O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34990
Resumo: Este estudo visa compreender as dinâmicas de trabalho colaborativo e as suas consequências na sala de aula da disciplina de francês, numa turma do 5º ano da Escola Secundária Básica da Desejada, em particular dinâmicas estabelecidas entre delegado e professores da disciplina como forma de conduzir os alunos, as planificações das aulas, a organização e estruturação do processo de ensino aprendizagem. A metodologia de investigação será assente num paradigma interpretativo de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso exploratório. O pesquisador acompanhou a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam para que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente se torna colaborativo emergem quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores; Collaborative Work and the French Classroom in the 5th year at the Desired Sec-ondary School (São Tomé and Príncipe): A Study from a Teacher and his Class. ABSTRACT: This study aims to understand the dynamics of collaborative work and its consequences in the classroom of the French discipline, in a 5th grade class at Escola Secundária da Desirada, in particular, the dynamics established between delegate and subject teachers as a way to lead students, class planning, organization and structuring of the teaching-learning process. The research methodology will be based on an interpretive paradigm of a qualitative approach, through an exploratory case study. The researcher followed the routine of the collective pedagogical work classes and the meetings between supervisors and coordinating professors. The results point to the conditions in which the teaching work is carried out becomes collaborative when teachers work based on collectively agreed principles, highlighting: the commitment to student learning; dialogue guided by reflection and understanding of the students' reality; and the effort to articulate and integrate the actions of teachers.
id RCAP_ec85765ab8300b7454a84ac9689adeef
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34990
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turmaTrabalho colaborativoOrganização ensino aprendizagem da língua francesaParceria colaborativaAaprendizagem dos alunosEnsino BásicoCollaborative workOrganization teaching French language learningCollaborative partnershipStudent learningBasic educationEste estudo visa compreender as dinâmicas de trabalho colaborativo e as suas consequências na sala de aula da disciplina de francês, numa turma do 5º ano da Escola Secundária Básica da Desejada, em particular dinâmicas estabelecidas entre delegado e professores da disciplina como forma de conduzir os alunos, as planificações das aulas, a organização e estruturação do processo de ensino aprendizagem. A metodologia de investigação será assente num paradigma interpretativo de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso exploratório. O pesquisador acompanhou a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam para que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente se torna colaborativo emergem quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores; Collaborative Work and the French Classroom in the 5th year at the Desired Sec-ondary School (São Tomé and Príncipe): A Study from a Teacher and his Class. ABSTRACT: This study aims to understand the dynamics of collaborative work and its consequences in the classroom of the French discipline, in a 5th grade class at Escola Secundária da Desirada, in particular, the dynamics established between delegate and subject teachers as a way to lead students, class planning, organization and structuring of the teaching-learning process. The research methodology will be based on an interpretive paradigm of a qualitative approach, through an exploratory case study. The researcher followed the routine of the collective pedagogical work classes and the meetings between supervisors and coordinating professors. The results point to the conditions in which the teaching work is carried out becomes collaborative when teachers work based on collectively agreed principles, highlighting: the commitment to student learning; dialogue guided by reflection and understanding of the students' reality; and the effort to articulate and integrate the actions of teachers.Universidade de Évora2023-05-08T14:07:59Z2023-05-082022-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34990http://hdl.handle.net/10174/34990TID:203061241porDepartamento de Pedagogia e Educaçãobarretoyasaldo@gmail.com229Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:34.982613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
title O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
spellingShingle O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento
Trabalho colaborativo
Organização ensino aprendizagem da língua francesa
Parceria colaborativa
Aaprendizagem dos alunos
Ensino Básico
Collaborative work
Organization teaching French language learning
Collaborative partnership
Student learning
Basic education
title_short O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
title_full O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
title_fullStr O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
title_full_unstemmed O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
title_sort O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
author Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento
author_facet Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Organização ensino aprendizagem da língua francesa
Parceria colaborativa
Aaprendizagem dos alunos
Ensino Básico
Collaborative work
Organization teaching French language learning
Collaborative partnership
Student learning
Basic education
topic Trabalho colaborativo
Organização ensino aprendizagem da língua francesa
Parceria colaborativa
Aaprendizagem dos alunos
Ensino Básico
Collaborative work
Organization teaching French language learning
Collaborative partnership
Student learning
Basic education
description Este estudo visa compreender as dinâmicas de trabalho colaborativo e as suas consequências na sala de aula da disciplina de francês, numa turma do 5º ano da Escola Secundária Básica da Desejada, em particular dinâmicas estabelecidas entre delegado e professores da disciplina como forma de conduzir os alunos, as planificações das aulas, a organização e estruturação do processo de ensino aprendizagem. A metodologia de investigação será assente num paradigma interpretativo de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso exploratório. O pesquisador acompanhou a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam para que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente se torna colaborativo emergem quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores; Collaborative Work and the French Classroom in the 5th year at the Desired Sec-ondary School (São Tomé and Príncipe): A Study from a Teacher and his Class. ABSTRACT: This study aims to understand the dynamics of collaborative work and its consequences in the classroom of the French discipline, in a 5th grade class at Escola Secundária da Desirada, in particular, the dynamics established between delegate and subject teachers as a way to lead students, class planning, organization and structuring of the teaching-learning process. The research methodology will be based on an interpretive paradigm of a qualitative approach, through an exploratory case study. The researcher followed the routine of the collective pedagogical work classes and the meetings between supervisors and coordinating professors. The results point to the conditions in which the teaching work is carried out becomes collaborative when teachers work based on collectively agreed principles, highlighting: the commitment to student learning; dialogue guided by reflection and understanding of the students' reality; and the effort to articulate and integrate the actions of teachers.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-02T00:00:00Z
2023-05-08T14:07:59Z
2023-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34990
http://hdl.handle.net/10174/34990
TID:203061241
url http://hdl.handle.net/10174/34990
identifier_str_mv TID:203061241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
barretoyasaldo@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136717864697856