O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34990 |
Resumo: | Este estudo visa compreender as dinâmicas de trabalho colaborativo e as suas consequências na sala de aula da disciplina de francês, numa turma do 5º ano da Escola Secundária Básica da Desejada, em particular dinâmicas estabelecidas entre delegado e professores da disciplina como forma de conduzir os alunos, as planificações das aulas, a organização e estruturação do processo de ensino aprendizagem. A metodologia de investigação será assente num paradigma interpretativo de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso exploratório. O pesquisador acompanhou a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam para que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente se torna colaborativo emergem quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores; Collaborative Work and the French Classroom in the 5th year at the Desired Sec-ondary School (São Tomé and Príncipe): A Study from a Teacher and his Class. ABSTRACT: This study aims to understand the dynamics of collaborative work and its consequences in the classroom of the French discipline, in a 5th grade class at Escola Secundária da Desirada, in particular, the dynamics established between delegate and subject teachers as a way to lead students, class planning, organization and structuring of the teaching-learning process. The research methodology will be based on an interpretive paradigm of a qualitative approach, through an exploratory case study. The researcher followed the routine of the collective pedagogical work classes and the meetings between supervisors and coordinating professors. The results point to the conditions in which the teaching work is carried out becomes collaborative when teachers work based on collectively agreed principles, highlighting: the commitment to student learning; dialogue guided by reflection and understanding of the students' reality; and the effort to articulate and integrate the actions of teachers. |
id |
RCAP_ec85765ab8300b7454a84ac9689adeef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34990 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turmaTrabalho colaborativoOrganização ensino aprendizagem da língua francesaParceria colaborativaAaprendizagem dos alunosEnsino BásicoCollaborative workOrganization teaching French language learningCollaborative partnershipStudent learningBasic educationEste estudo visa compreender as dinâmicas de trabalho colaborativo e as suas consequências na sala de aula da disciplina de francês, numa turma do 5º ano da Escola Secundária Básica da Desejada, em particular dinâmicas estabelecidas entre delegado e professores da disciplina como forma de conduzir os alunos, as planificações das aulas, a organização e estruturação do processo de ensino aprendizagem. A metodologia de investigação será assente num paradigma interpretativo de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso exploratório. O pesquisador acompanhou a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam para que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente se torna colaborativo emergem quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores; Collaborative Work and the French Classroom in the 5th year at the Desired Sec-ondary School (São Tomé and Príncipe): A Study from a Teacher and his Class. ABSTRACT: This study aims to understand the dynamics of collaborative work and its consequences in the classroom of the French discipline, in a 5th grade class at Escola Secundária da Desirada, in particular, the dynamics established between delegate and subject teachers as a way to lead students, class planning, organization and structuring of the teaching-learning process. The research methodology will be based on an interpretive paradigm of a qualitative approach, through an exploratory case study. The researcher followed the routine of the collective pedagogical work classes and the meetings between supervisors and coordinating professors. The results point to the conditions in which the teaching work is carried out becomes collaborative when teachers work based on collectively agreed principles, highlighting: the commitment to student learning; dialogue guided by reflection and understanding of the students' reality; and the effort to articulate and integrate the actions of teachers.Universidade de Évora2023-05-08T14:07:59Z2023-05-082022-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34990http://hdl.handle.net/10174/34990TID:203061241porDepartamento de Pedagogia e Educaçãobarretoyasaldo@gmail.com229Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34990Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:34.982613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma |
title |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma |
spellingShingle |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento Trabalho colaborativo Organização ensino aprendizagem da língua francesa Parceria colaborativa Aaprendizagem dos alunos Ensino Básico Collaborative work Organization teaching French language learning Collaborative partnership Student learning Basic education |
title_short |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma |
title_full |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma |
title_fullStr |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma |
title_full_unstemmed |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma |
title_sort |
O trabalho colaborativo e a sala de aula de francês no 5º ano na Escola Secundária Básica da Desejada (São Tomé e Príncipe): um estudo a partir de um professor e da sua turma |
author |
Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento |
author_facet |
Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Yasaldo de Carvalho do Sacramento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho colaborativo Organização ensino aprendizagem da língua francesa Parceria colaborativa Aaprendizagem dos alunos Ensino Básico Collaborative work Organization teaching French language learning Collaborative partnership Student learning Basic education |
topic |
Trabalho colaborativo Organização ensino aprendizagem da língua francesa Parceria colaborativa Aaprendizagem dos alunos Ensino Básico Collaborative work Organization teaching French language learning Collaborative partnership Student learning Basic education |
description |
Este estudo visa compreender as dinâmicas de trabalho colaborativo e as suas consequências na sala de aula da disciplina de francês, numa turma do 5º ano da Escola Secundária Básica da Desejada, em particular dinâmicas estabelecidas entre delegado e professores da disciplina como forma de conduzir os alunos, as planificações das aulas, a organização e estruturação do processo de ensino aprendizagem. A metodologia de investigação será assente num paradigma interpretativo de abordagem qualitativa, através de um estudo de caso exploratório. O pesquisador acompanhou a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam para que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente se torna colaborativo emergem quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores; Collaborative Work and the French Classroom in the 5th year at the Desired Sec-ondary School (São Tomé and Príncipe): A Study from a Teacher and his Class. ABSTRACT: This study aims to understand the dynamics of collaborative work and its consequences in the classroom of the French discipline, in a 5th grade class at Escola Secundária da Desirada, in particular, the dynamics established between delegate and subject teachers as a way to lead students, class planning, organization and structuring of the teaching-learning process. The research methodology will be based on an interpretive paradigm of a qualitative approach, through an exploratory case study. The researcher followed the routine of the collective pedagogical work classes and the meetings between supervisors and coordinating professors. The results point to the conditions in which the teaching work is carried out becomes collaborative when teachers work based on collectively agreed principles, highlighting: the commitment to student learning; dialogue guided by reflection and understanding of the students' reality; and the effort to articulate and integrate the actions of teachers. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-02T00:00:00Z 2023-05-08T14:07:59Z 2023-05-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34990 http://hdl.handle.net/10174/34990 TID:203061241 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34990 |
identifier_str_mv |
TID:203061241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação barretoyasaldo@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136717864697856 |