A aprendizagem matemática fora da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8408
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_ec543a16a10bbecea36404571c163384
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8408
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem matemática fora da sala de aulaProfessorMatemáticaSala de aulaEscola Ciência VivaTeacherMathematicClassroomCiência Viva SchoolDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente estudo teve como objetivo identificar as crenças dos professores do 1.º CEB sobre as aprendizagens em Matemática fora da sala de aula e compreender se nas suas práticas letivas os professores valorizavam e implementavam situações de aprendizagem fora do contexto de sala de aula, identificando aspetos positivos e possíveis constrangimentos. Para o efeito, recorremos a uma abordagem metodológica de caráter quantitativo, utilizando um inquérito por questionário para recolher os dados e técnicas de estatística descritiva para organizar e analisar os dados obtidos. O questionário foi preenchido por 52 dos 60 professores do 1.º CEB convidados a fazê-lo, que, no ano 2015/2016, passaram uma semana com as suas turmas na Escola Ciência Viva. Os resultados encontrados permitem-nos concluir que os professores valorizam as aprendizagens matemáticas fora da sala de aula, na medida em que consideram que estas consolidam e reforçam o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e contribuem para a formação geral do aluno, diversificando os contextos de aprendizagem. De igual modo, consideram que as conexões estabelecidas são mais fortes porque resultam das interações realizadas e os conceitos desenvolvidos passam a estar associados às práticas e contextos em que foram negociados, tornando-se em aprendizagens contextualizadas. Estes resultados também evidenciam crenças dos professores inquiridos sobre o ensino e a aprendizagem em Matemática, nas quais se relaciona a aprendizagem matemática com as vivências diárias dos alunos e se valoriza uma abordagem holística da educação. Podemos também depreender que as crenças destes professores influenciam as suas práticas e que estas, as crenças, na sua globalidade, resultam das suas experiências de sala de aula. Como tal, considera-se que o desenvolvimento do currículo está intrinsecamente relacionado com o desenvolvimento profissional e que este é condicionado pelos diversos contextos que circunscrevem a prática educativa.ABSTRACT This work aimed to study primary school teacher’s beliefs about mathematics learning outside of classroom and to understand whether they value and develop learning practices on that context, identifying positive aspects and possible limitations. We used a quantitative methodology approach, with a survey to collect the data and descriptive statistics techniques to analyze the data. 60 teachers from Ciência Viva School were asked to answer the survey and it was obtained 52 responses. We may conclude that teachers value mathematics learning outside classroom, considering that it reinforces the work developed inside the classroom and contributes for general development of the students, diversifying the learning contexts. They also consider that the established connections are stronger because they result of interactions and the developed concepts are associated to specific practices and contexts, which become in contextualized learning. These results also highlight teachers' beliefs about teaching and learning in Mathematics, regarding the connection between mathematics learning and students daily experience, and the valuing a holistic approach of education. Their beliefs influence their practices and, generally, their beliefs result from their teaching experiences. Finally, the curriculum development is strongly related to professional development, which is influenced by the several contexts that circumscribe the educational practice.Rodrigues, MargaridaRCIPLSouza, Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de2018-04-17T08:52:52Z2017-11-202017-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8408TID:201844826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:10.798500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem matemática fora da sala de aula
title A aprendizagem matemática fora da sala de aula
spellingShingle A aprendizagem matemática fora da sala de aula
Souza, Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de
Professor
Matemática
Sala de aula
Escola Ciência Viva
Teacher
Mathematic
Classroom
Ciência Viva School
title_short A aprendizagem matemática fora da sala de aula
title_full A aprendizagem matemática fora da sala de aula
title_fullStr A aprendizagem matemática fora da sala de aula
title_full_unstemmed A aprendizagem matemática fora da sala de aula
title_sort A aprendizagem matemática fora da sala de aula
author Souza, Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de
author_facet Souza, Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Alexandra das Neves Santana Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Matemática
Sala de aula
Escola Ciência Viva
Teacher
Mathematic
Classroom
Ciência Viva School
topic Professor
Matemática
Sala de aula
Escola Ciência Viva
Teacher
Mathematic
Classroom
Ciência Viva School
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20
2017-11-20T00:00:00Z
2018-04-17T08:52:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8408
TID:201844826
url http://hdl.handle.net/10400.21/8408
identifier_str_mv TID:201844826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433220300800