O Português como 3ª língua - a interferência do Inglês na aprendizagem de PLE na China

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chen, Yun
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61483
Resumo: Combinado a experiência pessoal da autora ao aprender português na universidade e a sua experiência como professora de português na Universidade de Estudos Internacionais de Xi’an e em institutos chineses de língua estrangeira, a autora apercebeu-se do impacto do inglês como a língua segunda na aprendizagem de PLE. O presente trabalho discutirá a interferência do inglês no ensino de Português como Língua Estrangeira na China nas fases diferentes, pretende-se discutir a relação dialéctica entre a língua segunda e a língua terceira. Tomando o corpus que se chama Learner Corpus: da investigação ao ensino de Português Língua Estrangeira/Língua segunda, ou LeCIEPLE, elaborado pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) como corpus de pesquisa, usando os trabalhos dos estudantes chineses que participaram do curso PLE do nível A1 a B2 do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, a autora pretende-se garantir a consistência das amostras recolhidas em cada etapa e selecionou aleatoriamente os artigos escritos pelos aprendentes chineses em português como amostra da pesquisa e recolheu 9 artigos de diferentes aprendentes em cada nível e analisou os dados. Como aprendentes de diferentes níveis apresentam diferenças na maneira como são interferidos pelo inglês quando se expressam em português, portanto, no presente trabalho, a autora usará cada estágio (A1-B2) como o padrão básico de segmentação, e apresentará um resumo de vários aspectos de desempenho de interferência, combinado com a análise de caso e métodos de visualização como gráficos, ao fim de discutir brevemente o fenómeno da interferência da L2 ao processo da L3, e a possibilidade de utilização das interferências positivas do inglês (L2) no processo de ensinamento de português como L3.
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