Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corsi, Fabrícia Aparecida Migliorato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2973
Resumo: The research we develop sought to analyze the representations of reading brought by students young readers of the first year of high school in public schools. We reflect on the im- portance and on the contributions from the AD to the field of reading education. We also seek to identify the representations that young students have built themselves as readers and speeches uttered about themselves as readers. For we structure our corpus we collected data through ques- tionnaires with objective questions that aimed to raise the reading representations of the young player, still rely on data collected through interviews with focus groups. Altogether 98 students of the initial years of high school participated.
id RCAP_eccbccad8674d6a78ddc6c91776a6974
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médioThe research we develop sought to analyze the representations of reading brought by students young readers of the first year of high school in public schools. We reflect on the im- portance and on the contributions from the AD to the field of reading education. We also seek to identify the representations that young students have built themselves as readers and speeches uttered about themselves as readers. For we structure our corpus we collected data through ques- tionnaires with objective questions that aimed to raise the reading representations of the young player, still rely on data collected through interviews with focus groups. Altogether 98 students of the initial years of high school participated.A pesquisa que desenvolvemos buscou analisar as representações de leitura instauradas pelos jovens leitores estudantes do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas. Buscamos refletir sobre a importância e sobre as contribuições trazidas pela AD para o campo dos estudos da leitura. Procuramos também identificar as representações que os jovens estudantes construíram de si como leitores e os discursos que proferiram sobre si como leitores. Para estruturarmos nosso corpus realizamos a coleta de dados através de aplicação de questionários com questões objetivas que visaram levantar as representações de leitura do jovem leitor, contamos ainda com dados coletados através de entrevistas realizadas com grupos focais. Ao todo 98 alunos dos anos iniciais do Ensino Médio participaram da pesquisa.Redis: Revista de Estudos do Discurso2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2973Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 5 (2016): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 51-692183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2973https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2973/2709Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorsi, Fabrícia Aparecida Migliorato2023-01-13T11:15:26Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/2973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:32.248226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio
title Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio
spellingShingle Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio
Corsi, Fabrícia Aparecida Migliorato
title_short Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio
title_full Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio
title_fullStr Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio
title_full_unstemmed Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio
title_sort Leitura e leitor : práticas e representações instauradas e circulantes no universo do jovem leitor de ensino médio
author Corsi, Fabrícia Aparecida Migliorato
author_facet Corsi, Fabrícia Aparecida Migliorato
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corsi, Fabrícia Aparecida Migliorato
description The research we develop sought to analyze the representations of reading brought by students young readers of the first year of high school in public schools. We reflect on the im- portance and on the contributions from the AD to the field of reading education. We also seek to identify the representations that young students have built themselves as readers and speeches uttered about themselves as readers. For we structure our corpus we collected data through ques- tionnaires with objective questions that aimed to raise the reading representations of the young player, still rely on data collected through interviews with focus groups. Altogether 98 students of the initial years of high school participated.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2973
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2973
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2973/2709
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso
publisher.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso
dc.source.none.fl_str_mv Redis: Revista de Estudos do Discurso; N.º 5 (2016): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 51-69
2183-3958
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752971964416