Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Isabel Guedes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17812
Resumo: O Vinho do Porto é um produto único no mundo cuja tradição remonta ao séc. XVI. A sua produção está sujeita a severos procedimentos e fiscalizações pela autoridade da primeira região vinícola demarcada do mundo. O seu enquadramento histórico, socioeconómico, tecnológico e estético faz do Vinho do Porto uma marca nacional, cujas mais-valias para a imagem e economia de Portugal são imensas. A divisão deste produto em três grandes estilos e a sua subdivisão em diferentes categorias, à qual acresce a existência de mais de 650 marcas registadas, atribuem-lhe características de elevada complexidade; daí o imperativo do estudo e análise deste produto, que cremos poder contribuir para a qualificação da compreensão e comunicação deste produto pelo mercado. O estudo acrescentará conhecimento específico sobre a identidade do Vinho do Porto, oferecendo os meios de convergência identitária que a dispersão, por cerca de 700 marcas comerciais diferentes, implica. O estudo recaiu, na análise gráfica da marca e produtos Graham’s, com o principal objetivo de compreender de que forma o rótulo e embalagem favorecem, com tanta eficiência, a reputação de uma marca de Vinho do Porto e identificar as implicações e interpretar os sinais de caracterização do estilo "britânico" com que comunica o Vinho do Porto.
id RCAP_a6bff966b8a6635b5352097c3ce42201
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudoVinho do portoDesign de produtosEmbalagens - DesignO Vinho do Porto é um produto único no mundo cuja tradição remonta ao séc. XVI. A sua produção está sujeita a severos procedimentos e fiscalizações pela autoridade da primeira região vinícola demarcada do mundo. O seu enquadramento histórico, socioeconómico, tecnológico e estético faz do Vinho do Porto uma marca nacional, cujas mais-valias para a imagem e economia de Portugal são imensas. A divisão deste produto em três grandes estilos e a sua subdivisão em diferentes categorias, à qual acresce a existência de mais de 650 marcas registadas, atribuem-lhe características de elevada complexidade; daí o imperativo do estudo e análise deste produto, que cremos poder contribuir para a qualificação da compreensão e comunicação deste produto pelo mercado. O estudo acrescentará conhecimento específico sobre a identidade do Vinho do Porto, oferecendo os meios de convergência identitária que a dispersão, por cerca de 700 marcas comerciais diferentes, implica. O estudo recaiu, na análise gráfica da marca e produtos Graham’s, com o principal objetivo de compreender de que forma o rótulo e embalagem favorecem, com tanta eficiência, a reputação de uma marca de Vinho do Porto e identificar as implicações e interpretar os sinais de caracterização do estilo "britânico" com que comunica o Vinho do Porto.Port wine is a unique product in the world whose tradition dates back to the sixteenth century. Its production is subject to strict procedures and inspections since the establishment of the first demarcated wine region in the world. Its historical, socio-economic, technological, and aesthetic framework makes the Port Wine a national brand, whose added value to the image and economy of Portugal are immense. The division of this product into three major styles and their subdivision into different categories, to which is added the existence of more than 650 brands, attribute to its characteristics of high complexity; hence the imperative to study and analysis of this product, which we believe can contribute to improve the understanding and communication of this product by the market. This study will increase knowledge about the Port’s identity, offering an identity convergence implied by the dispersion by ca. 700 different brands. This study falls under the graphical analysis of the brand and Graham's products, with the main objective being to understand how the label and packaging favours, so efficiently, the reputation of a wine brand of Port and identify the implications and interpret the signs of characterization of the "british" style that communicates the Port.Universidade de Aveiro2017-06-13T13:34:21Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17812TID:201936348porRodrigues, Joana Isabel Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:57Zoai:ria.ua.pt:10773/17812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:46.980822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo
title Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo
spellingShingle Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo
Rodrigues, Joana Isabel Guedes
Vinho do porto
Design de produtos
Embalagens - Design
title_short Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo
title_full Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo
title_fullStr Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo
title_full_unstemmed Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo
title_sort Embalagem de Vinho do Porto: a Graham’s como caso de estudo
author Rodrigues, Joana Isabel Guedes
author_facet Rodrigues, Joana Isabel Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joana Isabel Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Vinho do porto
Design de produtos
Embalagens - Design
topic Vinho do porto
Design de produtos
Embalagens - Design
description O Vinho do Porto é um produto único no mundo cuja tradição remonta ao séc. XVI. A sua produção está sujeita a severos procedimentos e fiscalizações pela autoridade da primeira região vinícola demarcada do mundo. O seu enquadramento histórico, socioeconómico, tecnológico e estético faz do Vinho do Porto uma marca nacional, cujas mais-valias para a imagem e economia de Portugal são imensas. A divisão deste produto em três grandes estilos e a sua subdivisão em diferentes categorias, à qual acresce a existência de mais de 650 marcas registadas, atribuem-lhe características de elevada complexidade; daí o imperativo do estudo e análise deste produto, que cremos poder contribuir para a qualificação da compreensão e comunicação deste produto pelo mercado. O estudo acrescentará conhecimento específico sobre a identidade do Vinho do Porto, oferecendo os meios de convergência identitária que a dispersão, por cerca de 700 marcas comerciais diferentes, implica. O estudo recaiu, na análise gráfica da marca e produtos Graham’s, com o principal objetivo de compreender de que forma o rótulo e embalagem favorecem, com tanta eficiência, a reputação de uma marca de Vinho do Porto e identificar as implicações e interpretar os sinais de caracterização do estilo "britânico" com que comunica o Vinho do Porto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-13T13:34:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17812
TID:201936348
url http://hdl.handle.net/10773/17812
identifier_str_mv TID:201936348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578112253952