Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Ariel Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61499
Resumo: No contexto de ensino de português como língua de herança esta pesquisa teve como objetivo central investigar as relações que envolvem o professor de português como língua de herança (PLH) com a definição das variedades do português a serem trabalhadas em sala de aula, além de identificar a relevância da definição da variedade do português a ser ensinada em aulas de PLH e de relacionar os resultados obtidos nos inquéritos com pesquisas realizadas na didática de PLH. Para isso foram realizados um inquérito por entrevista, com um intuito exploratório, e um inquérito por questionário para que se encontrasse as respostas para as perguntas de pesquisa, os quais decorreram durante 18 dias entre julho e agosto de 2023. Os resultados das 20 respostas recebidas demonstraram que os professores participantes consideram relevante a variedade a ser ensinada nas aulas de PLH e que trabalham com as diferentes variedades do português em suas aulas. Deste modo utilizam sua própria variedade, com algumas alterações, inserem músicas, literatura e diferenças vocabulares que valorizem as variedades do português. Também foi possível perceber que os professores inquiridos estão empenhados em utilizar as variedades nas aulas mesmo quando os planos prévios não as exigem. Concluiu-se que, apesar de a atenção dada ao pluricentrismo do português ser relativamente recente, os professores de PLH participantes já colocam em prática esse conceito em suas aulas com os recursos que têm disponíveis para que seus alunos conheçam as variedades da língua que falam, além da sua própria e da do professor.
id RCAP_ec62eda20e305adf4c029246b41d3fdc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/61499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professoresDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesNo contexto de ensino de português como língua de herança esta pesquisa teve como objetivo central investigar as relações que envolvem o professor de português como língua de herança (PLH) com a definição das variedades do português a serem trabalhadas em sala de aula, além de identificar a relevância da definição da variedade do português a ser ensinada em aulas de PLH e de relacionar os resultados obtidos nos inquéritos com pesquisas realizadas na didática de PLH. Para isso foram realizados um inquérito por entrevista, com um intuito exploratório, e um inquérito por questionário para que se encontrasse as respostas para as perguntas de pesquisa, os quais decorreram durante 18 dias entre julho e agosto de 2023. Os resultados das 20 respostas recebidas demonstraram que os professores participantes consideram relevante a variedade a ser ensinada nas aulas de PLH e que trabalham com as diferentes variedades do português em suas aulas. Deste modo utilizam sua própria variedade, com algumas alterações, inserem músicas, literatura e diferenças vocabulares que valorizem as variedades do português. Também foi possível perceber que os professores inquiridos estão empenhados em utilizar as variedades nas aulas mesmo quando os planos prévios não as exigem. Concluiu-se que, apesar de a atenção dada ao pluricentrismo do português ser relativamente recente, os professores de PLH participantes já colocam em prática esse conceito em suas aulas com os recursos que têm disponíveis para que seus alunos conheçam as variedades da língua que falam, além da sua própria e da do professor.The main goal of this research was to investigate the relations between the instructors of Portuguese as a heritage language (PHL) with the definition of the Portuguese language variety to be taught. Furthermore, it also intended to identify the relevance of defining the variety of Portuguese to be taught in Portuguese as heritage language lessons and to connect the survey results with the existing literature on PHL. To achieve this, surveys were conducted through interviews and questionnaires to seek answers to the research questions. The results indicated that the participating instructors/teacher’s find the taught variety relevant and take into account the diverse Portuguese varieties in their lessons. Consequently, they utilize their own variety, making some modifications, in conjunction with music, literature, and variations in vocabulary to appreciate the other varieties. It was also evident that the responding instructors are committed to incorporating various Portuguese varieties into their lessons, despite the absence of institutional requirements. Consequently, it can be concluded that, although the concept of Portuguese as a pluricentric language is relatively recent. This ensures that their learners become familiar with the diverse language varieties spoken, extending beyond their own and their teacher's varieties.Correia, MargaritaFerro, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaBorges, Ariel Gonçalves2023-12-21T15:54:59Z2023-11-202023-09-112023-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61499TID:203406036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-25T01:19:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:08.781658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
title Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
spellingShingle Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
Borges, Ariel Gonçalves
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
title_short Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
title_full Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
title_fullStr Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
title_full_unstemmed Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
title_sort Português, língua pluricêntrica, em contexto de língua de herança : a perceção dos professores
author Borges, Ariel Gonçalves
author_facet Borges, Ariel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Margarita
Ferro, Maria João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Ariel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
topic Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades
description No contexto de ensino de português como língua de herança esta pesquisa teve como objetivo central investigar as relações que envolvem o professor de português como língua de herança (PLH) com a definição das variedades do português a serem trabalhadas em sala de aula, além de identificar a relevância da definição da variedade do português a ser ensinada em aulas de PLH e de relacionar os resultados obtidos nos inquéritos com pesquisas realizadas na didática de PLH. Para isso foram realizados um inquérito por entrevista, com um intuito exploratório, e um inquérito por questionário para que se encontrasse as respostas para as perguntas de pesquisa, os quais decorreram durante 18 dias entre julho e agosto de 2023. Os resultados das 20 respostas recebidas demonstraram que os professores participantes consideram relevante a variedade a ser ensinada nas aulas de PLH e que trabalham com as diferentes variedades do português em suas aulas. Deste modo utilizam sua própria variedade, com algumas alterações, inserem músicas, literatura e diferenças vocabulares que valorizem as variedades do português. Também foi possível perceber que os professores inquiridos estão empenhados em utilizar as variedades nas aulas mesmo quando os planos prévios não as exigem. Concluiu-se que, apesar de a atenção dada ao pluricentrismo do português ser relativamente recente, os professores de PLH participantes já colocam em prática esse conceito em suas aulas com os recursos que têm disponíveis para que seus alunos conheçam as variedades da língua que falam, além da sua própria e da do professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T15:54:59Z
2023-11-20
2023-09-11
2023-11-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/61499
TID:203406036
url http://hdl.handle.net/10451/61499
identifier_str_mv TID:203406036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136446840307712