As estratégias da Equipa de Enfermagem na Programação da Vinculação Mãe/Prematuro, na UCIN, HSM, CHLN, EPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Bárbara S C
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1486
Resumo: Nos dias de hoje, constata-se uma significativa diminuição da mortalidade e morbilidade neonatal dos bebés pré-termo. O nascimento de uma criança prematura é um acontecimento cada vez mais comum, sendo a sua viabilidade cada vez maior (Oliveira et al., 2008). Esta realidade resulta essencialmente do avanço científico e tecnológico, demonstrado na incrementação de diagnósticos e tratamentos mais eficazes. No entanto, não se deve descurar o bem-estar psicoafectivo presente e futuro destes bebés, e da sua unidade familiar, pois a realidade que está inerente a todo o processo de prematuridade de um filho engloba um risco acrescido de distanciamento dos pais, devido ao elevado sofrimento que estes experimentam, fator que condiciona o estabelecimento da relação de apego precoce pais/bebé. O afastamento da criança/pais imediatamente após o parto implica obrigatoriamente alterações no processo de vinculação, uma vez que o contacto entre os mesmos fica comprometido. Assim sendo, a equipa de saúde em geral, e a equipa de enfermagem em particular assumem um carácter fundamental na implementação de ações que minimizem esta dificuldade de estabelecer a díade mãe/prematuro, no contexto do vínculo afetivo. Assim, através da aplicação do questionário como método de recolha de dados e a respetiva análise e tratamento dos mesmos, foi possível conhecer as estratégias da equipa de enfermagem na promoção da vinculação mãe/bebé prematuro na UCIN, HSM, Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE. Assim, em relação à dimensão comunicação, as estratégias utilizadas são: a comunicação oral (100%) e escrita (76,92%), a demonstração (38,46%), a escuta ativa (34,62%) e o feedback (19,23%). Na dimensão ensino de cuidados chegou-se às seguintes estratégias: explicar (92,30%), supervisionar (76,92%) e motivar (19,23%). As estratégias presentes na dimensão participação integrada consistem em explicar/incentivar (100%), reforçar (65,38%), apoiar (42,30%) e negociar (19,23%). Por último, a dimensão supervisão de cuidados levou às estratégias: prestar atenção e clarificar (76,92%), solucionar problemas (50%) e orientar (26,92%). Pode afirmar-se, que a equipa de enfermagem assume um papel basilar na promoção do vínculo mãe/prematuro durante o internamento do bebé Hockenberry et al. (2006:249) referem que o “… vínculo materno é um processo cumulativo que se inicia antes da conceção, fortalece-se por momentos significativos durante a gravidez e amadurece por meio do contacto mãe-filho durante o período neonatal e a primeira infância.” Pelo que a equipa de enfermagem pode instituir-se de forma decisiva na promoção da vinculação, através das estratégias de parceria descritas.
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