A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3972 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_eda37e65a62014b2f428bf5a9acf3fc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3972 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todosEducação pré-escolar1.º ciclo do ensino básicoTransiçãoArticulação e continuidade educativaPre-school education1st cycle of basic educationTransitionArticulation and educational continuityRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorreu do trabalho desenvolvido na Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e evidencia uma reflexão fundamentada sobre a minha intervenção educativa em contexto de Creche e Jardim de Infância. “A transição do Pré-Escolar para o 1ºCEB: Uma preocupação de todos” dá nome a este relatório no qual se pretende refletir, discutir e analisar as preocupações de todos os intervenientes educativos (crianças, educadores, professores e famílias) relativamente à transição para a escolaridade obrigatória. Assenta num quadro teórico de referência e em práticas educativas onde se entende que a criança é o principal ser participativo que terá de passar por um conjunto de transições que serão essenciais para o seu desenvolvimento. Ao educador e restantes intervenientes educativos cabe a função de realizar um trabalho colaborativo que vise a plena integração de todas as crianças no novo contexto pedagógico. Do ponto de vista metodológico, este estudo dá um enfoque especial à “compreensão dos motivos, interesses, sentimentos, crenças, decisões e outros conhecimentos pessoais através da observação, interacção e comunicação entre o investigador e o indivíduo ou grupo investigado” (González, 2002, p.23). As principais técnicas de investigação utilizadas foram as entrevistas realizadas às crianças da sala onde intervi no contexto de Jardim de Infâncias e às educadoras de infância e professores da instituição; os questionários realizados às famílias e as atividades realizadas com as crianças de modo a minimizar essas preocupações.Abstract The present report is a result of the Supervised Professional Practice developed in two different social and educational contexts, Nursery and Kindergarten, to obtain the Master Degree in Pre-School Education. "The transition from preschool to 1st CEB: a concern for all" gives its name to this report which pretend to reflect, discuss and analyze the concerns of all educational stakeholders (children, educators, teachers and families) on the transition to compulsory education. Is based on a theoretical framework of reference and educational practices where it considers that the child is the main being hands-on which will have to undergo a set of transitions that will be essential for their development. The kindergarten teacher and other educational actors fits the function of conducting a collaborative work aimed at the full integration of all children in the new educational context. From the methodological point of view, this study gives a special focus to the "understanding of the motives, interests, feelings, beliefs, decisions, and other personal skills through observation, interaction and communication between the investigator and the individual or Group investigated" (González, 2002, p. 23). The main techniques used were the research interviews to children in the intervened context of kindergarten, the kindergarten teachers and other professors of the institution, the questionnaires carried out to families and the activities undertaken with children in order to minimize these concerns.Rosa, ManuelaRCIPLMartins, Andreia Filipa Dos Santos2014-11-26T15:32:00Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3972TID:201356716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.727694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos |
title |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos |
spellingShingle |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos Martins, Andreia Filipa Dos Santos Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Transição Articulação e continuidade educativa Pre-school education 1st cycle of basic education Transition Articulation and educational continuity |
title_short |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos |
title_full |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos |
title_fullStr |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos |
title_full_unstemmed |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos |
title_sort |
A transição do pré-escolar para o 1ºCEB: uma preocupação de todos |
author |
Martins, Andreia Filipa Dos Santos |
author_facet |
Martins, Andreia Filipa Dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Manuela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Andreia Filipa Dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Transição Articulação e continuidade educativa Pre-school education 1st cycle of basic education Transition Articulation and educational continuity |
topic |
Educação pré-escolar 1.º ciclo do ensino básico Transição Articulação e continuidade educativa Pre-school education 1st cycle of basic education Transition Articulation and educational continuity |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26T15:32:00Z 2014-07 2014-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3972 TID:201356716 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3972 |
identifier_str_mv |
TID:201356716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133391953592320 |