O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=EldMeUzp
Resumo: Introdução: A crescente necessidade da actuação do enfermeiro nas instituições infantis de forma contínua é uma temática pouco estudada e que não constitui de todo uma realidade. Na Área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica de uma Escola Superior de Enfermagem os estudantes realizam o Ensino Clínico em creches/jardins-de-infância. Objectivos: Conhecer o que valorizam os professores de enfermagem no papel do enfermeiro nas creches/jardins-de-infância. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, que seguiu a metodologia qualitativa, após aceitação da Presidente da Escola Superior de Enfermagem e aprovação da Comissão de Ética, junto de sete professores. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, realizadas entre Dezembro de 2016 a Fevereiro de 2017, cujo tempo de realização oscilou entre 30 e 45 minutos. No tratamento da informação recorreu-se à análise de conteúdo optando-se pela análise categorial. Resultados: Alguns professores defendem a presença do enfermeiro a tempo integral na creche/jardim-de-infância. Maioritariamente consideram que o enfermeiro tem papel preponderante. Para os professores o enfermeiro intervém junto das crianças, famílias, outros técnicos e em articulação com as estruturas de saúde, escola e família. A sua presença traduz-se também em segurança para os pais sobre o bem-estar da criança e permite-lhes reduzir períodos de ausência ao trabalho. Conclusão: Nem todos os professores têm a mesma visão do enfermeiro e do seu papel numa creche. O enfermeiro na creche tem papel preponderante junto da criança, família, outros técnicos, de gestão, de investigação e também docente.
id RCAP_0e5a186b26cadb1afae01a32fd47dd5a
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:7192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.Enfermagem PediátricaPapel do EnfermeiroCriançaCrecheJardim-de-infânciaIntrodução: A crescente necessidade da actuação do enfermeiro nas instituições infantis de forma contínua é uma temática pouco estudada e que não constitui de todo uma realidade. Na Área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica de uma Escola Superior de Enfermagem os estudantes realizam o Ensino Clínico em creches/jardins-de-infância. Objectivos: Conhecer o que valorizam os professores de enfermagem no papel do enfermeiro nas creches/jardins-de-infância. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, que seguiu a metodologia qualitativa, após aceitação da Presidente da Escola Superior de Enfermagem e aprovação da Comissão de Ética, junto de sete professores. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, realizadas entre Dezembro de 2016 a Fevereiro de 2017, cujo tempo de realização oscilou entre 30 e 45 minutos. No tratamento da informação recorreu-se à análise de conteúdo optando-se pela análise categorial. Resultados: Alguns professores defendem a presença do enfermeiro a tempo integral na creche/jardim-de-infância. Maioritariamente consideram que o enfermeiro tem papel preponderante. Para os professores o enfermeiro intervém junto das crianças, famílias, outros técnicos e em articulação com as estruturas de saúde, escola e família. A sua presença traduz-se também em segurança para os pais sobre o bem-estar da criança e permite-lhes reduzir períodos de ausência ao trabalho. Conclusão: Nem todos os professores têm a mesma visão do enfermeiro e do seu papel numa creche. O enfermeiro na creche tem papel preponderante junto da criança, família, outros técnicos, de gestão, de investigação e também docente.2018-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://web.esenfc.pt/?url=EldMeUzpspahttp://web.esenfc.pt/?url=EldMeUzpurn:isbn:1695-6141Galvão, Dulce Maria Pereira Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2018-12-03T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:7192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:12:32.740381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.
title O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.
spellingShingle O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.
Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia
Enfermagem Pediátrica
Papel do Enfermeiro
Criança
Creche
Jardim-de-infância
title_short O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.
title_full O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.
title_fullStr O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.
title_full_unstemmed O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.
title_sort O Enfermeiro na Creche/jardim-de-infância: Perspectiva dos Professores de uma Escola Superior de Enfermagem.
author Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia
author_facet Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Dulce Maria Pereira Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem Pediátrica
Papel do Enfermeiro
Criança
Creche
Jardim-de-infância
topic Enfermagem Pediátrica
Papel do Enfermeiro
Criança
Creche
Jardim-de-infância
description Introdução: A crescente necessidade da actuação do enfermeiro nas instituições infantis de forma contínua é uma temática pouco estudada e que não constitui de todo uma realidade. Na Área de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica de uma Escola Superior de Enfermagem os estudantes realizam o Ensino Clínico em creches/jardins-de-infância. Objectivos: Conhecer o que valorizam os professores de enfermagem no papel do enfermeiro nas creches/jardins-de-infância. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, que seguiu a metodologia qualitativa, após aceitação da Presidente da Escola Superior de Enfermagem e aprovação da Comissão de Ética, junto de sete professores. Recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas, realizadas entre Dezembro de 2016 a Fevereiro de 2017, cujo tempo de realização oscilou entre 30 e 45 minutos. No tratamento da informação recorreu-se à análise de conteúdo optando-se pela análise categorial. Resultados: Alguns professores defendem a presença do enfermeiro a tempo integral na creche/jardim-de-infância. Maioritariamente consideram que o enfermeiro tem papel preponderante. Para os professores o enfermeiro intervém junto das crianças, famílias, outros técnicos e em articulação com as estruturas de saúde, escola e família. A sua presença traduz-se também em segurança para os pais sobre o bem-estar da criança e permite-lhes reduzir períodos de ausência ao trabalho. Conclusão: Nem todos os professores têm a mesma visão do enfermeiro e do seu papel numa creche. O enfermeiro na creche tem papel preponderante junto da criança, família, outros técnicos, de gestão, de investigação e também docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=EldMeUzp
url http://web.esenfc.pt/?url=EldMeUzp
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=EldMeUzp
urn:isbn:1695-6141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137227137089536