Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2851 |
Resumo: | Este artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos. |
id |
RCAP_ed52954d50b59c2c6ed5c3aa74918724 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionadaTecnologia da informação e comunicaçãoFamíliaEscolaAlunosBlogueInformation and communication technologyFamilySchoolStudentsBlogEste artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos.Abstract - This article reflects the importance of educational blogs as an approximation factor between family and school. Digital technologies have great impact on education, creating new ways of learning, dissemination of knowledge and, especially, new relationships between the teacher, the student and his family (parents/guardians). The aim of the investigation was to verify the contribution of educational blogs as an approximation factor between family and school. The research was conducted in a school of 1st CEB and 1st grade, attended by 25 students aged between 6 and 7 years. The methodology used to carry out this research was the qualitative character with a mixed approach, where it conducted an investigation which refers to a case study and a research-action. Data analysis showed that pupils and parents/guardians reported being important to explore the educational blogs as a way to motivate students by the intuitive character that they provide to have contributed to an improvement of student learning.Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCaroço, Vera Sofia MartinsGil, Henrique2015-06-23T10:28:02Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2851porCAROÇO, Vera ; GIL, Henrique (2015) - Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola : uma investigação na prática de ensino supervisionada. In IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 14-15 de Maio - Challenges 2015 : Meio século de TIC na Educação : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 722-731.978-989-97374-3-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:47:52Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:04.535570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada |
title |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada Caroço, Vera Sofia Martins Tecnologia da informação e comunicação Família Escola Alunos Blogue Information and communication technology Family School Students Blog |
title_short |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada |
title_full |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola: uma investigação na prática de ensino supervisionada |
author |
Caroço, Vera Sofia Martins |
author_facet |
Caroço, Vera Sofia Martins Gil, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caroço, Vera Sofia Martins Gil, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação e comunicação Família Escola Alunos Blogue Information and communication technology Family School Students Blog |
topic |
Tecnologia da informação e comunicação Família Escola Alunos Blogue Information and communication technology Family School Students Blog |
description |
Este artigo reflete a importância dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. As tecnologias digitais têm, grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). 0 objetivo da investigação realizada foi o de verificar qual o contributo dos blogues educativos corno fator de aproximação entre a família e a escola. A investigação foi realizada numa escola de 1. º CEB e no 1.º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idades entre os 6 e 7 anos. A metodologia aplicada para a realização desta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou urna investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. A análise dos dados demonstrou que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação referiram ter sido importante explorar os blogues educativos como forma de motivar os alunos pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam ao terem contribuído para uma melhoria de aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-23T10:28:02Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2851 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CAROÇO, Vera ; GIL, Henrique (2015) - Os blogues educativos e o seu contributo para a aproximação entre a família e a escola : uma investigação na prática de ensino supervisionada. In IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 14-15 de Maio - Challenges 2015 : Meio século de TIC na Educação : atas. Braga : Universidade do Minho. p. 722-731. 978-989-97374-3-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130801860771840 |