Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/87255 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
id |
RCAP_eda1c283dc9f6533bb01b0e94c70bd69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87255 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvelStudy and implementation of setup time reduction processes in an automotive industry companyLean thinkingSMEDMelhoria contínuaOEEContinuous improvementEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão IndustrialEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universi dade do Minho. A mesma foi desenvolvida em ambiente empresarial, na BorgWarner ETTS, uma empresa do ramo automóvel. O principal objetivo do projeto foi a redução do tempo de troca de referência, através da aplicação da metodologia Single Minute Exchange of Die (SMED). A metodologia de investigação estruturante deste projeto foi Action-Research, que é composta por cinco fases: 1) identificação de problemas, 2) desenvolvimento de um plano de ações, 3) implementação das ações, 4) avaliação de resultados e 5) especificação de aprendizagem. Na primeira fase desta metodo logia, foram realizadas diversas observações ao processo de troca de referência, de forma a identificar pontos críticos do mesmo. Foram, inclusivamente, realizadas filmagens a este processo para facilitar a identificação das tarefas e, também, a duração das mesmas. Adicionalmente, foram analisados diversos dados históricos, de forma a perceber quais os tipos de troca cuja duração era maior e quais os mais fre quentes. Foi, também, analisado o Overall Equipment Effectiveness (OEE), de forma a estudar o impacte das trocas de referência na eficiência da linha. Foram, ainda, realizadas diversas análises de Pareto, bem como diversas observações ao processo produtivo. De seguida, de modo a estruturar um plano de ações, foram conduzidos vários Brainstormigs com a equipa envolvida. Foi analisada a viabilidade das propostas sugeridas, tais como alterações nos sistemas de aperto, duplicação de equipamentos e criação de kits de ferramentas. Foram implementadas algumas ações de melhoria, considerando o seu impacte financeiro. Através das propostas implementadas foi possível obter uma diminuição de 14,7% na duração do pro cesso de troca de referência. Foram, ainda, sugeridas propostas que permitem alcançar um redução na ordem dos 19,3%. Adicionalmente, foi possível diminuir a quantidade de sucata, reduzindo em cerca de 50% a quantidade de peças sucateadas devido ao defeito mais impactante. Estima-se que através da implementação da totalidade das propostas seja possível produzir mais 1403 válvulas por ano. O conjunto combinado das diversas propostas de melhoria traduz-se num ganho anual de 11460,50 e , sendo que foi, também, verificado um aumento de 9% no OEE.This dissertation was developed in the scope of the Master in Industrial Engineering and Management at the University of Minho. It was developed in a business environment, at BorgWarner ETTS, an automotive company. The main objective of the project was to reduce the setup time with the application of the Single Minute Exchange of Die (SMED) methodology and other Lean tools. The structuring methodology of this project was Action-Research, which is composed of five phases: 1) problem identification, 2) development of an action plan, 3) implementation of the actions, 4) evaluation of results, and 5) conclusions. In the first phase of this methodology, several observations were made to the setup process, in order to identify critical activities. The setup process was filmed to identify the tasks and their duration. In addition, several historical data were analyzed as a way to understand which types of change were the longest and which were the most frequent. Overall Equipment Effectiveness (OEE) was also analyzed, in order to study the impact of reference changes on production line efficiency. Several Pareto analyses were performed, as well as several observations of the production process. Next, as a mean to structure an action plan, several Brainstorming with the team involved. The feasibility of the suggested proposals was analyzed, as well as their financial impact. Some improvement actions were implemented, such as changes in the tightening systems, duplication of equipment and creation of tool kits. Through the implemented proposals, it was possible to achieve a 14,7% reduction in the setup duration. Complementary proposals have been suggested to achieve a reduction of around 19.3%. Additionally, it was possible to reduce the amount of scrap, reducing the amount of parts scrapped due to the most significant defect by about 50%. It was possible to obtain an annual gain of 11460,50e considering all the improvement proposals, since it is estimated an increase of 1403 valves produced per year. A 9% increase in OEE was also achieved.Alves, Anabela CarvalhoUniversidade do MinhoVasconcelos, Alexandre de Albuquerque Vieira Jácome de2023-10-062023-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87255por203382650info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-18T01:17:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:58.669618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel Study and implementation of setup time reduction processes in an automotive industry company |
title |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel |
spellingShingle |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel Vasconcelos, Alexandre de Albuquerque Vieira Jácome de Lean thinking SMED Melhoria contínua OEE Continuous improvement Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
title_short |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel |
title_full |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel |
title_fullStr |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel |
title_full_unstemmed |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel |
title_sort |
Estudo e implementação de processos de redução de tempos de setup numa empresa da indústria automóvel |
author |
Vasconcelos, Alexandre de Albuquerque Vieira Jácome de |
author_facet |
Vasconcelos, Alexandre de Albuquerque Vieira Jácome de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Anabela Carvalho Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Alexandre de Albuquerque Vieira Jácome de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lean thinking SMED Melhoria contínua OEE Continuous improvement Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
topic |
Lean thinking SMED Melhoria contínua OEE Continuous improvement Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias |
description |
Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-06 2023-10-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/87255 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/87255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203382650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135138065416192 |