Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Miguel Ribeiro de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10238
Resumo: A Euronext utiliza para a gestão de serviço (ITSM) uma ferramenta de mercado com o nome de Service-Now. Esta ferramenta suporta a gestão de incidentes, alterações, problemas, configurações, gestão de serviços da Euronext. O Service-Now disponibiliza um conjunto de métricas e indicadores que são utilizados na gestão do dia-a-dia, no entanto a perspetiva histórica bem como a análise de tendências é de difícil obtenção, não sendo satisfatória. Sentiuse a necessidade de encontrar uma solução que permita usar os dados do Service-Now, processar os respetivos indicadores e publicar estes no seu tempo certo, permitindo assim uma análise mais detalhada sobre esses indicadores e até mesmo conseguir encontrar mais rapidamente falhas que estejam a ocorrer. Idealmente a solução apresentada deverá considerar a ingestão de dados de múltiplas fontes de forma a enriquecer o contexto dos indicadores com outras métricas, possibilitando sempre acrescentar mais métricas e indicadores.
id RCAP_ec7932fc6ea54a6528aa46a0ddc8a0a3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de InformaçãoMicrosoft Power BIBusiness IntelligenceA Euronext utiliza para a gestão de serviço (ITSM) uma ferramenta de mercado com o nome de Service-Now. Esta ferramenta suporta a gestão de incidentes, alterações, problemas, configurações, gestão de serviços da Euronext. O Service-Now disponibiliza um conjunto de métricas e indicadores que são utilizados na gestão do dia-a-dia, no entanto a perspetiva histórica bem como a análise de tendências é de difícil obtenção, não sendo satisfatória. Sentiuse a necessidade de encontrar uma solução que permita usar os dados do Service-Now, processar os respetivos indicadores e publicar estes no seu tempo certo, permitindo assim uma análise mais detalhada sobre esses indicadores e até mesmo conseguir encontrar mais rapidamente falhas que estejam a ocorrer. Idealmente a solução apresentada deverá considerar a ingestão de dados de múltiplas fontes de forma a enriquecer o contexto dos indicadores com outras métricas, possibilitando sempre acrescentar mais métricas e indicadores.2020-11-06T15:36:01Z2019-12-20T00:00:00Z2019-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10238porOliveira, José Miguel Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:43Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:43.332017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação
title Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação
spellingShingle Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação
Oliveira, José Miguel Ribeiro de
Microsoft Power BI
Business Intelligence
title_short Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação
title_full Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação
title_fullStr Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação
title_full_unstemmed Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação
title_sort Implementação de um painel de gestão de serviços de Tecnologias de Informação
author Oliveira, José Miguel Ribeiro de
author_facet Oliveira, José Miguel Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Miguel Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Microsoft Power BI
Business Intelligence
topic Microsoft Power BI
Business Intelligence
description A Euronext utiliza para a gestão de serviço (ITSM) uma ferramenta de mercado com o nome de Service-Now. Esta ferramenta suporta a gestão de incidentes, alterações, problemas, configurações, gestão de serviços da Euronext. O Service-Now disponibiliza um conjunto de métricas e indicadores que são utilizados na gestão do dia-a-dia, no entanto a perspetiva histórica bem como a análise de tendências é de difícil obtenção, não sendo satisfatória. Sentiuse a necessidade de encontrar uma solução que permita usar os dados do Service-Now, processar os respetivos indicadores e publicar estes no seu tempo certo, permitindo assim uma análise mais detalhada sobre esses indicadores e até mesmo conseguir encontrar mais rapidamente falhas que estejam a ocorrer. Idealmente a solução apresentada deverá considerar a ingestão de dados de múltiplas fontes de forma a enriquecer o contexto dos indicadores com outras métricas, possibilitando sempre acrescentar mais métricas e indicadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-20T00:00:00Z
2019-12-20
2020-11-06T15:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10238
url http://hdl.handle.net/10348/10238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137155562340352