A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Andreia Filipa Dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3972
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_eda37e65a62014b2f428bf5a9acf3fc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todosEducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoTransiçãoArticulação e continuidade educativaPre-school education1st cycle of basic educationTransitionArticulation and educational continuityRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorreu do trabalho desenvolvido na Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e evidencia uma reflexão fundamentada sobre a minha intervenção educativa em contexto de Creche e Jardim de Infância. “A transição do Pré-Escolar para o 1ºCEB: Uma preocupação de todos” dá nome a este relatório no qual se pretende refletir, discutir e analisar as preocupações de todos os intervenientes educativos (crianças, educadores, professores e famílias) relativamente à transição para a escolaridade obrigatória. Assenta num quadro teórico de referência e em práticas educativas onde se entende que a criança é o principal ser participativo que terá de passar por um conjunto de transições que serão essenciais para o seu desenvolvimento. Ao educador e restantes intervenientes educativos cabe a função de realizar um trabalho colaborativo que vise a plena integração de todas as crianças no novo contexto pedagógico. Do ponto de vista metodológico, este estudo dá um enfoque especial à “compreensão dos motivos, interesses, sentimentos, crenças, decisões e outros conhecimentos pessoais através da observação, interacção e comunicação entre o investigador e o indivíduo ou grupo investigado” (González, 2002, p.23). As principais técnicas de investigação utilizadas foram as entrevistas realizadas às crianças da sala onde intervi no contexto de Jardim de Infâncias e às educadoras de infância e professores da instituição; os questionários realizados às famílias e as atividades realizadas com as crianças de modo a minimizar essas preocupações.Abstract The present report is a result of the Supervised Professional Practice developed in two different social and educational contexts, Nursery and Kindergarten, to obtain the Master Degree in Pre-School Education. "The transition from preschool to 1st CEB: a concern for all" gives its name to this report which pretend to reflect, discuss and analyze the concerns of all educational stakeholders (children, educators, teachers and families) on the transition to compulsory education. Is based on a theoretical framework of reference and educational practices where it considers that the child is the main being hands-on which will have to undergo a set of transitions that will be essential for their development. The kindergarten teacher and other educational actors fits the function of conducting a collaborative work aimed at the full integration of all children in the new educational context. From the methodological point of view, this study gives a special focus to the "understanding of the motives, interests, feelings, beliefs, decisions, and other personal skills through observation, interaction and communication between the investigator and the individual or Group investigated" (González, 2002, p. 23). The main techniques used were the research interviews to children in the intervened context of kindergarten, the kindergarten teachers and other professors of the institution, the questionnaires carried out to families and the activities undertaken with children in order to minimize these concerns.Rosa, ManuelaRCIPLMartins, Andreia Filipa Dos Santos2014-11-26T15:32:00Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3972TID:201356716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.727694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
title A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
spellingShingle A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
Martins, Andreia Filipa Dos Santos
Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Transição
Articulação e continuidade educativa
Pre-school education
1st cycle of basic education
Transition
Articulation and educational continuity
title_short A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
title_full A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
title_fullStr A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
title_full_unstemmed A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
title_sort A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
author Martins, Andreia Filipa Dos Santos
author_facet Martins, Andreia Filipa Dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Andreia Filipa Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Transição
Articulação e continuidade educativa
Pre-school education
1st cycle of basic education
Transition
Articulation and educational continuity
topic Educação pré-escolar
1.º ciclo do ensino básico
Transição
Articulação e continuidade educativa
Pre-school education
1st cycle of basic education
Transition
Articulation and educational continuity
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26T15:32:00Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3972
TID:201356716
url http://hdl.handle.net/10400.21/3972
identifier_str_mv TID:201356716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391953592320