Flexibility and control of attention

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santa Ana, Inês Antunes de, 1991-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23346
Resumo: Tese de mestrado, Neurociências, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2015
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spelling Flexibility and control of attentionAtençãoEfeitos irónicosSupressão de atençãoAtenção alternadaFlexibilidade mentalTeses de mestrado - 2015Domínio/Área Científica::Ciências MédicasTese de mestrado, Neurociências, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2015Attention is an important cognitive process that enables us to concentrate on relevant stimuli while ignoring irrelevant or distracting ones. It mediates our ability to concentrate on a task or to focus on the most important information. This thesis is a conjunction of two experiments that assessed specific aspects of attention. The first experiment aimed to investigate the occurrence of ironic effects when subjects are voluntarily suppressing their attention to a set of distracting images. This experiment is based on the theory of ironic effects of mental control. According to this theory, trying to control our mind under cognitive load can result in the exact opposite outcome, what is called the ironic effect. A novel cognitive task was designed to evaluate the occurrence of ironic effects on active suppression of distracting images presented on the background of the screen while the subjects performed a Go/NoGo task. Fifty-six adult subjects completed this task in two different environments: half of the subjects were tested in quiet conditions, and the other half performed the test in a room with moderate noise. The results show opposite effects of attention suppression for the two testing groups: while the subjects tested in quiet conditions benefited from actively suppressing their attention to the distracting images, the group tested under moderate noise conditions showed a worse performance when they actively avoided paying attention to the same images, suggesting the occurrence of ironic effects on the latter group. The second experiment aimed to develop a new neurocognitive task to evaluate attention shifting. Attention shifting is an important process of mental flexibility that mediates our ability to shift attention from previously relevant stimuli to new relevant ones. It has been assessed by cognitive tasks that also include other important cognitive processes, such as feedback processing and reinforcement learning. The newly developed task evaluates attention shifting without the confounders present in these previous tasks: it does not provide feedback to the participants, but rather relies on uncertainty to guide the participants’ responses. Forty-five adults completed this task. The results show that the majority of the participants could detect the changes in context and effectively shift their attention to the new relevant stimulus. Therefore, our task is a good measure of attention shifting and will be applied in future studies to assess attention shifting impairments in neuropsychiatric disorders as attention-deficit/hyperactivity disorder and obsessive-compulsive disorder.A atenção é um importante processo cognitivo que nos permite concentrar em estímulos relevantes e ignorar estímulos irrelevantes ou distratores. A atenção medeia a nossa capacidade de concentração numa tarefa ou de focar a informação mais importante em cada contexto. A presente dissertação é o resultado de dois estudos que pretendem investigar diferentes aspetos da atenção. O primeiro estudo tinha como objetivo investigar a ocorrência de efeitos irónicos na supressão voluntária da atenção para um conjunto de imagens distratoras. Esta experiência baseia-se na teoria de efeitos irónicos do controlo mental, a qual defende que tentar controlar a mente sob esforço pode ter um desfecho exatamente oposto ao desejado, o que é designado por efeito irónico. Uma nova tarefa cognitiva foi desenhada para avaliar a ocorrência de efeitos irónicos durante a supressão ativa de imagens distratoras apresentadas no fundo do ecrã enquanto os participantes realizavam uma tarefa de Go/NoGo. Cinquenta e seis adultos participaram neste estudo. Metade dos participantes realizou a tarefa num ambiente silencioso, enquanto a outra metade realizou a tarefa em ambientes com algum ruído. Os resultados mostram efeitos opostos para os dois grupos de participantes: para os participantes testados em ambientes sem ruído, a supressão das imagens distratoras beneficiou o seu desempenho na tarefa, enquanto que para os participantes testados sob ruído, a supressão das imagens afetou negativamente o seu desempenho, sugerindo a ocorrência de efeitos irónicos neste último grupo de participantes. O segundo estudo realizado pretendia desenvolver uma tarefa cognitiva inovadora para avaliar a atenção alternada. A atenção alternada é um processo essencial da flexibilidade mental e medeia a nossa capacidade de alternar a atenção entre estímulos anteriormente relevantes para novos estímulos relevantes. Esta capacidade tem sido testada com tarefas que envolvem também outros processos cognitivos, como o processamento de feedback e a aprendizagem por reforços. Uma nova tarefa foi desenvolvida para investigar atenção alternada sob incerteza. Esta tarefa evita os fatores de confundimento presentes em tarefas semelhantes, uma vez que não dá feedback aos participantes, mas antes usa a incerteza para guiar o seu desempenho. Quarenta e cinco participantes adultos realizaram esta tarefa e a análise completa dos seus resultados foi efectuada. Os dados do estudo mostram que a maioria dos participantes conseguiu detetar as mudanças no contexto da tarefa e alternar a sua atenção para o novo estímulo relevante. Esta tarefa mostrou-¬se uma boa medida de atenção alternada e será utilizada em estudos futuros no nosso laboratório para explorar défices de atenção alternada em doenças neuropsiquiátricas, como a perturbação de hiperatividade e défice de atenção e a perturbação obsessivo-compulsiva.Maia, Tiago VazRepositório da Universidade de LisboaSanta Ana, Inês Antunes de, 1991-2016-04-08T17:22:22Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23346TID:201178230enginfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:42.738706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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