Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18216 |
Resumo: | A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) consiste, segundo a DSM-5, num distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades na comunicação, imaginação e interação social, assim como, por interesses restritos, presentes desde idades muito precoces. O presente relatório configura-se como um Projeto de Intervenção, desenvolvido na Suíça com uma aluna de 10 anos com diagnóstico de PEA. Esta aluna apresentava graves dificuldades ao nível das interações sociais, comunicação e fraca motivação para aprendizagens escolares. Perante um diagnóstico recente, emergiu a necessidade de estabelecer um plano de intervenção, focado nas necessidades especificas da aluna. Como metodologia recorreu-se à análise de documentos, seguida da recolha de dados culminando na construção de um memorando, no desenvolvimento de entrevistas aos pais e à responsável de caso, à criação de uma aplicação com a ajuda de um Engenheiro Informático assim como a elaboração de guiões de observação. Posteriormente recorreu-se à análise e cruzamento das informações recolhidas. A estratégia utilizada consistiu em aumentar a motivação face aos momentos de aprendizagem e, posteriormente, desenvolver a linguagem oral e escrita. Para responder às necessidades motivacionais da aluna, foi criada uma aplicação digital - « Autism Social Play » e, concomitantemente, trabalhadas competências comunicativas, tendo por com base no modelo de intervenção Dir_Floortime. Este projeto permitiu concluir que, mesmo tratando-se de crianças com PEA apresentem um perfil funcional e comportamental semelhante, é muito importante que o professor desenvolva estratégias diversificadas para permitir que o aluno, por sua vez, tenha ao seu dispor os instrumentos que se lhe afiguram ajustados ao seu desenvolvimento e aprendizagem. |
id |
RCAP_ed6a544b36db5bbe6d5b7e162a2c72ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18216 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismoPerturbações do Espectro do AutismoComunicaçãoLinguagemMotivaçãoDIR_FloortimeNovas TecnologiasA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) consiste, segundo a DSM-5, num distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades na comunicação, imaginação e interação social, assim como, por interesses restritos, presentes desde idades muito precoces. O presente relatório configura-se como um Projeto de Intervenção, desenvolvido na Suíça com uma aluna de 10 anos com diagnóstico de PEA. Esta aluna apresentava graves dificuldades ao nível das interações sociais, comunicação e fraca motivação para aprendizagens escolares. Perante um diagnóstico recente, emergiu a necessidade de estabelecer um plano de intervenção, focado nas necessidades especificas da aluna. Como metodologia recorreu-se à análise de documentos, seguida da recolha de dados culminando na construção de um memorando, no desenvolvimento de entrevistas aos pais e à responsável de caso, à criação de uma aplicação com a ajuda de um Engenheiro Informático assim como a elaboração de guiões de observação. Posteriormente recorreu-se à análise e cruzamento das informações recolhidas. A estratégia utilizada consistiu em aumentar a motivação face aos momentos de aprendizagem e, posteriormente, desenvolver a linguagem oral e escrita. Para responder às necessidades motivacionais da aluna, foi criada uma aplicação digital - « Autism Social Play » e, concomitantemente, trabalhadas competências comunicativas, tendo por com base no modelo de intervenção Dir_Floortime. Este projeto permitiu concluir que, mesmo tratando-se de crianças com PEA apresentem um perfil funcional e comportamental semelhante, é muito importante que o professor desenvolva estratégias diversificadas para permitir que o aluno, por sua vez, tenha ao seu dispor os instrumentos que se lhe afiguram ajustados ao seu desenvolvimento e aprendizagem.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-Repositório ComumMagalhães, Marisa da Silva2017-04-20T10:40:28Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18216201648920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:46.062761Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo |
title |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo |
spellingShingle |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo Magalhães, Marisa da Silva Perturbações do Espectro do Autismo Comunicação Linguagem Motivação DIR_Floortime Novas Tecnologias |
title_short |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo |
title_full |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo |
title_fullStr |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo |
title_full_unstemmed |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo |
title_sort |
Instrumentos para potenciar o desenvolvimento da interação e comunicação de alunos com perturbação do espectro do autismo |
author |
Magalhães, Marisa da Silva |
author_facet |
Magalhães, Marisa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Morgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Marisa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbações do Espectro do Autismo Comunicação Linguagem Motivação DIR_Floortime Novas Tecnologias |
topic |
Perturbações do Espectro do Autismo Comunicação Linguagem Motivação DIR_Floortime Novas Tecnologias |
description |
A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) consiste, segundo a DSM-5, num distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por dificuldades na comunicação, imaginação e interação social, assim como, por interesses restritos, presentes desde idades muito precoces. O presente relatório configura-se como um Projeto de Intervenção, desenvolvido na Suíça com uma aluna de 10 anos com diagnóstico de PEA. Esta aluna apresentava graves dificuldades ao nível das interações sociais, comunicação e fraca motivação para aprendizagens escolares. Perante um diagnóstico recente, emergiu a necessidade de estabelecer um plano de intervenção, focado nas necessidades especificas da aluna. Como metodologia recorreu-se à análise de documentos, seguida da recolha de dados culminando na construção de um memorando, no desenvolvimento de entrevistas aos pais e à responsável de caso, à criação de uma aplicação com a ajuda de um Engenheiro Informático assim como a elaboração de guiões de observação. Posteriormente recorreu-se à análise e cruzamento das informações recolhidas. A estratégia utilizada consistiu em aumentar a motivação face aos momentos de aprendizagem e, posteriormente, desenvolver a linguagem oral e escrita. Para responder às necessidades motivacionais da aluna, foi criada uma aplicação digital - « Autism Social Play » e, concomitantemente, trabalhadas competências comunicativas, tendo por com base no modelo de intervenção Dir_Floortime. Este projeto permitiu concluir que, mesmo tratando-se de crianças com PEA apresentem um perfil funcional e comportamental semelhante, é muito importante que o professor desenvolva estratégias diversificadas para permitir que o aluno, por sua vez, tenha ao seu dispor os instrumentos que se lhe afiguram ajustados ao seu desenvolvimento e aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-20T10:40:28Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18216 201648920 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18216 |
identifier_str_mv |
201648920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130021808308224 |