Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19918 |
Resumo: | Este artigo reflete aspetos relativos à vida profissional de um grupo de educadores sociais que desenvolvem a sua atividade profissional no Algarve. Para realização deste estudo optámos pela construção de um instrumento enviado a dezasseis educadores sociais que trabalham em contextos muito diversificados e que têm percursos profissionais e anos de experiência distintos. Os resultados analisados permitiram identificar as suas transições biográficas, identidades de aprendizagem, e as estratégias básicas adotadas quer através de processo formais, quer não formais, que lhe permite saber enfrentar dificuldades e resolver situações problemáticas. Os relatos também permitem identificar significados atribuídos à profissão, o papel do educador social nos vários contextos sociais, sentimentos positivos como orgulho, prazer, satisfação, e também alguns sentimentos negativos motivados pela instabilidade profissional. |
id |
RCAP_ed2701b9860fde98bea62b97604be5fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínuaEducadores sociaisTransição biográficaAprendizagemFormaçãoEste artigo reflete aspetos relativos à vida profissional de um grupo de educadores sociais que desenvolvem a sua atividade profissional no Algarve. Para realização deste estudo optámos pela construção de um instrumento enviado a dezasseis educadores sociais que trabalham em contextos muito diversificados e que têm percursos profissionais e anos de experiência distintos. Os resultados analisados permitiram identificar as suas transições biográficas, identidades de aprendizagem, e as estratégias básicas adotadas quer através de processo formais, quer não formais, que lhe permite saber enfrentar dificuldades e resolver situações problemáticas. Os relatos também permitem identificar significados atribuídos à profissão, o papel do educador social nos vários contextos sociais, sentimentos positivos como orgulho, prazer, satisfação, e também alguns sentimentos negativos motivados pela instabilidade profissional.Universidade do Algarve, ESECSapientiaLuísa, CláudiaArco, Joaquim2023-08-03T12:14:36Z20212023-07-31T22:14:37Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19918por0872-8348cv-prod-3314464info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-09T02:01:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:20.990883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua |
title |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua |
spellingShingle |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua Luísa, Cláudia Educadores sociais Transição biográfica Aprendizagem Formação |
title_short |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua |
title_full |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua |
title_fullStr |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua |
title_full_unstemmed |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua |
title_sort |
Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua |
author |
Luísa, Cláudia |
author_facet |
Luísa, Cláudia Arco, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Arco, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luísa, Cláudia Arco, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educadores sociais Transição biográfica Aprendizagem Formação |
topic |
Educadores sociais Transição biográfica Aprendizagem Formação |
description |
Este artigo reflete aspetos relativos à vida profissional de um grupo de educadores sociais que desenvolvem a sua atividade profissional no Algarve. Para realização deste estudo optámos pela construção de um instrumento enviado a dezasseis educadores sociais que trabalham em contextos muito diversificados e que têm percursos profissionais e anos de experiência distintos. Os resultados analisados permitiram identificar as suas transições biográficas, identidades de aprendizagem, e as estratégias básicas adotadas quer através de processo formais, quer não formais, que lhe permite saber enfrentar dificuldades e resolver situações problemáticas. Os relatos também permitem identificar significados atribuídos à profissão, o papel do educador social nos vários contextos sociais, sentimentos positivos como orgulho, prazer, satisfação, e também alguns sentimentos negativos motivados pela instabilidade profissional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-08-03T12:14:36Z 2023-07-31T22:14:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/19918 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/19918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0872-8348 cv-prod-3314464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Algarve, ESEC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Algarve, ESEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133531638595584 |