Contributos da formação contínua para a motivação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/809 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 |
id |
RCAP_eca9ec5614eed4fcebc2b72b91588599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da formação contínua para a motivação docenteMotivação do professorFormação contínua de professoresTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008The work presented here is related to the domain of continuous teacher education and to the contribution that it can give for the motivation of primary school teachers. The main objectives were: to identify some representations of the enquired teachers about professional motivations, trying to situate among them the relative importance of the education; to enquire if continuous education is a possible factor of professional motivation and to outline an interpretative table of teachers' opinions about Continuous Education. In order to reach these goals, we defined four research questions: (i) Does continuous education influence the motivation for the profession? (ii) Is it true that continuous education has tried to solve problems related to professional practice? (iii) Which are the main motivational factors associated to the performance of the teaching profession? (iv) Which is the relative value of continuous education among the factors that can influence motivation? We chose as general methodology a quantitative approach translated in the construction and application of a questionnaire to assess the opinions of 259 teachers belonging to primary schools of Sintra. Concerning the first objective, the results obtained for the questioned teachers allowed us to conclude that pedagogical factors (pupils' accomplishment, personal achievement and relationship with pupils) are the main professional motivations. With regard to the second objective, we came to the conclusion that, in general, continuous education has contributed to the professional motivation. As to the third objective, we concluded that continuous formation promotes the innovation of the teaching methods the process of learning in the classroom, as well as of helping to solve problems related to the professional practice.A presente investigação inscreve-se no domínio da formação contínua e no contributo que esta pode dar para a motivação dos professores do 1º ciclo. Teve como objectivos: identificar algumas representações dos inquiridos acerca das motivações profissionais, situando entre elas o valor relativo da formação; indagar se a formação contínua é um factor possível de motivação profissional e delinear um quadro interpretativo sobre a opinião dos professores acerca da Formação Contínua. Para tal, definiram-se quatro questões de investigação: (i) A formação contínua tem influência sobre a motivação para a profissão? (ii) Será que a formação contínua tem procurado resolver problemas da prática profissional? (iii) Quais os principais factores motivacionais associados ao desempenho da profissão docente? (iv) Qual o valor relativo da formação contínua entre os factores que podem influenciar a motivação? Escolhemos como metodologia geral de investigação uma abordagem quantitativa que se traduziu na construção e aplicação de um questionário a 259 docentes pertencentes a escolas do 1º ciclo do concelho de Sintra. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, em relação ao primeiro objectivo para a maioria dos professores indagados, as motivações profissionais predominantes estão relacionadas com o factor pedagógico (sucesso dos alunos, com a realização pessoal e com a relação com os alunos). Quanto ao segundo objectivo, constatou-se que a formação contínua de um modo geral tem contribuído para a motivação profissional. Em relação ao terceiro objectivo, pudemos concluir que segundo os inquiridos a formação contínua promove a inovação dos processos de ensino - aprendizagem em sala de aula, assim como, ajuda a resolver problemas da prática profissional.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSapina, Carla Sofia Pereira, 1978-2010-07-21T10:52:23Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:33.397065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da formação contínua para a motivação docente |
title |
Contributos da formação contínua para a motivação docente |
spellingShingle |
Contributos da formação contínua para a motivação docente Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978- Motivação do professor Formação contínua de professores Teses de mestrado |
title_short |
Contributos da formação contínua para a motivação docente |
title_full |
Contributos da formação contínua para a motivação docente |
title_fullStr |
Contributos da formação contínua para a motivação docente |
title_full_unstemmed |
Contributos da formação contínua para a motivação docente |
title_sort |
Contributos da formação contínua para a motivação docente |
author |
Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978- |
author_facet |
Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves, Maria Manuela, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação do professor Formação contínua de professores Teses de mestrado |
topic |
Motivação do professor Formação contínua de professores Teses de mestrado |
description |
Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008 |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2010-07-21T10:52:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/809 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134157380517888 |