Será o marketing de guerrilha, uma estratégia influente no futuro da comunicação desportiva?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ricardo António Lopes da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8476
Resumo: “SERÁ O MARKETING DE GUERRILHA, UMA ESTRATÉGIA INFLUENTE NO FUTURO DA COMUNICAÇÃO DESPORTIVA?” Com a realização desta Dissertação de Mestrado, pretendo decifrar a pergunta em cima mencionada. Irei investigar se o Marketing de Guerrilha, em conjunto com o Marketing Viral, serão ou não, ferramentas de comunicação que influenciarão positivamente o futuro da comunicação relacional de todos os Clubes de Futebol Nacionais. Numa época em que os orçamentos destinados às estratégias de marketing são cada vez mais reduzidos por parte dos clubes é importante e obrigatório rever e redefinir estratégias que apostem em cenários mais criativos, económicos e virais. Neste contexto menciono que este tipo de conceitos são muito mais económicos em termos financeiros, geram uma maior visibilidade e permitem que a mensagem chegue ao target de forma direta e ativa. Incentivam positivamente o sócio a integrar-se na própria comunicação e o mesmo poder dinamizar / partilhar a mensagem entre todos os seus amigos e utilizadores. Na minha teoria, estas ações fazem falta nas estratégias dos Clubes. É certo que já as fazem e bem na maioria das vezes, mas poderiam intensificar ainda mais este tipo de ações. Esta investigação, para além dos questionários, adotou também na sua metodologia, entrevistas (estudos de caso), onde foram observados quatro clubes nacionais: O Atlético Clube de Portugal, o Grupo Desportivo Estoril Praia, o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Com as entrevistas e a resultante análise de dados tentarei provar que o Marketing de Guerrilha é uma tendência e se será ou não uma ferramenta que poderá influenciar positivamente a comunicação da maioria dos clubes, levando à posteriori, que os mesmos consigam alcançar todos os seus objetivos.
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