"Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Catia Andreia Gourgel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22265
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo conceptualizar e desenvolver uma ferramenta lúdico-didática e interativa, que auxilie as sessões de terapia da fala, no caso de crianças que sofrem de perturbações ao nível da produção dos sons da fala e da discriminação auditiva. A aplicação “Brincar com os sons” – com características de jogos – integra atividades gamificadas, que estimulam os pacientes/crianças à prática divertida de exercícios, que ajudam na sua terapia, e pode ser utilizada em tablet, smartphone ou computador. A implementação da gamificação (associada a desenho, desafios e recompensas) no processo de terapia promove uma maior participação e motivação dos pacientes, assemelhando-se mais a jogos do que a uma rotina de exercícios e consultas tradicionais (Kapp, 2012). Daí a grande questão de investigação: Até que ponto uma aplicação gamificada (com características de jogo) pode ajudar a motivar as crianças a envolver-se nas sessões de terapia da fala (incentivando a sua participação nas atividades necessárias durante a sessão), e facilitar o processo terapêutico? Foi utilizada uma metodologia conhecida por development research, sendo o estudo conduzido para o desenvolvimento de um protótipo. Com os resultados obtidos é possível concluir que o protótipo “Brincar com os sons” provou ser útil como ferramenta auxiliar nas sessões de terapia da fala, correspondendo aos requisitos de usabilidade e facilidade de utilização do focus group, contribuindo para a motivação e o foco dos pacientes através das técnicas de gamificação utilizadas e facilitou na gestão das sessões.
id RCAP_ec9a2e19cceedb4028d7f2ec24c09aba
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22265
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da falaTICGamificaçãoTerapia da falaProdução dos sons da falaDiscriminação auditivaGamificationSpeech therapyProduction of speech soundsHearing discriminationEste trabalho teve como principal objetivo conceptualizar e desenvolver uma ferramenta lúdico-didática e interativa, que auxilie as sessões de terapia da fala, no caso de crianças que sofrem de perturbações ao nível da produção dos sons da fala e da discriminação auditiva. A aplicação “Brincar com os sons” – com características de jogos – integra atividades gamificadas, que estimulam os pacientes/crianças à prática divertida de exercícios, que ajudam na sua terapia, e pode ser utilizada em tablet, smartphone ou computador. A implementação da gamificação (associada a desenho, desafios e recompensas) no processo de terapia promove uma maior participação e motivação dos pacientes, assemelhando-se mais a jogos do que a uma rotina de exercícios e consultas tradicionais (Kapp, 2012). Daí a grande questão de investigação: Até que ponto uma aplicação gamificada (com características de jogo) pode ajudar a motivar as crianças a envolver-se nas sessões de terapia da fala (incentivando a sua participação nas atividades necessárias durante a sessão), e facilitar o processo terapêutico? Foi utilizada uma metodologia conhecida por development research, sendo o estudo conduzido para o desenvolvimento de um protótipo. Com os resultados obtidos é possível concluir que o protótipo “Brincar com os sons” provou ser útil como ferramenta auxiliar nas sessões de terapia da fala, correspondendo aos requisitos de usabilidade e facilidade de utilização do focus group, contribuindo para a motivação e o foco dos pacientes através das técnicas de gamificação utilizadas e facilitou na gestão das sessões.The main objective of this work was to conceptualize and develop a ludic-didactic and interactive tool to assist the speech therapy sessions in the case of children who suffer from disturbances in the production of speech sounds and auditory discrimination. The "play with sounds" application - with game features - integrates gamified activities that encourage patients / children to practice fun exercises that help with their therapy, and can be used on a tablet, smartphone or computer. The implementation of gamification (associated with design, challenges and rewards) in the therapy process promotes greater participation and motivation of patients, resembling games rather than a routine exercise and traditional consultation (Kapp, 2012). Hence the great research question: To what extent a gamed-up (game-like) application can help motivate children to engage in speech therapy sessions (encouraging their participation in necessary activities during the session), and facilitate the therapeutic process? A methodology known as development research was used, being the study conducted for the development of a prototype. With the results obtained it is possible to conclude that the "Playing with sounds" prototype proved useful as an auxiliary tool in the speech therapy sessions, corresponding to the usability and ease of use requirements of the focus group, contributing to the motivation and focus of the patients through the techniques of gamification used and facilitated in the management of the sessions.2021-03-04T11:13:20Z2018-11-22T00:00:00Z2018-11-222018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22265TID:202657906porHenriques, Catia Andreia Gourgelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:55.871179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
title "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
spellingShingle "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
Henriques, Catia Andreia Gourgel
TIC
Gamificação
Terapia da fala
Produção dos sons da fala
Discriminação auditiva
Gamification
Speech therapy
Production of speech sounds
Hearing discrimination
title_short "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
title_full "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
title_fullStr "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
title_full_unstemmed "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
title_sort "Brincar com os sons": introdução dos TIC na terapia da fala
author Henriques, Catia Andreia Gourgel
author_facet Henriques, Catia Andreia Gourgel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Catia Andreia Gourgel
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Gamificação
Terapia da fala
Produção dos sons da fala
Discriminação auditiva
Gamification
Speech therapy
Production of speech sounds
Hearing discrimination
topic TIC
Gamificação
Terapia da fala
Produção dos sons da fala
Discriminação auditiva
Gamification
Speech therapy
Production of speech sounds
Hearing discrimination
description Este trabalho teve como principal objetivo conceptualizar e desenvolver uma ferramenta lúdico-didática e interativa, que auxilie as sessões de terapia da fala, no caso de crianças que sofrem de perturbações ao nível da produção dos sons da fala e da discriminação auditiva. A aplicação “Brincar com os sons” – com características de jogos – integra atividades gamificadas, que estimulam os pacientes/crianças à prática divertida de exercícios, que ajudam na sua terapia, e pode ser utilizada em tablet, smartphone ou computador. A implementação da gamificação (associada a desenho, desafios e recompensas) no processo de terapia promove uma maior participação e motivação dos pacientes, assemelhando-se mais a jogos do que a uma rotina de exercícios e consultas tradicionais (Kapp, 2012). Daí a grande questão de investigação: Até que ponto uma aplicação gamificada (com características de jogo) pode ajudar a motivar as crianças a envolver-se nas sessões de terapia da fala (incentivando a sua participação nas atividades necessárias durante a sessão), e facilitar o processo terapêutico? Foi utilizada uma metodologia conhecida por development research, sendo o estudo conduzido para o desenvolvimento de um protótipo. Com os resultados obtidos é possível concluir que o protótipo “Brincar com os sons” provou ser útil como ferramenta auxiliar nas sessões de terapia da fala, correspondendo aos requisitos de usabilidade e facilidade de utilização do focus group, contribuindo para a motivação e o foco dos pacientes através das técnicas de gamificação utilizadas e facilitou na gestão das sessões.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22T00:00:00Z
2018-11-22
2018-09
2021-03-04T11:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22265
TID:202657906
url http://hdl.handle.net/10071/22265
identifier_str_mv TID:202657906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134695725727744