As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Quaresma da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15325
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho
id RCAP_ec68656828956f7e10397b9b9e294906
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15325
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ DoughRedes sociaisStart-upEmpreendedorismoMarketing digitalSocial networkEntrepreneurshipDigital marketingMestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de DesempenhoAs redes sociais demonstram ser cada vez mais um recurso de marketing que auxilia e promove o sucesso e divulgação das empresas. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo analisar e perceber como se poderá recorrer à rede social Instagram de forma a potencializar o sucesso nas start-ups. Uma vez que se exige um conhecimento pormenorizado dos conceitos gerais sobre o tema, bem como do funcionamento interno de uma start-up, a metodologia de investigação escolhida foi o estudo de caso, tendo sido colocada em prática através da triangulação de diferentes fontes de informação como entrevistas e observações diretas. Foram selecionadas duas empresas para o estudo empírico: a Damn Doughnuts e a Scoop n’ Dough. A empresa Damn Doughnuts foca-se na comercialização dos seus donuts 100% vegetarianos, através da página de Instagram, com método de pré-pagamento, serviço de entrega ao domicílio ou através de um ponto de recolha. A empresa Scoop n’ Dough vende igualmente donuts 100% vegetarianos, tendo, contudo, uma abordagem diferente na divulgação nas redes sociais. A Scoop n’ Dough tem ainda uma loja física no Chiado, em Lisboa, para a comercialização dos seus produtos. Os resultados obtidos através deste estudo vêm apresentar à comunidade empresarial, nomeadamente a small business e start-ups, respostas e apoio na implementação de estratégias nas redes sociais para impulsionar os seus negócios. Os futuros empreendedores podem beneficiar com este documento ao seguir os passos dados pelas start-ups, mais concretamente, no que concerne à forma como se lançaram, como difundiram informações ou até como conseguiram captar a atenção do público-alvo de forma a convertê-la em vendas. Beneficiam igualmente ao compreender o funcionamento do meio online e como conseguir dominá-lo através das estratégias apresentadas.Social network is being used as marketing tools to help to reach the success and advertising of the companies. This dissertation aims to analyse and understand the impact of Instagram can actually enhance the success of start-ups. Since the study requires a detailed knowledge of general concepts on the subject, the start up as well as the internal operation of the start-up. It was chosen the research methodology as the case study. It was also implemented through the triangulation of different sources of information’s, like interviews and direct observation. The company chosen is Damn Doughnuts. They sell their homemade doughnuts through their Instagram page. The payment is pre-made, and the delivery is made to the people houses or in a chosen point. In addition to Damn Doughnuts, Scoop n’ Dough will also be studied, both sell 100% plant-based doughnuts, however with different approaches in advertising on social networks. Scoop n’ Dough has a physical store in Chiado, in Lisbon, to sell their product’s. The results obtained in this study bring to the business community, small business and start ups, answers, and support for the implementation of strategies to be used in social networks to boost their business. Future entrepreneurs can benefit from this work by following the steps taken by start-ups regarding how they launched themselves, how they spread information or even how they managed to capture the attention of the target audience to convert it into sales and understand how the social media works and how to master it through the strategies presented.Sotomayor, Ana MariaRCIPLSilva, Daniela Quaresma da2023-01-12T15:40:16Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15325porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:00.975550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough
title As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough
spellingShingle As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough
Silva, Daniela Quaresma da
Redes sociais
Start-up
Empreendedorismo
Marketing digital
Social network
Entrepreneurship
Digital marketing
title_short As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough
title_full As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough
title_fullStr As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough
title_full_unstemmed As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough
title_sort As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ Dough
author Silva, Daniela Quaresma da
author_facet Silva, Daniela Quaresma da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sotomayor, Ana Maria
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Quaresma da
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Start-up
Empreendedorismo
Marketing digital
Social network
Entrepreneurship
Digital marketing
topic Redes sociais
Start-up
Empreendedorismo
Marketing digital
Social network
Entrepreneurship
Digital marketing
description Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2021-12-01T00:00:00Z
2023-01-12T15:40:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15325
url http://hdl.handle.net/10400.21/15325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133502410588160