Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caroço, Vera Sofia Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2851
Resumo: Este artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos.
id RCAP_ed52954d50b59c2c6ed5c3aa74918724
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2851
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionadaTecnologia da informação e comunicaçãoFamíliaEscolaAlunosBlogueInformation and communication technologyFamilySchoolStudentsBlogEste artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos.Abstract - This article reflects the importance of educational blogs as an approximation factor between family and school. Digital technologies have great impact on education, creating new ways of learning, dissemination of knowledge and, especially, new relationships between the teacher, the student and his family (parents/guardians). The aim of the investigation was to verify the contribution of educational blogs as an approximation factor between family and school. The research was conducted in a school of 1st CEB and 1st grade, attended by 25 students aged between 6 and 7 years. The methodology used to carry out this research was the qualitative character with a mixed approach, where it conducted an investigation which refers to a case study and a research-action. Data analysis showed that pupils and parents/guardians reported being important to explore the educational blogs as a way to motivate students by the intuitive character that they provide to have contributed to an improvement of student learning.Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCaroço, Vera Sofia MartinsGil, Henrique2015-06-23T10:28:02Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2851porCAROÇO, Vera ; GIL, Henrique (2015) - Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola : uma investigação na prática de ensino supervisionada. In IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 14-15 de Maio - Challenges 2015 : Meio século de TIC na Educação : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 722-731.978-989-97374-3-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:47:52Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:04.535570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
title Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
spellingShingle Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
Caroço, Vera Sofia Martins
Tecnologia da informação e comunicação
Família
Escola
Alunos
Blogue
Information and communication technology
Family
School
Students
Blog
title_short Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
title_full Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
title_fullStr Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
title_sort Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
author Caroço, Vera Sofia Martins
author_facet Caroço, Vera Sofia Martins
Gil, Henrique
author_role author
author2 Gil, Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Caroço, Vera Sofia Martins
Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação e comunicação
Família
Escola
Alunos
Blogue
Information and communication technology
Family
School
Students
Blog
topic Tecnologia da informação e comunicação
Família
Escola
Alunos
Blogue
Information and communication technology
Family
School
Students
Blog
description Este artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-23T10:28:02Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2851
url http://hdl.handle.net/10400.11/2851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CAROÇO, Vera ; GIL, Henrique (2015) - Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola : uma investigação na prática de ensino supervisionada. In IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 14-15 de Maio - Challenges 2015 : Meio século de TIC na Educação : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 722-731.
978-989-97374-3-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130801860771840