O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Filipe, Luís Pereira, Pereira, Ana Patrícia, Alves, Sandra
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1017
Resumo: Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida.
id RCAP_ed7d24d82cc5b1d431ef792b14a23b18
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O email como complemento da terapia no contexto do ensino superiorEmailTerapiaEnsino SuperiorDiversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida.ResapesIC-OnlineSeco, Graça Maria dos Santos BatistaFilipe, Luís PereiraPereira, Ana PatríciaAlves, Sandra2014-07-10T09:02:34Z20142014-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1017porIn: III Congresso da Resapes: livro de atas. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014. ISBN 978-989-20-4827-7.978-989-20-4827-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:09:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:09:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
title O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
spellingShingle O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Email
Terapia
Ensino Superior
title_short O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
title_full O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
title_fullStr O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
title_full_unstemmed O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
title_sort O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
author Seco, Graça Maria dos Santos Batista
author_facet Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Filipe, Luís Pereira
Pereira, Ana Patrícia
Alves, Sandra
author_role author
author2 Filipe, Luís Pereira
Pereira, Ana Patrícia
Alves, Sandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Seco, Graça Maria dos Santos Batista
Filipe, Luís Pereira
Pereira, Ana Patrícia
Alves, Sandra
dc.subject.por.fl_str_mv Email
Terapia
Ensino Superior
topic Email
Terapia
Ensino Superior
description Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-10T09:02:34Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1017
url http://hdl.handle.net/10400.8/1017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In: III Congresso da Resapes: livro de atas. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014. ISBN 978-989-20-4827-7.
978-989-20-4827-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Resapes
publisher.none.fl_str_mv Resapes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547223515267072