A supervisão como processo colaborativo orientado para a multiculturalidade na escola em Angola:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chicumbo, Laurinda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22870
Resumo: O presente trabalho tem como tema a supervisão na perspetiva colaborativa no trabalho multicultural dos professores do ensino primário da escola 5004-Viana, Luanda. Sendo uma escola cujos alunos e professores são oriundos de grande diversidade cultural, é preocupante verificar-se na escola a inexistência quer a nível de formação quer a nível de convivência, de atividades que interliguem as várias culturas existentes. Neste contexto, o objetivo do nosso estudo foi construir um plano de intervenção na escola direcionado para a sua multiculturalidade. Para alcançar este objetivo, várias questões se colocaram. Desde logo, que intervenção seria possível fazer na escola? Mas, precisávamos de saber especificamente: Que dificuldades os professores sentem na concretização do seu trabalho? Que sugestões são necessárias para encontrar melhorias? Que contributo pode dar a Direção da Escola, para serem concretizadas as melhorias identificadas? Tentámos encontrar respostas para estas questões fazendo um estudo qualitativo. Utilizámos como técnica de recolha de dados a entrevista concretizada através da construção de um guião. A análise das entrevistas permitiu-nos identificar melhorias a indicar pelos professores e melhorias a indicar pela direção. Com base nessas melhorias que todos consideravam importantes implementar e tendo como horizonte a multiculturalidade existente na escola, já que todos os professores têm na sua sala uma diversidade de culturas, construímos o plano de intervenção, utilizando as sugestões dadas por professores e direção da escola. Assim, as melhorias identificadas foram agrupadas em ações e com elas construímos o Plano de intervenção em que as linhas mestras foram: Formação de Professores, Ligação Escola / Comunidade e Desenvolvimento Pedagógico.
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