Contributos da formação contínua para a motivação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/809
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
id RCAP_eca9ec5614eed4fcebc2b72b91588599
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da formação contínua para a motivação docenteMotivação do professorFormação contínua de professoresTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008The work presented here is related to the domain of continuous teacher education and to the contribution that it can give for the motivation of primary school teachers. The main objectives were: to identify some representations of the enquired teachers about professional motivations, trying to situate among them the relative importance of the education; to enquire if continuous education is a possible factor of professional motivation and to outline an interpretative table of teachers' opinions about Continuous Education. In order to reach these goals, we defined four research questions: (i) Does continuous education influence the motivation for the profession? (ii) Is it true that continuous education has tried to solve problems related to professional practice? (iii) Which are the main motivational factors associated to the performance of the teaching profession? (iv) Which is the relative value of continuous education among the factors that can influence motivation? We chose as general methodology a quantitative approach translated in the construction and application of a questionnaire to assess the opinions of 259 teachers belonging to primary schools of Sintra. Concerning the first objective, the results obtained for the questioned teachers allowed us to conclude that pedagogical factors (pupils' accomplishment, personal achievement and relationship with pupils) are the main professional motivations. With regard to the second objective, we came to the conclusion that, in general, continuous education has contributed to the professional motivation. As to the third objective, we concluded that continuous formation promotes the innovation of the teaching methods the process of learning in the classroom, as well as of helping to solve problems related to the professional practice.A presente investigação inscreve-se no domínio da formação contínua e no contributo que esta pode dar para a motivação dos professores do 1º ciclo. Teve como objectivos: identificar algumas representações dos inquiridos acerca das motivações profissionais, situando entre elas o valor relativo da formação; indagar se a formação contínua é um factor possível de motivação profissional e delinear um quadro interpretativo sobre a opinião dos professores acerca da Formação Contínua. Para tal, definiram-se quatro questões de investigação: (i) A formação contínua tem influência sobre a motivação para a profissão? (ii) Será que a formação contínua tem procurado resolver problemas da prática profissional? (iii) Quais os principais factores motivacionais associados ao desempenho da profissão docente? (iv) Qual o valor relativo da formação contínua entre os factores que podem influenciar a motivação? Escolhemos como metodologia geral de investigação uma abordagem quantitativa que se traduziu na construção e aplicação de um questionário a 259 docentes pertencentes a escolas do 1º ciclo do concelho de Sintra. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que, em relação ao primeiro objectivo para a maioria dos professores indagados, as motivações profissionais predominantes estão relacionadas com o factor pedagógico (sucesso dos alunos, com a realização pessoal e com a relação com os alunos). Quanto ao segundo objectivo, constatou-se que a formação contínua de um modo geral tem contribuído para a motivação profissional. Em relação ao terceiro objectivo, pudemos concluir que segundo os inquiridos a formação contínua promove a inovação dos processos de ensino - aprendizagem em sala de aula, assim como, ajuda a resolver problemas da prática profissional.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaSapina, Carla Sofia Pereira, 1978-2010-07-21T10:52:23Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:33.397065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da formação contínua para a motivação docente
title Contributos da formação contínua para a motivação docente
spellingShingle Contributos da formação contínua para a motivação docente
Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978-
Motivação do professor
Formação contínua de professores
Teses de mestrado
title_short Contributos da formação contínua para a motivação docente
title_full Contributos da formação contínua para a motivação docente
title_fullStr Contributos da formação contínua para a motivação docente
title_full_unstemmed Contributos da formação contínua para a motivação docente
title_sort Contributos da formação contínua para a motivação docente
author Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978-
author_facet Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sapina, Carla Sofia Pereira, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação do professor
Formação contínua de professores
Teses de mestrado
topic Motivação do professor
Formação contínua de professores
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:52:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/809
url http://hdl.handle.net/10451/809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134157380517888