Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da Euroconsumers
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15612 |
Resumo: | Embora o impacto da Arquitetura de Informação no processo de design de um website seja por vezes ignorado, esta representa uma parte vital durante o mesmo ao organizar um quadro contextual completo que determina a capacidade de os utilizares encontrarem e interagirem com a informação que necessitam. Assim, a ampla variação das necessidades de informação pressupõe um entendimento mais profundo e observacional dos comportamentos de busca de informação realizados pelos utilizadores. Através da revisão de um caso de estudo, pretende-se demonstrar que uma boa construção da Arquitetura de Informação começa quando se assegura uma abordagem centrada no utilizador, compreendendo o seu modelo mental e como o mesmo agrupa e categoriza o conteúdo. Com uma amostra total de 996 participantes, o recurso à pesquisa com utilizadores e a uma bateria de testes de usabilidade, baseada na medição de tarefas realizadas e na observação da interação feita pelos mesmos com os conteúdos de saúde e alimentação, permitiu a orientação da Arquitetura de Informação no re-design dessa mesma biblioteca de conteúdos durante o desenvolvimento de um novo website. Após um ano de atividade, os resultados analíticos apontam para um crescimento de 89% do consumo e da interação dos utilizadores com o mesmo conteúdo no novo website, promovendo, consequentemente, um maior sucesso da recuperação de informação. |
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Arquitetura de informação centrada no utilizador: um caso de estudo do website de Saúde e Alimentação da EuroconsumersArquitetura de informaçãoComportamentos de busca de informaçãoDesign centrado no utilizadorEuroconsumersInteração da InformaçãoNecessidade de informaçãoPesquisa com ulitlizadoresSaúde e alimentaçãoUsabilidadeUser experienceWeb DesignEuroconsumersHealth & FoodInformation architectureInformation interactionInformation needsInformation-seeking behavioursUser-centered designUser researchUsabilityDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEmbora o impacto da Arquitetura de Informação no processo de design de um website seja por vezes ignorado, esta representa uma parte vital durante o mesmo ao organizar um quadro contextual completo que determina a capacidade de os utilizares encontrarem e interagirem com a informação que necessitam. Assim, a ampla variação das necessidades de informação pressupõe um entendimento mais profundo e observacional dos comportamentos de busca de informação realizados pelos utilizadores. Através da revisão de um caso de estudo, pretende-se demonstrar que uma boa construção da Arquitetura de Informação começa quando se assegura uma abordagem centrada no utilizador, compreendendo o seu modelo mental e como o mesmo agrupa e categoriza o conteúdo. Com uma amostra total de 996 participantes, o recurso à pesquisa com utilizadores e a uma bateria de testes de usabilidade, baseada na medição de tarefas realizadas e na observação da interação feita pelos mesmos com os conteúdos de saúde e alimentação, permitiu a orientação da Arquitetura de Informação no re-design dessa mesma biblioteca de conteúdos durante o desenvolvimento de um novo website. Após um ano de atividade, os resultados analíticos apontam para um crescimento de 89% do consumo e da interação dos utilizadores com o mesmo conteúdo no novo website, promovendo, consequentemente, um maior sucesso da recuperação de informação.While the impact of Information Architecture on the design process of a website is sometimes overlooked, this represents a vital part on the same process by organizing a complete contextual framework that determines users’ ability to use it to find and interact with the information they need. Thus, the wide variation of the information needs presupposes a deeper and observational understanding of the information search behaviours performed by users. Through the review of a case study, it is intended to demonstrate that a good construction of Information Architecture begins when a user-centered approach is ensured, by understanding users mental model and how they group and categorize content. With a total sample of 996 participants, the use of user research and a battery of usability tests, based on the measurement of tasks performed and on the observation of their interaction with health and food contents, allowed the orientation of the Architecture information in the re-design of the same content library during the development of a new website. After a year of activity, the analytical results point to a growth of 89% in consumption and user interaction with the same content in the new website, thus promoting a greater success of information retrieval.Rebelo, Francisco dos SantosRepositório da Universidade de LisboaPinto, Tiago André Alves2018-06-14T13:23:44Z2018-05-022018-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15612TID:201924919pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:11.734249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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