O papel da experiência do consumidor na lealdade dos consumidores de café na China
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26634 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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O papel da experiência do consumidor na lealdade dos consumidores de café na ChinaMercado do Café da ChinaExperiência do consumidorValor percebidoAuto-congruênciaSatisfação da marcaLealdade da marcaChina Coffee MarketConsumer experiencePerceived valueSelfcongruenceBrand satisfactionBrand loyaltyMestrado Bolonha em MarketingQuando se negoceia num mercado de consumo culturalmente diversificado, é sempre importante que as marcas adquiram conhecimentos sobre o que influencia a satisfação e lealdade da marca. No mercado chinês, os consumidores chineses têm hábitos de consumo de café e antecedentes diferentes dos dos consumidores europeus. O objectivo desta dissertação é desenvolver um modelo explicativo do impacto da experiência do consumidor na lealdade da marca de café, propondo que as quatro dimensões da experiência do consumidor, valor percebido, auto-congruência e satisfação estão ligadas entre si. Com base num estudo quantitativo de método único, este estudo explicativo foi realizado num período de tempo transversal. Utilizou uma amostra não probabilística por conveniência um questionário para recolher dados. Foram obtidas um total de 518 respostas válidas e os dados foram analisados por técnicas estatísticas utilizando as estatísticas SPSS da IBM. Os resultados obtidos mostram que a experiência do consumidor pode ter um impacto significativo na satisfação da marca através das dimensões cognitiva, afetiva, social e sensorial, assim como variáveis intermédias como o valor percebido e a autocongruência. A nível académico, este estudo ajuda a enriquecer o conhecimento sobre a experiência do consumidor, preenchendo lacunas existentes. A um nível prático, fornece conhecimentos sobre diferentes interpretações das diferenças culturais no consumo de café no mercado chinês para melhorar as estratégias de marketing, e pode fornecer novas ideias para as estratégias de marketing das marcas de café para o mercado chinês.When trading in a culturally diverse consumer market, it is always important for brands to gain insights into what influences brand satisfaction and loyalty. In the Chinese market, Chinese consumers have different coffee consumption habits and backgrounds than European consumers. The aim of this dissertation is to develop an explanatory model of the impact of consumer experience on coffee brand loyalty by proposing that four dimensions of consumer experience, perceived value, selfcongruence and satisfaction are linked together. Based on a single method quantitative study, this explanatory study was conducted over a cross-sectional time period. It used a convenient non-probability sample and an online questionnaire to collect data. A total of 518 valid responses were obtained and the data were analyzed by statistical techniques using IBM SPSS statistics. The results obtained show that consumer experience can have a significant impact on brand satisfaction through cognitive, affective, social and sensory dimensions, as well as intermediate variables such as perceived value and selfcongruence. On an academic level, this study helps enrich knowledge about customer experience by filling existing gaps. On a practical level, it provides insights into different interpretations of cultural differences in coffee consumption in the Chinese market to improve marketing strategies, and can provide new ideas for coffee brands' marketing strategies for the Chinese market.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, SusanaRepositório da Universidade de LisboaWeihui, Li2023-01-02T15:33:39Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26634porWeihui, Li (2022). “O papel da experiência do consumidor na lealdade dos consumidores de café na China". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:15.079428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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