Marketing de guerrilha: uma mais-valia para as marcas no mercado português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Gonçalo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4615
Resumo: Este trabalho procura organizar o conhecimento existente sobre o marketing de guerrilha, complementando-o com entrevistas que aprofundaram a realidade desta técnica de comunicação em Portugal. Os seus objectivos são perceber o estado e a evolução deste tipo de marketing e perceber as motivações que levaram as empresas a apostar nele bem como os riscos e as limitações que as marcas incorrem ao praticá-lo. Procurou-se também saber se este tipo de abordagem é o indicado para todas as marcas e a que tipo de público-alvo se destina. Entrevistaram-se cinco agências de comunicação e cinco marcas anunciantes. Chegou-se à conclusão, através dos dados recolhidos que o marketing de guerrilha é uma mais-valia sobretudo para as marcas que não têm orçamentos para grandes campanhas publicitárias. Pode ser considerada uma ferramenta que proporciona novas experiências aos anunciantes e aos consumidores por ter bastante impacto e por não incorrem em grandes riscos adicionais. Consegue-se assim uma maior aproximação ao público-alvo envolvendo-o na campanha e na construção da própria marca. A tendência será, à medida que as marcas se vão apercebendo que podem fazer um tipo de comunicação mais original para se destacarem a um baixo custo, irem apostando e depositando cada vez mais confiança nesta ferramenta de marketing.
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