Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30037 |
Resumo: | A presente investigação enquadra-se na temática dos desafios das mulheres empreendedoras e fundadoras de startups em criar o seu próprio negócio e na conceção metaestereótipa que estas percecionam sobre si e sobre mulheres empreendedoras no geral. Adicionalmente, é também objetivo de estudo compreender as crenças de autoconfiança e autoeficácia destas mulheres. O estudo de caráter qualitativo, tem como participantes apenas mulheres, não visando uma comparação com os seus homólogos homens, justificando-se esta opção pela necessidade de compreensão da complexidade das questões a serem abordadas. Posto isto, os resultados sugerem que os maiores desafios enfrentados são de caráter financeiro, algo já presente em investigações anteriores, tendo existido outros desafios passíveis de serem considerados pertinentes. Relativamente à compreensão dos metaestereótipos, foi possível verificar que as suas perceções acerca do que um outgroup pensa sobre elas e sobre mulheres empreendedoras seja atribuído às características da própria mulher e ao descrédito das mesmas, desempenhando estes um papel importante, uma vez que quando percecionados podem levar a que as mulheres operem de uma forma diferente relativamente ao seu trabalho. Contrariamente ao apresentado na literatura, estas mulheres apresentam níveis altos de autoconfiança e de autoeficácia, embora os desafios com que se depararam no seu percurso possam ter um papel preponderante nestas crenças. |
id |
RCAP_ed3be487135133946c715b016074ba56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30037 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startupsMulheresStartupsMetaestereótiposCrenças de autoeficáciaCrenças de autoconfiançaWomenMeta-stereotypesSelf-efficacy beliefsSelf-confidence beliefsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA presente investigação enquadra-se na temática dos desafios das mulheres empreendedoras e fundadoras de startups em criar o seu próprio negócio e na conceção metaestereótipa que estas percecionam sobre si e sobre mulheres empreendedoras no geral. Adicionalmente, é também objetivo de estudo compreender as crenças de autoconfiança e autoeficácia destas mulheres. O estudo de caráter qualitativo, tem como participantes apenas mulheres, não visando uma comparação com os seus homólogos homens, justificando-se esta opção pela necessidade de compreensão da complexidade das questões a serem abordadas. Posto isto, os resultados sugerem que os maiores desafios enfrentados são de caráter financeiro, algo já presente em investigações anteriores, tendo existido outros desafios passíveis de serem considerados pertinentes. Relativamente à compreensão dos metaestereótipos, foi possível verificar que as suas perceções acerca do que um outgroup pensa sobre elas e sobre mulheres empreendedoras seja atribuído às características da própria mulher e ao descrédito das mesmas, desempenhando estes um papel importante, uma vez que quando percecionados podem levar a que as mulheres operem de uma forma diferente relativamente ao seu trabalho. Contrariamente ao apresentado na literatura, estas mulheres apresentam níveis altos de autoconfiança e de autoeficácia, embora os desafios com que se depararam no seu percurso possam ter um papel preponderante nestas crenças.The present research fits the theme of the challenges of women entrepreneurs and startup founders’ in creating their own business and about the meta-stereotypes that they perceive about themselves and about women entrepreneurs in general. Additionally, it is a study goal the self-efficacy and self-confidence beliefs of these women. The qualitative study has as participants only women, not aiming a comparison with their male counterparts. The methodological option is justified by the need to understand the complexity of the issues to be addressed. The results suggest that the financial theme is a big issue for women, something already studied by other investigations, having existed other challenges that deserve to be considered. Concerning the meta-stereotypes conception, it was possible to verify that their perceptions about how others thinks about them or about women entrepreneurs in general are related to the characteristics of women and discredit on them, playing them an important role since when they are perceived may lead women to operate differently at work. Contrary to the literature, these women present high levels of self-confidence and self- efficacy, although the challenges can have a preponderant role on these beliefs.Sobral, Ana Filipa dos SantosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Magda Soraia da Costa2020-03-19T10:23:14Z2019-07-2320192019-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30037TID:202298744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:06.002721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups |
title |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups |
spellingShingle |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups Gomes, Magda Soraia da Costa Mulheres Startups Metaestereótipos Crenças de autoeficácia Crenças de autoconfiança Women Meta-stereotypes Self-efficacy beliefs Self-confidence beliefs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups |
title_full |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups |
title_fullStr |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups |
title_full_unstemmed |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups |
title_sort |
Desafios e metaestereótipos no percurso empreendedor : crenças de autoeficácia e autoconfiança em mulheres fundadoras de startups |
author |
Gomes, Magda Soraia da Costa |
author_facet |
Gomes, Magda Soraia da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sobral, Ana Filipa dos Santos Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Magda Soraia da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Startups Metaestereótipos Crenças de autoeficácia Crenças de autoconfiança Women Meta-stereotypes Self-efficacy beliefs Self-confidence beliefs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Mulheres Startups Metaestereótipos Crenças de autoeficácia Crenças de autoconfiança Women Meta-stereotypes Self-efficacy beliefs Self-confidence beliefs Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
A presente investigação enquadra-se na temática dos desafios das mulheres empreendedoras e fundadoras de startups em criar o seu próprio negócio e na conceção metaestereótipa que estas percecionam sobre si e sobre mulheres empreendedoras no geral. Adicionalmente, é também objetivo de estudo compreender as crenças de autoconfiança e autoeficácia destas mulheres. O estudo de caráter qualitativo, tem como participantes apenas mulheres, não visando uma comparação com os seus homólogos homens, justificando-se esta opção pela necessidade de compreensão da complexidade das questões a serem abordadas. Posto isto, os resultados sugerem que os maiores desafios enfrentados são de caráter financeiro, algo já presente em investigações anteriores, tendo existido outros desafios passíveis de serem considerados pertinentes. Relativamente à compreensão dos metaestereótipos, foi possível verificar que as suas perceções acerca do que um outgroup pensa sobre elas e sobre mulheres empreendedoras seja atribuído às características da própria mulher e ao descrédito das mesmas, desempenhando estes um papel importante, uma vez que quando percecionados podem levar a que as mulheres operem de uma forma diferente relativamente ao seu trabalho. Contrariamente ao apresentado na literatura, estas mulheres apresentam níveis altos de autoconfiança e de autoeficácia, embora os desafios com que se depararam no seu percurso possam ter um papel preponderante nestas crenças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-23 2019 2019-07-23T00:00:00Z 2020-03-19T10:23:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/30037 TID:202298744 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/30037 |
identifier_str_mv |
TID:202298744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131950728871936 |