Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brustolin, Cristiane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134457
Resumo: A sociedade passa por mudanças significativas que influenciam na maneira de pensarmos e atuarmos, ou seja, as tecnologias provocam alterações no modo de viver, na integração social, enfim, em todos os aspectos da vida humana. O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa. Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas, possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. O ensino da Química, muitas vezes, é percebido como um bicho de sete cabeças, o uso do blog para o ensino da química se configura como uma oportunidade para a escola romper barreiras, permitindo novas formas de apresentar, debater e refletir sobre conhecimentos da área. Tendo em vista essas vantagens, resolvemos criar um blog com os alunos das duas turmas do terceiro ano do ensino médio que estudam pela parte da manhã da Escola Estadual Dom Antônio Macedo Costa (DAMC), pensando, principalmente, em explorar a construção de alguns conhecimentos de uma forma mais dinâmica, interativa e abrangente. A maioria dos alunos aprovou a criação do blog, não apenas por ter tido algumas “aulas diferente” que provavelmente no futuro bem próximo se tornará aulas normais, as experiências compartilhadas e o coleguismo entre ambos possibilitaram conhecer cada vez mais novos processos, tecnologia e diferentes tipos de mídia.
id UFRGS-2_fabd73fb2448ea631022e6c9eda23011
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134457
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brustolin, CristianeFavaretto, Fernando2016-03-30T02:08:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/134457000985984A sociedade passa por mudanças significativas que influenciam na maneira de pensarmos e atuarmos, ou seja, as tecnologias provocam alterações no modo de viver, na integração social, enfim, em todos os aspectos da vida humana. O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa. Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas, possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. O ensino da Química, muitas vezes, é percebido como um bicho de sete cabeças, o uso do blog para o ensino da química se configura como uma oportunidade para a escola romper barreiras, permitindo novas formas de apresentar, debater e refletir sobre conhecimentos da área. Tendo em vista essas vantagens, resolvemos criar um blog com os alunos das duas turmas do terceiro ano do ensino médio que estudam pela parte da manhã da Escola Estadual Dom Antônio Macedo Costa (DAMC), pensando, principalmente, em explorar a construção de alguns conhecimentos de uma forma mais dinâmica, interativa e abrangente. A maioria dos alunos aprovou a criação do blog, não apenas por ter tido algumas “aulas diferente” que provavelmente no futuro bem próximo se tornará aulas normais, as experiências compartilhadas e o coleguismo entre ambos possibilitaram conhecer cada vez mais novos processos, tecnologia e diferentes tipos de mídia.The company undergoes significant changes that influence the way we think and we act, so the technologies cause changes in the way of living, social integration, in short, in every aspect of human life. The blog is an important communication tool, interaction and sharing of ideas, information and knowledge collaboratively. Considered a democratic space, blogging is increasingly used by teachers, both for its language as to be an excellent addition to teaching all disciplines, allows the production of texts, analyzes and opinions on current, photos and videos publication, besides favoring the imagination and facilitate socialization through the comments that can be posted. The teaching of chemistry, it is often perceived as a big deal, using the blog for chemistry teaching is configured as an opportunity for school break barriers, allowing new ways to present, discussing and reflecting on knowledge of the area. In view of these advantages, we decided to create a blog with the students of the two third-year high school classes studying the part of DAMC school in the morning, thinking mainly in exploring the construction of some knowledge of a more dynamic, interactive and comprehensive. Most of the students approved the creation of the blog, not only to have had some "different class" that probably in the near future will become regular classes, the shared experiences and the camaraderie between them made it possible to know more and more new processes, technology and different media types.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BlogQuímicaEnsinoMediaChemicalBlogMídias no ensino da química : uma experiência com bloguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoSerafina Corrêa, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985984.pdf000985984.pdfTexto completoapplication/pdf447231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/1/000985984.pdf739675bb2f1a437a54c876feef8215ebMD51TEXT000985984.pdf.txt000985984.pdf.txtExtracted Texttext/plain56621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/2/000985984.pdf.txt84d2967bba708cb5d2e6c3190a568311MD52THUMBNAIL000985984.pdf.jpg000985984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/3/000985984.pdf.jpgd8bfafee6278547002e2401f2a3893bcMD5310183/1344572018-10-26 09:45:24.815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134457Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
title Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
spellingShingle Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
Brustolin, Cristiane
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Química
Ensino
Media
Chemical
Blog
title_short Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
title_full Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
title_fullStr Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
title_full_unstemmed Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
title_sort Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
author Brustolin, Cristiane
author_facet Brustolin, Cristiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brustolin, Cristiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Favaretto, Fernando
contributor_str_mv Favaretto, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Química
Ensino
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Blog
Química
Ensino
Media
Chemical
Blog
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Chemical
Blog
description A sociedade passa por mudanças significativas que influenciam na maneira de pensarmos e atuarmos, ou seja, as tecnologias provocam alterações no modo de viver, na integração social, enfim, em todos os aspectos da vida humana. O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa. Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas, possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. O ensino da Química, muitas vezes, é percebido como um bicho de sete cabeças, o uso do blog para o ensino da química se configura como uma oportunidade para a escola romper barreiras, permitindo novas formas de apresentar, debater e refletir sobre conhecimentos da área. Tendo em vista essas vantagens, resolvemos criar um blog com os alunos das duas turmas do terceiro ano do ensino médio que estudam pela parte da manhã da Escola Estadual Dom Antônio Macedo Costa (DAMC), pensando, principalmente, em explorar a construção de alguns conhecimentos de uma forma mais dinâmica, interativa e abrangente. A maioria dos alunos aprovou a criação do blog, não apenas por ter tido algumas “aulas diferente” que provavelmente no futuro bem próximo se tornará aulas normais, as experiências compartilhadas e o coleguismo entre ambos possibilitaram conhecer cada vez mais novos processos, tecnologia e diferentes tipos de mídia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134457
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985984
url http://hdl.handle.net/10183/134457
identifier_str_mv 000985984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/1/000985984.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/2/000985984.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/3/000985984.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 739675bb2f1a437a54c876feef8215eb
84d2967bba708cb5d2e6c3190a568311
d8bfafee6278547002e2401f2a3893bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447165487546368