Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Margarida de Castro Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42795
Resumo: No Direito do Urbanismo, ramo especial do Direito Administrativo, a regra geral relativa ao desvalor dos atos administrativos é a nulidade e não a anulabilidade. Este entendimento comporta, naturalmente, diversas consequências, não fosse o regime da nulidade de caráter marcadamente radical. De facto, um ato nulo não produzirá quaisquer efeitos, pelo que emerge uma necessidade de proteger os interesses dos beneficiários desses mesmos atos, que, de boa-fé, não deverão ser prejudicados. É precisamente neste contexto que surgem os designados “efeitos putativos”. Assim, cumprirá a presente investigação o propósito de refletir sobre as questões que emergem na pendência de atribuição de efeitos jurídicos a um determinado ato nulo, sem, no entanto, deixar de proceder a uma análise crítica do regime da nulidade que o sustenta.
id RCAP_ecbf3dcf6db30f8af656e191123d9832
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?NulidadeAtos urbanísticosEfeitos putativosDecurso do tempoPrincípios gerais de direitoNullityUrbanistic actsPutative effectsCourse of timeGeneral principles of lawDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoNo Direito do Urbanismo, ramo especial do Direito Administrativo, a regra geral relativa ao desvalor dos atos administrativos é a nulidade e não a anulabilidade. Este entendimento comporta, naturalmente, diversas consequências, não fosse o regime da nulidade de caráter marcadamente radical. De facto, um ato nulo não produzirá quaisquer efeitos, pelo que emerge uma necessidade de proteger os interesses dos beneficiários desses mesmos atos, que, de boa-fé, não deverão ser prejudicados. É precisamente neste contexto que surgem os designados “efeitos putativos”. Assim, cumprirá a presente investigação o propósito de refletir sobre as questões que emergem na pendência de atribuição de efeitos jurídicos a um determinado ato nulo, sem, no entanto, deixar de proceder a uma análise crítica do regime da nulidade que o sustenta.In Urbanism Law, a special area of Administrative Law, the general rule regarding the devaluation of administrative acts is nullity instead of annulability. Naturally, this understanding has several consequences, as the nullity regime has a markedly radical nature. Indeed, a null act will not produce any effects, so there is a need to protect the interests of the beneficiaries of these same acts, who, in good faith, should not be negatively affected. It is precisely in this context that the so-called "putative effects" arise. Therefore, the purpose of this research is to assess the issues that emerge in the possible attribution of legal effects to a certain null act, without, nevertheless, failing to proceed to a critical analysis of the nullity regime that sustains it.Oliveira, Fernanda PaulaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Ana Margarida de Castro Reis2023-10-07T09:18:47Z2023-07-0620232023-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42795TID:203340965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:42:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:07.547472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?
title Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?
spellingShingle Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?
Marques, Ana Margarida de Castro Reis
Nulidade
Atos urbanísticos
Efeitos putativos
Decurso do tempo
Princípios gerais de direito
Nullity
Urbanistic acts
Putative effects
Course of time
General principles of law
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito
title_short Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?
title_full Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?
title_fullStr Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?
title_full_unstemmed Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?
title_sort Os efeitos putativos da nulidade dos atos urbanísticos : alteração radical ao regime, em vez de uma aplicação radical do mesmo?
author Marques, Ana Margarida de Castro Reis
author_facet Marques, Ana Margarida de Castro Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Paula
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ana Margarida de Castro Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Nulidade
Atos urbanísticos
Efeitos putativos
Decurso do tempo
Princípios gerais de direito
Nullity
Urbanistic acts
Putative effects
Course of time
General principles of law
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito
topic Nulidade
Atos urbanísticos
Efeitos putativos
Decurso do tempo
Princípios gerais de direito
Nullity
Urbanistic acts
Putative effects
Course of time
General principles of law
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Direito
description No Direito do Urbanismo, ramo especial do Direito Administrativo, a regra geral relativa ao desvalor dos atos administrativos é a nulidade e não a anulabilidade. Este entendimento comporta, naturalmente, diversas consequências, não fosse o regime da nulidade de caráter marcadamente radical. De facto, um ato nulo não produzirá quaisquer efeitos, pelo que emerge uma necessidade de proteger os interesses dos beneficiários desses mesmos atos, que, de boa-fé, não deverão ser prejudicados. É precisamente neste contexto que surgem os designados “efeitos putativos”. Assim, cumprirá a presente investigação o propósito de refletir sobre as questões que emergem na pendência de atribuição de efeitos jurídicos a um determinado ato nulo, sem, no entanto, deixar de proceder a uma análise crítica do regime da nulidade que o sustenta.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-07T09:18:47Z
2023-07-06
2023
2023-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42795
TID:203340965
url http://hdl.handle.net/10400.14/42795
identifier_str_mv TID:203340965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133607493632000