Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61499 |
Resumo: | No contexto de ensino de português como língua de herança esta pesquisa teve como objetivo central investigar as relações que envolvem o professor de português como língua de herança (PLH) com a definição das variedades do português a serem trabalhadas em sala de aula, além de identificar a relevância da definição da variedade do português a ser ensinada em aulas de PLH e de relacionar os resultados obtidos nos inquéritos com pesquisas realizadas na didática de PLH. Para isso foram realizados um inquérito por entrevista, com um intuito exploratório, e um inquérito por questionário para que se encontrasse as respostas para as perguntas de pesquisa, os quais decorreram durante 18 dias entre julho e agosto de 2023. Os resultados das 20 respostas recebidas demonstraram que os professores participantes consideram relevante a variedade a ser ensinada nas aulas de PLH e que trabalham com as diferentes variedades do português em suas aulas. Deste modo utilizam sua própria variedade, com algumas alterações, inserem músicas, literatura e diferenças vocabulares que valorizem as variedades do português. Também foi possível perceber que os professores inquiridos estão empenhados em utilizar as variedades nas aulas mesmo quando os planos prévios não as exigem. Concluiu-se que, apesar de a atenção dada ao pluricentrismo do português ser relativamente recente, os professores de PLH participantes já colocam em prática esse conceito em suas aulas com os recursos que têm disponíveis para que seus alunos conheçam as variedades da língua que falam, além da sua própria e da do professor. |
id |
RCAP_ec62eda20e305adf4c029246b41d3fdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/61499 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professoresDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesNo contexto de ensino de português como língua de herança esta pesquisa teve como objetivo central investigar as relações que envolvem o professor de português como língua de herança (PLH) com a definição das variedades do português a serem trabalhadas em sala de aula, além de identificar a relevância da definição da variedade do português a ser ensinada em aulas de PLH e de relacionar os resultados obtidos nos inquéritos com pesquisas realizadas na didática de PLH. Para isso foram realizados um inquérito por entrevista, com um intuito exploratório, e um inquérito por questionário para que se encontrasse as respostas para as perguntas de pesquisa, os quais decorreram durante 18 dias entre julho e agosto de 2023. Os resultados das 20 respostas recebidas demonstraram que os professores participantes consideram relevante a variedade a ser ensinada nas aulas de PLH e que trabalham com as diferentes variedades do português em suas aulas. Deste modo utilizam sua própria variedade, com algumas alterações, inserem músicas, literatura e diferenças vocabulares que valorizem as variedades do português. Também foi possível perceber que os professores inquiridos estão empenhados em utilizar as variedades nas aulas mesmo quando os planos prévios não as exigem. Concluiu-se que, apesar de a atenção dada ao pluricentrismo do português ser relativamente recente, os professores de PLH participantes já colocam em prática esse conceito em suas aulas com os recursos que têm disponíveis para que seus alunos conheçam as variedades da língua que falam, além da sua própria e da do professor.The main goal of this research was to investigate the relations between the instructors of Portuguese as a heritage language (PHL) with the definition of the Portuguese language variety to be taught. Furthermore, it also intended to identify the relevance of defining the variety of Portuguese to be taught in Portuguese as heritage language lessons and to connect the survey results with the existing literature on PHL. To achieve this, surveys were conducted through interviews and questionnaires to seek answers to the research questions. The results indicated that the participating instructors/teacher’s find the taught variety relevant and take into account the diverse Portuguese varieties in their lessons. Consequently, they utilize their own variety, making some modifications, in conjunction with music, literature, and variations in vocabulary to appreciate the other varieties. It was also evident that the responding instructors are committed to incorporating various Portuguese varieties into their lessons, despite the absence of institutional requirements. Consequently, it can be concluded that, although the concept of Portuguese as a pluricentric language is relatively recent. This ensures that their learners become familiar with the diverse language varieties spoken, extending beyond their own and their teacher's varieties.Correia, MargaritaFerro, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaBorges, Ariel Gonçalves2023-12-21T15:54:59Z2023-11-202023-09-112023-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61499TID:203406036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-25T01:19:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:08.781658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores |
title |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores |
spellingShingle |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores Borges, Ariel Gonçalves Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores |
title_full |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores |
title_fullStr |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores |
title_full_unstemmed |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores |
title_sort |
Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores |
author |
Borges, Ariel Gonçalves |
author_facet |
Borges, Ariel Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Margarita Ferro, Maria João Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Ariel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
No contexto de ensino de português como língua de herança esta pesquisa teve como objetivo central investigar as relações que envolvem o professor de português como língua de herança (PLH) com a definição das variedades do português a serem trabalhadas em sala de aula, além de identificar a relevância da definição da variedade do português a ser ensinada em aulas de PLH e de relacionar os resultados obtidos nos inquéritos com pesquisas realizadas na didática de PLH. Para isso foram realizados um inquérito por entrevista, com um intuito exploratório, e um inquérito por questionário para que se encontrasse as respostas para as perguntas de pesquisa, os quais decorreram durante 18 dias entre julho e agosto de 2023. Os resultados das 20 respostas recebidas demonstraram que os professores participantes consideram relevante a variedade a ser ensinada nas aulas de PLH e que trabalham com as diferentes variedades do português em suas aulas. Deste modo utilizam sua própria variedade, com algumas alterações, inserem músicas, literatura e diferenças vocabulares que valorizem as variedades do português. Também foi possível perceber que os professores inquiridos estão empenhados em utilizar as variedades nas aulas mesmo quando os planos prévios não as exigem. Concluiu-se que, apesar de a atenção dada ao pluricentrismo do português ser relativamente recente, os professores de PLH participantes já colocam em prática esse conceito em suas aulas com os recursos que têm disponíveis para que seus alunos conheçam as variedades da língua que falam, além da sua própria e da do professor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21T15:54:59Z 2023-11-20 2023-09-11 2023-11-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/61499 TID:203406036 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/61499 |
identifier_str_mv |
TID:203406036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136446840307712 |