Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Tiago André Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15612
Resumo: Embora o impacto da Arquitetura de Informação no processo de design de um website seja por vezes ignorado, esta representa uma parte vital durante o mesmo ao organizar um quadro contextual completo que determina a capacidade de os utilizares encontrarem e interagirem com a informação que necessitam. Assim, a ampla variação das necessidades de informação pressupõe um entendimento mais profundo e observacional dos comportamentos de busca de informação realizados pelos utilizadores. Através da revisão de um caso de estudo, pretende-se demonstrar que uma boa construção da Arquitetura de Informação começa quando se assegura uma abordagem centrada no utilizador, compreendendo o seu modelo mental e como o mesmo agrupa e categoriza o conteúdo. Com uma amostra total de 996 participantes, o recurso à pesquisa com utilizadores e a uma bateria de testes de usabilidade, baseada na medição de tarefas realizadas e na observação da interação feita pelos mesmos com os conteúdos de saúde e alimentação, permitiu a orientação da Arquitetura de Informação no re-design dessa mesma biblioteca de conteúdos durante o desenvolvimento de um novo website. Após um ano de atividade, os resultados analíticos apontam para um crescimento de 89% do consumo e da interação dos utilizadores com o mesmo conteúdo no novo website, promovendo, consequentemente, um maior sucesso da recuperação de informação.
id RCAP_ed843b70e47e3db2d35945a93e5ae795
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da EuroconsumersArquitetura de informaçãoComportamentos de busca de informaçãoDesign centrado no utilizadorEuroconsumersInteração da InformaçãoNecessidade de informaçãoPesquisa com ulitlizadoresSaúde e alimentaçãoUsabilidadeUser experienceWeb DesignEuroconsumersHealth & FoodInformation architectureInformation interactionInformation needsInformation-seeking behavioursUser-centered designUser researchUsabilityDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEmbora o impacto da Arquitetura de Informação no processo de design de um website seja por vezes ignorado, esta representa uma parte vital durante o mesmo ao organizar um quadro contextual completo que determina a capacidade de os utilizares encontrarem e interagirem com a informação que necessitam. Assim, a ampla variação das necessidades de informação pressupõe um entendimento mais profundo e observacional dos comportamentos de busca de informação realizados pelos utilizadores. Através da revisão de um caso de estudo, pretende-se demonstrar que uma boa construção da Arquitetura de Informação começa quando se assegura uma abordagem centrada no utilizador, compreendendo o seu modelo mental e como o mesmo agrupa e categoriza o conteúdo. Com uma amostra total de 996 participantes, o recurso à pesquisa com utilizadores e a uma bateria de testes de usabilidade, baseada na medição de tarefas realizadas e na observação da interação feita pelos mesmos com os conteúdos de saúde e alimentação, permitiu a orientação da Arquitetura de Informação no re-design dessa mesma biblioteca de conteúdos durante o desenvolvimento de um novo website. Após um ano de atividade, os resultados analíticos apontam para um crescimento de 89% do consumo e da interação dos utilizadores com o mesmo conteúdo no novo website, promovendo, consequentemente, um maior sucesso da recuperação de informação.While the impact of Information Architecture on the design process of a website is sometimes overlooked, this represents a vital part on the same process by organizing a complete contextual framework that determines users’ ability to use it to find and interact with the information they need. Thus, the wide variation of the information needs presupposes a deeper and observational understanding of the information search behaviours performed by users. Through the review of a case study, it is intended to demonstrate that a good construction of Information Architecture begins when a user-centered approach is ensured, by understanding users mental model and how they group and categorize content. With a total sample of 996 participants, the use of user research and a battery of usability tests, based on the measurement of tasks performed and on the observation of their interaction with health and food contents, allowed the orientation of the Architecture information in the re-design of the same content library during the development of a new website. After a year of activity, the analytical results point to a growth of 89% in consumption and user interaction with the same content in the new website, thus promoting a greater success of information retrieval.Rebelo, Francisco dos SantosRepositório da Universidade de LisboaPinto, Tiago André Alves2018-06-14T13:23:44Z2018-05-022018-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15612TID:201924919pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:11.734249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
title Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
spellingShingle Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
Pinto, Tiago André Alves
Arquitetura de informação
Comportamentos de busca de informação
Design centrado no utilizador
Euroconsumers
Interação da Informação
Necessidade de informação
Pesquisa com ulitlizadores
Saúde e alimentação
Usabilidade
User experience
Web Design
Euroconsumers
Health & Food
Information architecture
Information interaction
Information needs
Information-seeking behaviours
User-centered design
User research
Usability
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
title_full Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
title_fullStr Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
title_full_unstemmed Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
title_sort Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
author Pinto, Tiago André Alves
author_facet Pinto, Tiago André Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Francisco dos Santos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Tiago André Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura de informação
Comportamentos de busca de informação
Design centrado no utilizador
Euroconsumers
Interação da Informação
Necessidade de informação
Pesquisa com ulitlizadores
Saúde e alimentação
Usabilidade
User experience
Web Design
Euroconsumers
Health & Food
Information architecture
Information interaction
Information needs
Information-seeking behaviours
User-centered design
User research
Usability
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Arquitetura de informação
Comportamentos de busca de informação
Design centrado no utilizador
Euroconsumers
Interação da Informação
Necessidade de informação
Pesquisa com ulitlizadores
Saúde e alimentação
Usabilidade
User experience
Web Design
Euroconsumers
Health & Food
Information architecture
Information interaction
Information needs
Information-seeking behaviours
User-centered design
User research
Usability
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Embora o impacto da Arquitetura de Informação no processo de design de um website seja por vezes ignorado, esta representa uma parte vital durante o mesmo ao organizar um quadro contextual completo que determina a capacidade de os utilizares encontrarem e interagirem com a informação que necessitam. Assim, a ampla variação das necessidades de informação pressupõe um entendimento mais profundo e observacional dos comportamentos de busca de informação realizados pelos utilizadores. Através da revisão de um caso de estudo, pretende-se demonstrar que uma boa construção da Arquitetura de Informação começa quando se assegura uma abordagem centrada no utilizador, compreendendo o seu modelo mental e como o mesmo agrupa e categoriza o conteúdo. Com uma amostra total de 996 participantes, o recurso à pesquisa com utilizadores e a uma bateria de testes de usabilidade, baseada na medição de tarefas realizadas e na observação da interação feita pelos mesmos com os conteúdos de saúde e alimentação, permitiu a orientação da Arquitetura de Informação no re-design dessa mesma biblioteca de conteúdos durante o desenvolvimento de um novo website. Após um ano de atividade, os resultados analíticos apontam para um crescimento de 89% do consumo e da interação dos utilizadores com o mesmo conteúdo no novo website, promovendo, consequentemente, um maior sucesso da recuperação de informação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-14T13:23:44Z
2018-05-02
2018-05-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15612
TID:201924919
url http://hdl.handle.net/10400.5/15612
identifier_str_mv TID:201924919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131100557082624