A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Cláudia Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4438
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_ec69797b893bb165d4ded7187dc14690
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouthFacebookWord-of-mouthRecomendaçãoRedes sociaisConsumidoresSatisfação dos consumidoresFacebookRecommendationSocial networksConsumersCustomers satisfactionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.As redes sociais têm vindo a desenvolver-se como uma ferramenta essencial para unir as empresas e os seus consumidores. As empresas têm sempre em conta os seus consumidores, no planeamento de estratégias de marketing de relacional, a fim de comunicar de forma eficiente e de se compreender, de forma direta os comportamentos dos consumidores. Mas como é que o word-of-mouth se encaixa nessa equação? Será um fator relevante na formação da opinião das pessoas no que diz respeito às empresas? Este estudo pretende oferecer uma investigação mais profunda de como o word-of-mouth influencia a satisfação de cliente, com especial enfoque na atividade gerada no Facebook. Foi realizada uma investigação por questionário e posteriormente por uma análise de conteúdo que fornecessem dados úteis, cujas conclusões poderão ajudar a explicitar as repercussões do word-of-mouth num contexto digital. Os métodos utilizados na pesquisa para entender este fenómeno, são baseados sob um ponto de vista empírico para garantir resultados confiáveis e constituir-se como um ponto de partida para outros estudos relacionados com este tema.Social networks have developed as an essential tool in connecting businesses with their consumers. They are constantly taken into account when planning relational marketing strategies in order to communicate efficiently and are a direct way of understanding the consumers’ behaviours. But how does word-of-mouth fit this equation? Is it still a relevant factor in shaping people’s opinions regarding companies? This study intends to offer an in depth investigation of how word-of-mouth influences consumer satisfaction by focusing on the activity generated in Facebook. It has been done by carrying out a survey and through a subsequent process of content analysis to provide useful data in order to reach conclusions that can help explain the repercussions of word-of-mouth in the digital environment. The methods used to research and understand this phenomena are based on an empirical point of view to guarantee reliable results and to provide a starting point for further studies related to this topic.Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLCorreia, Ana Cláudia Ferreira2015-04-17T09:48:57Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4438TID:201128250porCORREIA, Ana Cláudia Ferreira - A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:53.202664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth
title A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth
spellingShingle A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth
Correia, Ana Cláudia Ferreira
Facebook
Word-of-mouth
Recomendação
Redes sociais
Consumidores
Satisfação dos consumidores
Facebook
Recommendation
Social networks
Consumers
Customers satisfaction
title_short A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth
title_full A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth
title_fullStr A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth
title_full_unstemmed A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth
title_sort A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth
author Correia, Ana Cláudia Ferreira
author_facet Correia, Ana Cláudia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook
Word-of-mouth
Recomendação
Redes sociais
Consumidores
Satisfação dos consumidores
Facebook
Recommendation
Social networks
Consumers
Customers satisfaction
topic Facebook
Word-of-mouth
Recomendação
Redes sociais
Consumidores
Satisfação dos consumidores
Facebook
Recommendation
Social networks
Consumers
Customers satisfaction
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
2014-10-01T00:00:00Z
2015-04-17T09:48:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4438
TID:201128250
url http://hdl.handle.net/10400.21/4438
identifier_str_mv TID:201128250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CORREIA, Ana Cláudia Ferreira - A relação entre satisfação de cliente e word-of-mouth. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133395837517824