O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1017 |
Resumo: | Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida. |
id |
RCAP_ed7d24d82cc5b1d431ef792b14a23b18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superiorEmailTerapiaEnsino SuperiorDiversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida.ResapesIC-OnlineSeco, Graça Maria dos Santos BatistaFilipe, Luís PereiraPereira, Ana PatríciaAlves, Sandra2014-07-10T09:02:34Z20142014-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1017porIn: III Congresso da Resapes: livro de atas. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014. ISBN 978-989-20-4827-7.978-989-20-4827-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:09:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:09:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior |
title |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior |
spellingShingle |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior Seco, Graça Maria dos Santos Batista Terapia Ensino Superior |
title_short |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior |
title_full |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior |
title_fullStr |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior |
title_full_unstemmed |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior |
title_sort |
O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior |
author |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista |
author_facet |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista Filipe, Luís Pereira Pereira, Ana Patrícia Alves, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Filipe, Luís Pereira Pereira, Ana Patrícia Alves, Sandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seco, Graça Maria dos Santos Batista Filipe, Luís Pereira Pereira, Ana Patrícia Alves, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Email Terapia Ensino Superior |
topic |
Email Terapia Ensino Superior |
description |
Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-10T09:02:34Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference object |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1017 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
In: III Congresso da Resapes: livro de atas. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2014. ISBN 978-989-20-4827-7. 978-989-20-4827-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Resapes |
publisher.none.fl_str_mv |
Resapes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547223515267072 |