Ensino Clínico dos Estudantes de Enfermagem em Creches/jardins-de-infânciaSuperior de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=2tvyXpQh
Resumo: Introdução: O Ensino Clínico é um momento privilegiado na formação dos Enfermeiros. Em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica de uma Escola de Enfermagem os estudantes realizam o Ensino Clínico em creches/jardins-de-infância. Objectivos: Identificar oportunidades de aprendizagem que os professores consideram que o ensino clínico em creches/jardins-de-infância proporciona aos estudantes de enfermagem e analisar experiências de orientação de estudantes de enfermagem, dos professores, em creches/jardins-de-infância. Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas. Tratou-se a informação segundo a análise de conteúdo. Resultados: O estágio em creches/jardins-de-infância, para os professores, permite aos estudantes um conjunto abrangente de oportunidades de aprendizagem. A ausência de pessoal de saúde qualificado para colaborar na orientação dos estudantes apareceu nos relatos. Nem todos os professores têm experiência de orientação pedagógica nestes contextos de aprendizagem. Conclusões: O ensino clínico realizado em creches/jardins-de-infância pode permitir a aquisição e desenvolvimento de competências científicas, técnicas e relacionais, necessárias ao planeamento, prestação e avaliação de intervenções autónomas de enfermagem.
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