O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Mónica Andreia de Moura
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55352
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_ecffbcb88e11af76ef1910d3e6df9659
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.EstágioInternacionalizaçãoPMEsModos de entradaEspanhaVidro de embalagemInternshipInternationalizationSMEsEntry modesSpainGlass packagingCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisA internacionalização é uma realidade cada vez mais expressiva no mundo atual, que é cada vez mais integrado económica, social, cultural e politicamente. Esta realidade aplica-se também às pequenas e médias empresas (PMEs), que podem beneficiar da internacionalização em termos de aumento da sua performance económica e financeira. Assim, a entrada em mercados estrangeiros é vista como uma necessidade para estas empresas, devido à crescente vulnerabilidade do mercado português decorrente sobretudo da saturação do mercado. No entanto, é também vista como uma oportunidade, pois sendo as PMEs bastante versáteis e adaptáveis, têm na internacionalização a possibilidade de expansão, crescimento e de aquisição de conhecimentos que as podem tornar diferenciadoras e mais fortes no mundo empresarial. O presente relatório aborda o processo de internacionalização da empresa Global- Produtos de Embalagem, Lda. para o mercado espanhol. Resulta de um estágio curricular de seis meses na empresa, em que foi possível conhecer a realidade de uma PME cujo mercado de atuação é o vidro de embalagem, tendo como objetivo ampliar a sua presença em mercados internacionais, e, em particular, em Espanha, que é considerado um mercado natural para a mesma. Deste modo, ao longo do quadro teórico são abordados os temas fulcrais da internacionalização, como as suas motivações, as teorias e os modelos de internacionalização, os modos de entrada e as dimensões culturais da internacionalização. Foi também realizado um estudo empírico comparativo do mercado espanhol relativamente ao mercado português. O relatório apresenta também toda a experiência e conhecimentos adquiridos no quadro das atividades desenvolvidas no estágio.Internationalization is an increasingly recurrent phenomenon in the business world which is increasingly globalized and integrated economically, socially, culturally and politically. This reality also applies to small and medium-sized enterprises (SMEs) which may benefit from internationalization in terms of increasing their economic and financial performance. Thus, the entry into foreign markets is seen as a necessity for these companies due to the growing vulnerability of the Portuguese market, mainly caused by the market saturation. However, it is also seen as an opportunity, since SMEs are very versatile and adaptable, they have in internationalization a possibility of expansion, growth and knowledge acquisition that can make them distinctive and stronger in the business world. This report presents the internationalization process of Global - Produtos de Embalagem, Lda. for the Spanish market. It results from a six-month curricular internship at the company, whereby it was possible to have some knowledge about the reality of an SME, whose market is the glass packaging, and whose objective is to expand its presence in international markets, particularly in Spain, which is considered a natural market for them. Thus, throughout the theoretical framework, the key issues of internationalization, such as their motivations, theories and models of internationalization, the entry modes and the cultural dimensions of internationalization are presented. A comparative empirical study of the Spanish market for the Portuguese market was also carried out. This report also provides all the experience and knowledge acquired in the business activities developed during the internship.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoFreitas, Mónica Andreia de Moura20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55352por201953021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:25.032633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
title O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
spellingShingle O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
Freitas, Mónica Andreia de Moura
Estágio
Internacionalização
PMEs
Modos de entrada
Espanha
Vidro de embalagem
Internship
Internationalization
SMEs
Entry modes
Spain
Glass packaging
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
title_full O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
title_fullStr O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
title_full_unstemmed O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
title_sort O desenvolvimento do mercado espanhol: o caso da empresa Global - Produtos de Embalagem, Lda.
author Freitas, Mónica Andreia de Moura
author_facet Freitas, Mónica Andreia de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Mónica Andreia de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Internacionalização
PMEs
Modos de entrada
Espanha
Vidro de embalagem
Internship
Internationalization
SMEs
Entry modes
Spain
Glass packaging
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Estágio
Internacionalização
PMEs
Modos de entrada
Espanha
Vidro de embalagem
Internship
Internationalization
SMEs
Entry modes
Spain
Glass packaging
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55352
url http://hdl.handle.net/1822/55352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201953021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132272901750784