Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134457 |
Resumo: | A sociedade passa por mudanças significativas que influenciam na maneira de pensarmos e atuarmos, ou seja, as tecnologias provocam alterações no modo de viver, na integração social, enfim, em todos os aspectos da vida humana. O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa. Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas, possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. O ensino da Química, muitas vezes, é percebido como um bicho de sete cabeças, o uso do blog para o ensino da química se configura como uma oportunidade para a escola romper barreiras, permitindo novas formas de apresentar, debater e refletir sobre conhecimentos da área. Tendo em vista essas vantagens, resolvemos criar um blog com os alunos das duas turmas do terceiro ano do ensino médio que estudam pela parte da manhã da Escola Estadual Dom Antônio Macedo Costa (DAMC), pensando, principalmente, em explorar a construção de alguns conhecimentos de uma forma mais dinâmica, interativa e abrangente. A maioria dos alunos aprovou a criação do blog, não apenas por ter tido algumas “aulas diferente” que provavelmente no futuro bem próximo se tornará aulas normais, as experiências compartilhadas e o coleguismo entre ambos possibilitaram conhecer cada vez mais novos processos, tecnologia e diferentes tipos de mídia. |
id |
UFRGS-2_fabd73fb2448ea631022e6c9eda23011 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134457 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brustolin, CristianeFavaretto, Fernando2016-03-30T02:08:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/134457000985984A sociedade passa por mudanças significativas que influenciam na maneira de pensarmos e atuarmos, ou seja, as tecnologias provocam alterações no modo de viver, na integração social, enfim, em todos os aspectos da vida humana. O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa. Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas, possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. O ensino da Química, muitas vezes, é percebido como um bicho de sete cabeças, o uso do blog para o ensino da química se configura como uma oportunidade para a escola romper barreiras, permitindo novas formas de apresentar, debater e refletir sobre conhecimentos da área. Tendo em vista essas vantagens, resolvemos criar um blog com os alunos das duas turmas do terceiro ano do ensino médio que estudam pela parte da manhã da Escola Estadual Dom Antônio Macedo Costa (DAMC), pensando, principalmente, em explorar a construção de alguns conhecimentos de uma forma mais dinâmica, interativa e abrangente. A maioria dos alunos aprovou a criação do blog, não apenas por ter tido algumas “aulas diferente” que provavelmente no futuro bem próximo se tornará aulas normais, as experiências compartilhadas e o coleguismo entre ambos possibilitaram conhecer cada vez mais novos processos, tecnologia e diferentes tipos de mídia.The company undergoes significant changes that influence the way we think and we act, so the technologies cause changes in the way of living, social integration, in short, in every aspect of human life. The blog is an important communication tool, interaction and sharing of ideas, information and knowledge collaboratively. Considered a democratic space, blogging is increasingly used by teachers, both for its language as to be an excellent addition to teaching all disciplines, allows the production of texts, analyzes and opinions on current, photos and videos publication, besides favoring the imagination and facilitate socialization through the comments that can be posted. The teaching of chemistry, it is often perceived as a big deal, using the blog for chemistry teaching is configured as an opportunity for school break barriers, allowing new ways to present, discussing and reflecting on knowledge of the area. In view of these advantages, we decided to create a blog with the students of the two third-year high school classes studying the part of DAMC school in the morning, thinking mainly in exploring the construction of some knowledge of a more dynamic, interactive and comprehensive. Most of the students approved the creation of the blog, not only to have had some "different class" that probably in the near future will become regular classes, the shared experiences and the camaraderie between them made it possible to know more and more new processes, technology and different media types.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)BlogQuímicaEnsinoMediaChemicalBlogMídias no ensino da química : uma experiência com bloguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoSerafina Corrêa, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985984.pdf000985984.pdfTexto completoapplication/pdf447231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/1/000985984.pdf739675bb2f1a437a54c876feef8215ebMD51TEXT000985984.pdf.txt000985984.pdf.txtExtracted Texttext/plain56621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/2/000985984.pdf.txt84d2967bba708cb5d2e6c3190a568311MD52THUMBNAIL000985984.pdf.jpg000985984.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/3/000985984.pdf.jpgd8bfafee6278547002e2401f2a3893bcMD5310183/1344572018-10-26 09:45:24.815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134457Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues |
title |
Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues |
spellingShingle |
Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues Brustolin, Cristiane Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Química Ensino Media Chemical Blog |
title_short |
Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues |
title_full |
Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues |
title_fullStr |
Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues |
title_full_unstemmed |
Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues |
title_sort |
Mídias no ensino da química : uma experiência com blogues |
author |
Brustolin, Cristiane |
author_facet |
Brustolin, Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brustolin, Cristiane |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Favaretto, Fernando |
contributor_str_mv |
Favaretto, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Química Ensino |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Blog Química Ensino Media Chemical Blog |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Chemical Blog |
description |
A sociedade passa por mudanças significativas que influenciam na maneira de pensarmos e atuarmos, ou seja, as tecnologias provocam alterações no modo de viver, na integração social, enfim, em todos os aspectos da vida humana. O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa. Considerado um espaço democrático, o blog é cada vez mais usado por professores, tanto por sua linguagem como por ser um excelente complemento ao ensino de todas as disciplinas, possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. O ensino da Química, muitas vezes, é percebido como um bicho de sete cabeças, o uso do blog para o ensino da química se configura como uma oportunidade para a escola romper barreiras, permitindo novas formas de apresentar, debater e refletir sobre conhecimentos da área. Tendo em vista essas vantagens, resolvemos criar um blog com os alunos das duas turmas do terceiro ano do ensino médio que estudam pela parte da manhã da Escola Estadual Dom Antônio Macedo Costa (DAMC), pensando, principalmente, em explorar a construção de alguns conhecimentos de uma forma mais dinâmica, interativa e abrangente. A maioria dos alunos aprovou a criação do blog, não apenas por ter tido algumas “aulas diferente” que provavelmente no futuro bem próximo se tornará aulas normais, as experiências compartilhadas e o coleguismo entre ambos possibilitaram conhecer cada vez mais novos processos, tecnologia e diferentes tipos de mídia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134457 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985984 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134457 |
identifier_str_mv |
000985984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/1/000985984.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/2/000985984.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134457/3/000985984.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
739675bb2f1a437a54c876feef8215eb 84d2967bba708cb5d2e6c3190a568311 d8bfafee6278547002e2401f2a3893bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165487546368 |