforço de compreensão do papel dos estabelecimentos educativos como organizações que têm forçosamente de adquirir agilidade e flexibilidade incompatíveis com a inércia burocrática e administrativa que as tem caracterizado. Para certos estudiosos, as mudanças educacionais desejadas e desejáveis passam pela assunção clara da escola enquanto organização peculiar que tem como premissa a interação entre as pessoas para a promoção da educação e formação humanas. A instituição escolar caracteriza-se por ser um sistema de relações humanas e sociais com particularidades de interação que a diferenciam das empresas convencionais. Não pode deixar de ser considerada um organismo social que reúne pessoas que interagem mutuamente por meio de estruturas e processos organizativos exclusivos, visando alcançar os objetivos educacionais. Afigura-se essencial que na escola haja lugar a uma gestão holística e sustentável nas áreas da estratégia, criatividade e inovação, da gestão do capital humano e do conhecimento. Para que tal aconteça, parece ser necessário investir fortemente em áreas tais como a da formação, da comunicação e informação e, centralmente, da autorregulação ou autoavaliação. Parece necessário proceder à gestão da mudança educativa, construir uma outra cultura organizacional, investir na comunicação, desenvolver as capacidades dos atores organizacionais e intensificar as interações entre escola, família e comunidade. Assim sendo, este estudo parte da questão: De que forma participam as famílias e a comunidade envolvente no processo de autoavaliação das organizações escolares? e, através dos dados constantes nos Relatórios da Avaliação Externa das Escolas, visa conhecer o grau de participação das famílias e da comunidade na concretização do processo de autoavaliação das escolas e identificar boas práticas nas interações entre as escolas, famílias e comunidade escolar, extra-escolar e educativa, nomeadamente em áreas como as da formação e da comunicação e informação. |
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