A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/10488 |
Resumo: | O artigo analisa as alterações introduzidas na vida quotidiana pela emergência da rádio: o primeiro meio de comunicação a entrar no interior dos lares. Coincidindo com uma necessidade de comodização do lazer, nos anos 20 e 30 do século passado, a radiodifusão foi responsável por mudanças nas formas de organização familiar e social, levando o entretenimento – até então confinado a espaços públicos – até ao seio da vida familiar. Além de conferir dimensão nacional a acontecimentos locais, na primeira metade do século xx, as estações de rádio deram igualmente um importante contributo para a promoção da identidade nacional em diversos países. Tal ficou a dever-se, sobretudo, à capacidade de agregar um número elevado de ouvintes, o que foi possível com a implementação de estratégias de programação baseadas na transmissão de conteúdos de índole popular, contribuindo decisivamente para a afirmação da cultura de massas. |
id |
RCAP_ec5dfa57d6e3dc5846b7632666fd32b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10488 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no larComodização do lazerCultura de massasEntretenimentoEstado NovoRádioCommodification of leisureEntertainmentMass cultureRadio broadcastingO artigo analisa as alterações introduzidas na vida quotidiana pela emergência da rádio: o primeiro meio de comunicação a entrar no interior dos lares. Coincidindo com uma necessidade de comodização do lazer, nos anos 20 e 30 do século passado, a radiodifusão foi responsável por mudanças nas formas de organização familiar e social, levando o entretenimento – até então confinado a espaços públicos – até ao seio da vida familiar. Além de conferir dimensão nacional a acontecimentos locais, na primeira metade do século xx, as estações de rádio deram igualmente um importante contributo para a promoção da identidade nacional em diversos países. Tal ficou a dever-se, sobretudo, à capacidade de agregar um número elevado de ouvintes, o que foi possível com a implementação de estratégias de programação baseadas na transmissão de conteúdos de índole popular, contribuindo decisivamente para a afirmação da cultura de massas.This article analyses the changes in daily life caused by the development of radio: the first means of mass communication to reach into people’s homes. Besides making an important contribution towards the commodification of leisure in the 1920s and 1930s, radio broadcasting was responsible for changes in family and social organisation taking entertainment, which was previously confined to public spaces, into the heart of family life. Radio stations in the first half of the twentieth century, besides giving local events a national dimension, were also a major factor in the promotion of national identity in various countries. This was primarily due to their ability to attract a large number of listeners, made possible by the implementation of programming strategies based on the broadcast of content of a popular nature, thus decisively contributing to the affirmation of mass culture.BondVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Nelson2013-05-10T14:30:21Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10488porRIBEIRO, Nelson – A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 10 (Outono-Inverno 2010) 115-1311646-487710.34632/comunicacaoecultura.2010.548info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:15:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:16.691585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar |
title |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar |
spellingShingle |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar Ribeiro, Nelson Comodização do lazer Cultura de massas Entretenimento Estado Novo Rádio Commodification of leisure Entertainment Mass culture Radio broadcasting |
title_short |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar |
title_full |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar |
title_fullStr |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar |
title_full_unstemmed |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar |
title_sort |
A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar |
author |
Ribeiro, Nelson |
author_facet |
Ribeiro, Nelson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comodização do lazer Cultura de massas Entretenimento Estado Novo Rádio Commodification of leisure Entertainment Mass culture Radio broadcasting |
topic |
Comodização do lazer Cultura de massas Entretenimento Estado Novo Rádio Commodification of leisure Entertainment Mass culture Radio broadcasting |
description |
O artigo analisa as alterações introduzidas na vida quotidiana pela emergência da rádio: o primeiro meio de comunicação a entrar no interior dos lares. Coincidindo com uma necessidade de comodização do lazer, nos anos 20 e 30 do século passado, a radiodifusão foi responsável por mudanças nas formas de organização familiar e social, levando o entretenimento – até então confinado a espaços públicos – até ao seio da vida familiar. Além de conferir dimensão nacional a acontecimentos locais, na primeira metade do século xx, as estações de rádio deram igualmente um importante contributo para a promoção da identidade nacional em diversos países. Tal ficou a dever-se, sobretudo, à capacidade de agregar um número elevado de ouvintes, o que foi possível com a implementação de estratégias de programação baseadas na transmissão de conteúdos de índole popular, contribuindo decisivamente para a afirmação da cultura de massas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2013-05-10T14:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/10488 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/10488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
RIBEIRO, Nelson – A emergência da rádio e a vulgarização do entretenimento no lar. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 10 (Outono-Inverno 2010) 115-131 1646-4877 10.34632/comunicacaoecultura.2010.548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Bond |
publisher.none.fl_str_mv |
Bond |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131764826832896 |