A resiliência e o stresse na prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2678 |
Resumo: | A resiliência é a capacidade de uma pessoa regressar ao seu estado emocional normal, depois de ter passado por algum problema ou frustração que altera a maneira de estar, as emoções e sentimentos. Não significa que as pessoas são de ferro, que não sofrem com determinadas situações, mas sim, que são capazes de ultrapassar as adversidades da vida acabando por recuperar e voltar à sua condição normal. As pessoas que estão fortemente motivadas e dispostas a investir tempo e esforço podem aprender a fortalecer certos componentes de resiliência e alguns dos mecanismos protetores que ajudam a lidar com situações perigosas e stressantes. É, então, importante perceber que a resiliência é educável. Não é um dom exclusivo nem excecional, mas sim, uma qualidade natural que se pode construir ao longo dos dias. Cada vez mais os professores sofrem de stresse devido às condicionantes que esta profissão acarreta. Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é possível contrariar esta condição e criar mecanismos que lhes permitam superar as adversidades que esta profissão origina. O estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza qualitativa, e a técnica utilizada será a entrevista, mais especificamente uma entrevista semiestruturada. É importante então, procurar instruir professores e educadores para a resiliência para que estes estejam aptos a tomar decisões perante situações de risco e possam ser mais competentes e resistentes para que tenham a capacidade de desempenhar as suas funções com gosto e eficácia sendo felizes com o que fazem. Palavras-Chave: Resiliência; Docentes; Stresse; Burnout; Coping. |
id |
RCAP_eca9e9348c10eb5fe38d6f3e970e8cd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2678 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A resiliência e o stresse na prática docenteA resiliência é a capacidade de uma pessoa regressar ao seu estado emocional normal, depois de ter passado por algum problema ou frustração que altera a maneira de estar, as emoções e sentimentos. Não significa que as pessoas são de ferro, que não sofrem com determinadas situações, mas sim, que são capazes de ultrapassar as adversidades da vida acabando por recuperar e voltar à sua condição normal. As pessoas que estão fortemente motivadas e dispostas a investir tempo e esforço podem aprender a fortalecer certos componentes de resiliência e alguns dos mecanismos protetores que ajudam a lidar com situações perigosas e stressantes. É, então, importante perceber que a resiliência é educável. Não é um dom exclusivo nem excecional, mas sim, uma qualidade natural que se pode construir ao longo dos dias. Cada vez mais os professores sofrem de stresse devido às condicionantes que esta profissão acarreta. Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é possível contrariar esta condição e criar mecanismos que lhes permitam superar as adversidades que esta profissão origina. O estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza qualitativa, e a técnica utilizada será a entrevista, mais especificamente uma entrevista semiestruturada. É importante então, procurar instruir professores e educadores para a resiliência para que estes estejam aptos a tomar decisões perante situações de risco e possam ser mais competentes e resistentes para que tenham a capacidade de desempenhar as suas funções com gosto e eficácia sendo felizes com o que fazem. Palavras-Chave: Resiliência; Docentes; Stresse; Burnout; Coping.2018-07-27T14:50:58Z2018-07-21T00:00:00Z2018-07-212018-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2678TID:201953889porNogueira, Ana Rita da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:13Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:26.574037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resiliência e o stresse na prática docente |
title |
A resiliência e o stresse na prática docente |
spellingShingle |
A resiliência e o stresse na prática docente Nogueira, Ana Rita da Cunha |
title_short |
A resiliência e o stresse na prática docente |
title_full |
A resiliência e o stresse na prática docente |
title_fullStr |
A resiliência e o stresse na prática docente |
title_full_unstemmed |
A resiliência e o stresse na prática docente |
title_sort |
A resiliência e o stresse na prática docente |
author |
Nogueira, Ana Rita da Cunha |
author_facet |
Nogueira, Ana Rita da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Ana Rita da Cunha |
description |
A resiliência é a capacidade de uma pessoa regressar ao seu estado emocional normal, depois de ter passado por algum problema ou frustração que altera a maneira de estar, as emoções e sentimentos. Não significa que as pessoas são de ferro, que não sofrem com determinadas situações, mas sim, que são capazes de ultrapassar as adversidades da vida acabando por recuperar e voltar à sua condição normal. As pessoas que estão fortemente motivadas e dispostas a investir tempo e esforço podem aprender a fortalecer certos componentes de resiliência e alguns dos mecanismos protetores que ajudam a lidar com situações perigosas e stressantes. É, então, importante perceber que a resiliência é educável. Não é um dom exclusivo nem excecional, mas sim, uma qualidade natural que se pode construir ao longo dos dias. Cada vez mais os professores sofrem de stresse devido às condicionantes que esta profissão acarreta. Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de compreender como é possível contrariar esta condição e criar mecanismos que lhes permitam superar as adversidades que esta profissão origina. O estudo, realizado ao longo deste relatório, segue uma metodologia de natureza qualitativa, e a técnica utilizada será a entrevista, mais especificamente uma entrevista semiestruturada. É importante então, procurar instruir professores e educadores para a resiliência para que estes estejam aptos a tomar decisões perante situações de risco e possam ser mais competentes e resistentes para que tenham a capacidade de desempenhar as suas funções com gosto e eficácia sendo felizes com o que fazem. Palavras-Chave: Resiliência; Docentes; Stresse; Burnout; Coping. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-27T14:50:58Z 2018-07-21T00:00:00Z 2018-07-21 2018-06-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2678 TID:201953889 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2678 |
identifier_str_mv |
TID:201953889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131629826867200 |