Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luísa, Cláudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Arco, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19918
Resumo: Este artigo reflete aspetos relativos à vida profissional de um grupo de educadores sociais que desenvolvem a sua atividade profissional no Algarve. Para realização deste estudo optámos pela construção de um instrumento enviado a dezasseis educadores sociais que trabalham em contextos muito diversificados e que têm percursos profissionais e anos de experiência distintos. Os resultados analisados permitiram identificar as suas transições biográficas, identidades de aprendizagem, e as estratégias básicas adotadas quer através de processo formais, quer não formais, que lhe permite saber enfrentar dificuldades e resolver situações problemáticas. Os relatos também permitem identificar significados atribuídos à profissão, o papel do educador social nos vários contextos sociais, sentimentos positivos como orgulho, prazer, satisfação, e também alguns sentimentos negativos motivados pela instabilidade profissional.
id RCAP_ed2701b9860fde98bea62b97604be5fe
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínuaEducadores sociaisTransição biográficaAprendizagemFormaçãoEste artigo reflete aspetos relativos à vida profissional de um grupo de educadores sociais que desenvolvem a sua atividade profissional no Algarve. Para realização deste estudo optámos pela construção de um instrumento enviado a dezasseis educadores sociais que trabalham em contextos muito diversificados e que têm percursos profissionais e anos de experiência distintos. Os resultados analisados permitiram identificar as suas transições biográficas, identidades de aprendizagem, e as estratégias básicas adotadas quer através de processo formais, quer não formais, que lhe permite saber enfrentar dificuldades e resolver situações problemáticas. Os relatos também permitem identificar significados atribuídos à profissão, o papel do educador social nos vários contextos sociais, sentimentos positivos como orgulho, prazer, satisfação, e também alguns sentimentos negativos motivados pela instabilidade profissional.Universidade do Algarve, ESECSapientiaLuísa, CláudiaArco, Joaquim2023-08-03T12:14:36Z20212023-07-31T22:14:37Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19918por0872-8348cv-prod-3314464info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-09T02:01:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:26:20.990883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
title Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
spellingShingle Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
Luísa, Cláudia
Educadores sociais
Transição biográfica
Aprendizagem
Formação
title_short Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
title_full Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
title_fullStr Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
title_full_unstemmed Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
title_sort Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua
author Luísa, Cláudia
author_facet Luísa, Cláudia
Arco, Joaquim
author_role author
author2 Arco, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Luísa, Cláudia
Arco, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores sociais
Transição biográfica
Aprendizagem
Formação
topic Educadores sociais
Transição biográfica
Aprendizagem
Formação
description Este artigo reflete aspetos relativos à vida profissional de um grupo de educadores sociais que desenvolvem a sua atividade profissional no Algarve. Para realização deste estudo optámos pela construção de um instrumento enviado a dezasseis educadores sociais que trabalham em contextos muito diversificados e que têm percursos profissionais e anos de experiência distintos. Os resultados analisados permitiram identificar as suas transições biográficas, identidades de aprendizagem, e as estratégias básicas adotadas quer através de processo formais, quer não formais, que lhe permite saber enfrentar dificuldades e resolver situações problemáticas. Os relatos também permitem identificar significados atribuídos à profissão, o papel do educador social nos vários contextos sociais, sentimentos positivos como orgulho, prazer, satisfação, e também alguns sentimentos negativos motivados pela instabilidade profissional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-08-03T12:14:36Z
2023-07-31T22:14:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/19918
url http://hdl.handle.net/10400.1/19918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-8348
cv-prod-3314464
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve, ESEC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve, ESEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133531638595584