Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria Inês Freitas de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17474
Resumo: O presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado no âmbito do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, polo de Braga. Este documento denomina-se Competências Profissionais do Docente numa Prática de Ensino Supervisionada e descreve todo o trabalho desenvolvido pela professora estagiária Maria Inês Freitas de Campos na Universidade supracitada e na Escola Básica 2/3 Professor João de Meira, no ano letivo 2011 / 2012. Encontra-se estruturado em torno de três capítulos, nomeadamente Enquadramento científico e pedagógico do estágio, Prática de Ensino Supervisionada e Dinâmica de investigação desenvolvida. É Finalizado, fazendo uma apreciação do trabalho realizado, através de uma análise e uma breve reflexão, de todo o percurso desenvolvido durante o estágio pedagógico.
id RCAP_ec674ef7cdcdf55e5b8ec6db3a8bdeba
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionadaEnsinoEducaçãoInformáticaInvestigaçãoTeachingEducationInformationInvestigationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado no âmbito do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, polo de Braga. Este documento denomina-se Competências Profissionais do Docente numa Prática de Ensino Supervisionada e descreve todo o trabalho desenvolvido pela professora estagiária Maria Inês Freitas de Campos na Universidade supracitada e na Escola Básica 2/3 Professor João de Meira, no ano letivo 2011 / 2012. Encontra-se estruturado em torno de três capítulos, nomeadamente Enquadramento científico e pedagógico do estágio, Prática de Ensino Supervisionada e Dinâmica de investigação desenvolvida. É Finalizado, fazendo uma apreciação do trabalho realizado, através de uma análise e uma breve reflexão, de todo o percurso desenvolvido durante o estágio pedagógico.This report was prepared for teaching practice within the Cycle II of Studies in Informatics Education, Faculty of Social Sciences, Catholic University of Portugal, Braga pole. This document is called the Professional Skills Lecturer in Supervised Teaching Practice and describes all the developed work by the trainee teacher in the mentioned University and Elementary School 2/3 Professor João Meira, on 2011/2012 academic year. It is structured around three chapters, including scientific and educational background of the internship, Supervised Teaching Practice and dynamics of developed investigation. It is finalized, making an appreciation to the work that was done, through an analysis and a brief reflection, of all the way developed during the teaching practice.Restivo, Francisco José de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCampos, Maria Inês Freitas de2015-05-06T13:39:14Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:37:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:39.654999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada
title Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada
spellingShingle Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada
Campos, Maria Inês Freitas de
Ensino
Educação
Informática
Investigação
Teaching
Education
Information
Investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada
title_full Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada
title_fullStr Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada
title_sort Competências profissionais do docente numa prática de ensino supervisionada
author Campos, Maria Inês Freitas de
author_facet Campos, Maria Inês Freitas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Restivo, Francisco José de Oliveira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria Inês Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação
Informática
Investigação
Teaching
Education
Information
Investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Ensino
Educação
Informática
Investigação
Teaching
Education
Information
Investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado no âmbito do II Ciclo de Estudos em Ensino de Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, polo de Braga. Este documento denomina-se Competências Profissionais do Docente numa Prática de Ensino Supervisionada e descreve todo o trabalho desenvolvido pela professora estagiária Maria Inês Freitas de Campos na Universidade supracitada e na Escola Básica 2/3 Professor João de Meira, no ano letivo 2011 / 2012. Encontra-se estruturado em torno de três capítulos, nomeadamente Enquadramento científico e pedagógico do estágio, Prática de Ensino Supervisionada e Dinâmica de investigação desenvolvida. É Finalizado, fazendo uma apreciação do trabalho realizado, através de uma análise e uma breve reflexão, de todo o percurso desenvolvido durante o estágio pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2015-05-06T13:39:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17474
url http://hdl.handle.net/10400.14/17474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131824951132160