A relação da embalagem com o produto : um novo panorama do design no compromisso com a sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/7008 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design do Produto |
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A relação da embalagem com o produto : um novo panorama do design no compromisso com a sociedadeDesignDesign de produto - Aspectos ambientaisDesign SustentávelCaso de estudo - EmbalagensDissertação de mestrado em Design do ProdutoExame público realizado em 1 de junho de 2023, às 15HEsta investigação pretende aprofundar a relação entre o design e a sociedade refletida no produto e respetiva embalagem e, de como esta última pode ter um papel progressivamente mais ativo no contexto social e ambiental. Para atingir este objetivo foram abordados diferentes subtemas que compõem esta temática, com uma análise ao design e às rotinas sociais, económicas e produtivas, apoiada na pesquisa e nos diferentes métodos e técnicas do design de embalagem. Com a pesquisa e análise do enquadramento na área disciplinar do design concluídas, realizou-se um estudo focado e dividido em duas partes: uma teórica direcionada à área do calçado com destaque para a comunicação, função e versatilidade associadas à embalagem; e, outra na segunda parte, através de um desenvolvimento projetual e interventivo da embalagem numa marca de calçado. Para esta marca, Nothing New, foi estruturada uma alternativa ajustada, com um conceito diferenciado que visasse potenciar a embalagem em conformidade com o produto e os valores que já defendem. Esta alternativa materializou-se na utilização de materiais reciclados para a produção de uma embalagem funcional de apoio ao produto e ao utilizador, sem perder as características básicas de acondicionamento, transporte e distribuição que já fazem parte do desempenho enquanto embalagem. Esta perspetiva compreendeu a inovação e a criatividade, refletindo sobre a necessidade de alternativas para o presente e futuro no que diz respeito à responsabilidade social e à sustentabilidade. O design surgiu assim como a ferramenta determinante ao desenvolvimento, e no aparecimento de valores técnicos e criativos que, apoiem a reformulação da embalagem.This research aims to deepen the relationship between design and society reflected in the product and its packaging, and how the latter can play a progressively more active role in the social and environmental context. To achieve this goal different sub-themes that make up this theme were addressed, with an analysis of design and social, economic, and productive routines, supported by research and the different methods and techniques of packaging design. With the research and analysis of the framework in the disciplinary area of design completed, a focused study was conducted and divided into two parts: one theoretical directed to the footwear area with emphasis on communication, function and versatility associated with packaging; and the other in the second part, through a projectual and intervening development of packaging in a footwear brand. For this brand, NothingNew, an adjusted alternative was structured, with a differentiated concept that aimed to enhance the packaging in accordance with the product and the values they already defend. This alternative materialized in the use of recycled materials to producea functional packaging to support the product and the user, without losing the basic characteristics of packaging, transportation and distribution that are already part of the performance as packaging. This perspective encompassed innovation and creativity, reflecting on the need for alternatives for the present and future regardingsocial responsibility and sustainability. Design thus emerged as the determining tool in the development, and in the emergence of technical and creative values that support the reformulation of packaging.2023-07-12T14:13:03Z2023-07-122022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/7008http://hdl.handle.net/11067/7008TID:203319524porCapa, Tiago Filipe Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:33Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:40.549177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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