Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12377 |
Resumo: | It is recognized that tourism has a high innovation gap compared to other sectors of activity. In the past, a wide range of destinations tried to develop tourism products that have aggravated some of the problems experienced by destinations in the maturity stage. In this context, this paper aims to present a methodology to identify the nuclear resources of the destination in which innovative tourism products can be based. This new products may help to alleviate the negative impacts on the aesthetic quality of the cultural landscape whilst providing unique and memorable tourism experiences to tourists. |
id |
RCAP_ed8f3e6927db1562936fcfeb65d0de1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/12377 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadoresIt is recognized that tourism has a high innovation gap compared to other sectors of activity. In the past, a wide range of destinations tried to develop tourism products that have aggravated some of the problems experienced by destinations in the maturity stage. In this context, this paper aims to present a methodology to identify the nuclear resources of the destination in which innovative tourism products can be based. This new products may help to alleviate the negative impacts on the aesthetic quality of the cultural landscape whilst providing unique and memorable tourism experiences to tourists. É reconhecido que o turismo apresenta um elevado défice de inovação comparativamente com outros setores de atividade. No passado, um leque alargado de destinos tentou desenvolver produtos turísticos que agravaram alguns dos problemas sentidos pelos destinos em fase de maturidade. Neste contexto, no presente artigo pretende‑se apresentar uma metodologia para identificar os recursos nucleares do destino nos quais se podem basear os produtos turísticos inovadores que ajudem a obviar os impactes negativos na qualidade estética da paisagem cultural do destino e simultaneamente proporcionem experiências turísticas únicas e memoráveis aos turistas. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12377oai:proa.ua.pt:article/12377Journal of Tourism & Development; Vol 4 No 21/22 (2014); 315-330Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 4 n.º 21/22 (2014); 315-3302182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12377https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12377https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12377/8163http://creativecommons.org/licenses/by/4.0.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria MargaridaFerreira, Ana MariaCosta, Carlos2022-09-26T10:57:00Zoai:proa.ua.pt:article/12377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:43.034152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores |
title |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores |
spellingShingle |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores Santos, Maria Margarida |
title_short |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores |
title_full |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores |
title_fullStr |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores |
title_full_unstemmed |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores |
title_sort |
Identificação dos recursos nucleares do destino como suporte para o desenvolvimento de produtos turísticos inovadores |
author |
Santos, Maria Margarida |
author_facet |
Santos, Maria Margarida Ferreira, Ana Maria Costa, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Ana Maria Costa, Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Margarida Ferreira, Ana Maria Costa, Carlos |
description |
It is recognized that tourism has a high innovation gap compared to other sectors of activity. In the past, a wide range of destinations tried to develop tourism products that have aggravated some of the problems experienced by destinations in the maturity stage. In this context, this paper aims to present a methodology to identify the nuclear resources of the destination in which innovative tourism products can be based. This new products may help to alleviate the negative impacts on the aesthetic quality of the cultural landscape whilst providing unique and memorable tourism experiences to tourists. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12377 oai:proa.ua.pt:article/12377 |
url |
https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12377 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/12377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12377 https://doi.org/10.34624/rtd.v4i21/22.12377 https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12377/8163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism & Development; Vol 4 No 21/22 (2014); 315-330 Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 4 n.º 21/22 (2014); 315-330 2182-1453 1645-9261 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130518911975424 |