Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Magda Soraia da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30037
Resumo: A presente investigação enquadra-se na temática dos desafios das mulheres empreendedoras e fundadoras de startups em criar o seu próprio negócio e na conceção metaestereótipa que estas percecionam sobre si e sobre mulheres empreendedoras no geral. Adicionalmente, é também objetivo de estudo compreender as crenças de autoconfiança e autoeficácia destas mulheres. O estudo de caráter qualitativo, tem como participantes apenas mulheres, não visando uma comparação com os seus homólogos homens, justificando-se esta opção pela necessidade de compreensão da complexidade das questões a serem abordadas. Posto isto, os resultados sugerem que os maiores desafios enfrentados são de caráter financeiro, algo já presente em investigações anteriores, tendo existido outros desafios passíveis de serem considerados pertinentes. Relativamente à compreensão dos metaestereótipos, foi possível verificar que as suas perceções acerca do que um outgroup pensa sobre elas e sobre mulheres empreendedoras seja atribuído às características da própria mulher e ao descrédito das mesmas, desempenhando estes um papel importante, uma vez que quando percecionados podem levar a que as mulheres operem de uma forma diferente relativamente ao seu trabalho. Contrariamente ao apresentado na literatura, estas mulheres apresentam níveis altos de autoconfiança e de autoeficácia, embora os desafios com que se depararam no seu percurso possam ter um papel preponderante nestas crenças.
id RCAP_ed3be487135133946c715b016074ba56
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startupsMulheresStartupsMetaestereótiposCrenças de autoeficáciaCrenças de autoconfiançaWomenMeta-stereotypesSelf-efficacy beliefsSelf-confidence beliefsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação enquadra-se na temática dos desafios das mulheres empreendedoras e fundadoras de startups em criar o seu próprio negócio e na conceção metaestereótipa que estas percecionam sobre si e sobre mulheres empreendedoras no geral. Adicionalmente, é também objetivo de estudo compreender as crenças de autoconfiança e autoeficácia destas mulheres. O estudo de caráter qualitativo, tem como participantes apenas mulheres, não visando uma comparação com os seus homólogos homens, justificando-se esta opção pela necessidade de compreensão da complexidade das questões a serem abordadas. Posto isto, os resultados sugerem que os maiores desafios enfrentados são de caráter financeiro, algo já presente em investigações anteriores, tendo existido outros desafios passíveis de serem considerados pertinentes. Relativamente à compreensão dos metaestereótipos, foi possível verificar que as suas perceções acerca do que um outgroup pensa sobre elas e sobre mulheres empreendedoras seja atribuído às características da própria mulher e ao descrédito das mesmas, desempenhando estes um papel importante, uma vez que quando percecionados podem levar a que as mulheres operem de uma forma diferente relativamente ao seu trabalho. Contrariamente ao apresentado na literatura, estas mulheres apresentam níveis altos de autoconfiança e de autoeficácia, embora os desafios com que se depararam no seu percurso possam ter um papel preponderante nestas crenças.The present research fits the theme of the challenges of women entrepreneurs and startup founders’ in creating their own business and about the meta-stereotypes that they perceive about themselves and about women entrepreneurs in general. Additionally, it is a study goal the self-efficacy and self-confidence beliefs of these women. The qualitative study has as participants only women, not aiming a comparison with their male counterparts. The methodological option is justified by the need to understand the complexity of the issues to be addressed. The results suggest that the financial theme is a big issue for women, something already studied by other investigations, having existed other challenges that deserve to be considered. Concerning the meta-stereotypes conception, it was possible to verify that their perceptions about how others thinks about them or about women entrepreneurs in general are related to the characteristics of women and discredit on them, playing them an important role since when they are perceived may lead women to operate differently at work. Contrary to the literature, these women present high levels of self-confidence and self- efficacy, although the challenges can have a preponderant role on these beliefs.Sobral, Ana Filipa dos SantosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Magda Soraia da Costa2020-03-19T10:23:14Z2019-07-2320192019-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30037TID:202298744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:06.002721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
title Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
spellingShingle Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
Gomes, Magda Soraia da Costa
Mulheres
Startups
Metaestereótipos
Crenças de autoeficácia
Crenças de autoconfiança
Women
Meta-stereotypes
Self-efficacy beliefs
Self-confidence beliefs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
title_full Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
title_fullStr Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
title_full_unstemmed Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
title_sort Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
author Gomes, Magda Soraia da Costa
author_facet Gomes, Magda Soraia da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sobral, Ana Filipa dos Santos
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Magda Soraia da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres
Startups
Metaestereótipos
Crenças de autoeficácia
Crenças de autoconfiança
Women
Meta-stereotypes
Self-efficacy beliefs
Self-confidence beliefs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Mulheres
Startups
Metaestereótipos
Crenças de autoeficácia
Crenças de autoconfiança
Women
Meta-stereotypes
Self-efficacy beliefs
Self-confidence beliefs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A presente investigação enquadra-se na temática dos desafios das mulheres empreendedoras e fundadoras de startups em criar o seu próprio negócio e na conceção metaestereótipa que estas percecionam sobre si e sobre mulheres empreendedoras no geral. Adicionalmente, é também objetivo de estudo compreender as crenças de autoconfiança e autoeficácia destas mulheres. O estudo de caráter qualitativo, tem como participantes apenas mulheres, não visando uma comparação com os seus homólogos homens, justificando-se esta opção pela necessidade de compreensão da complexidade das questões a serem abordadas. Posto isto, os resultados sugerem que os maiores desafios enfrentados são de caráter financeiro, algo já presente em investigações anteriores, tendo existido outros desafios passíveis de serem considerados pertinentes. Relativamente à compreensão dos metaestereótipos, foi possível verificar que as suas perceções acerca do que um outgroup pensa sobre elas e sobre mulheres empreendedoras seja atribuído às características da própria mulher e ao descrédito das mesmas, desempenhando estes um papel importante, uma vez que quando percecionados podem levar a que as mulheres operem de uma forma diferente relativamente ao seu trabalho. Contrariamente ao apresentado na literatura, estas mulheres apresentam níveis altos de autoconfiança e de autoeficácia, embora os desafios com que se depararam no seu percurso possam ter um papel preponderante nestas crenças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23
2019
2019-07-23T00:00:00Z
2020-03-19T10:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30037
TID:202298744
url http://hdl.handle.net/10400.14/30037
identifier_str_mv TID:202298744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131950728871936