Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Marisa da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18216
Resumo: A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) consiste, segundo a DSM-5, num distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades na comunicação, imaginação e interação social, assim como, por interesses restritos, presentes desde idades muito precoces. O presente relatório configura-se como um Projeto de Intervenção, desenvolvido na Suíça com uma aluna de 10 anos com diagnóstico de PEA. Esta aluna apresentava graves dificuldades ao nível das interações sociais, comunicação e fraca motivação para aprendizagens escolares. Perante um diagnóstico recente, emergiu a necessidade de estabelecer um plano de intervenção, focado nas necessidades especificas da aluna. Como metodologia recorreu-se à análise de documentos, seguida da recolha de dados culminando na construção de um memorando, no desenvolvimento de entrevistas aos pais e à responsável de caso, à criação de uma aplicação com a ajuda de um Engenheiro Informático assim como a elaboração de guiões de observação. Posteriormente recorreu-se à análise e cruzamento das informações recolhidas. A estratégia utilizada consistiu em aumentar a motivação face aos momentos de aprendizagem e, posteriormente, desenvolver a linguagem oral e escrita. Para responder às necessidades motivacionais da aluna, foi criada uma aplicação digital - « Autism Social Play » e, concomitantemente, trabalhadas competências comunicativas, tendo por com base no modelo de intervenção Dir_Floortime. Este projeto permitiu concluir que, mesmo tratando-se de crianças com PEA apresentem um perfil funcional e comportamental semelhante, é muito importante que o professor desenvolva estratégias diversificadas para permitir que o aluno, por sua vez, tenha ao seu dispor os instrumentos que se lhe afiguram ajustados ao seu desenvolvimento e aprendizagem.
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