O compromisso ético do educador social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, João Clemente de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/3889
Resumo: Este artigo tem como tema o compromisso ético do educador social com os educandos. Em sua práxis, percebe-se que a educação é uma estratégia e uma condição de humanização. Nesse sentido, a aprendizagem e a práxis da ética ocorrem num conjunto articulado que abrange a formação acadêmica e a vivência cotidiana, como se pode apreender de vários depoimentos de educadores. A práxis do educador social, orientada por uma ética fundada na competência técnica e no amor, contribui para transformar a realidade e superar a irracionalidade de uma cultura de subserviência e exploração que impregnam o cotidiano dos excluídos. Esta pesquisa utilizou como metodologia de trabalho a realização de entrevistas preparadas com base em roteiro previamente estabelecido. Foram selecionados três educadores, que foram usuários da pastoral do menor e cada um deles com mais de dez anos de atuação. Os depoimentos deixam entrever a questão do protagonismo que, de alguma forma, constitui um princípio pedagógico. O eixo norteador das reflexões é o princípio de que a formação do educador social ocorre no seu campo próprio de atuação e que as motivações para seu envolvimento com o trabalho estão vinculadas a sua biografia. O pressuposto teórico está ancorado em Paulo Freire e Enrique Dussel, fundadores de uma teoria pedagógica da libertação.
id RCAP_edc2cbb52a73c716a1a0acd6b0909791
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O compromisso ético do educador socialEDUCAÇÃOÉTICAEDUCAÇÃO SOCIALAPRENDIZAGEMBRASILEDUCATIONETHICSSOCIAL EDUCATIONBRAZILLEARNINGEste artigo tem como tema o compromisso ético do educador social com os educandos. Em sua práxis, percebe-se que a educação é uma estratégia e uma condição de humanização. Nesse sentido, a aprendizagem e a práxis da ética ocorrem num conjunto articulado que abrange a formação acadêmica e a vivência cotidiana, como se pode apreender de vários depoimentos de educadores. A práxis do educador social, orientada por uma ética fundada na competência técnica e no amor, contribui para transformar a realidade e superar a irracionalidade de uma cultura de subserviência e exploração que impregnam o cotidiano dos excluídos. Esta pesquisa utilizou como metodologia de trabalho a realização de entrevistas preparadas com base em roteiro previamente estabelecido. Foram selecionados três educadores, que foram usuários da pastoral do menor e cada um deles com mais de dez anos de atuação. Os depoimentos deixam entrever a questão do protagonismo que, de alguma forma, constitui um princípio pedagógico. O eixo norteador das reflexões é o princípio de que a formação do educador social ocorre no seu campo próprio de atuação e que as motivações para seu envolvimento com o trabalho estão vinculadas a sua biografia. O pressuposto teórico está ancorado em Paulo Freire e Enrique Dussel, fundadores de uma teoria pedagógica da libertação.This article examines the ethical commitment of the social educator with learners. In his practice, it is clear that education is a strategy and a condition of humanization. In this sense, learning and practice of ethics occur in a coordinated set covering academic and daily life, as we can learn of some declarations from educators. The practice of social educator, guided by an ethic based on technical competence and love, helps to transform reality and overcome the irrationality of a culture of subservience and exploitation that pervade the daily lives of the excluded. This research used a methodology of interviews based on previously established routine. We selected three educators, who were users of the pastoral of the minor and each one of them with over ten years of work. We note in the statements the matter of leadership, that, somehow, is a pedagogical principle. We follow this perspective, because we understand that the events of daily educator give consistency to the theory and vice versa. In this relationship, the human learning occurs, perceived as the action of transforming and organizing daily life and history, and to allocate to life and events different meanings. The praxis of the social educator allows to defrosting and “defetishing” concepts that deviate from contact with others and with reality. It provides the conditions for better understanding of the educational process, recreates analytical categories and contributes to the construction of knowledge. It allows appreciating education as a strategy and a condition of humanization. This occurs because to the praxis converge the hopes, disappointments, sufferings, excitements and searches for outputs. The guiding axis of the reflections is the principle that the formation of the social educator is in its own field of action and that the motivations for their involvement in the work are linked to his biography. The theoretical assumption is grounded in Paulo Freire and Enrique Dussel, founders of a pedagogical theory of liberation. Our considerations, based on testimony, evidence the importance of ethical compromise of the educator as a requirement of the human condition. When help the student to develop a project of life based on ethics, the educator is, in fact, systematizing a set of fragmented and disconnected experiments. The resulting equilibrium is loaded with meaning for life and a humanizing project. A vital point in the experience of social educators is the meaning they attach to events. These touch, affect, disrupt and organize the individual, ultimately reflected in their practice that may humanize as dehumanize. The sense cooperates to turn parts that seem disconnected and without communication, as reason, emotion and commitment, effects and sensations that, sometimes, may or may not be understood in a heterogeneous context. At this point, we must highlight the driving force of love, one of the intrinsic human needs. Human existence involves two factors of support, love and ethical compromise.Edições Universitárias Lusófonas2013-07-22T20:00:14Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3889por1646-401XNeto, João Clemente de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T01:32:05Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:32.605352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O compromisso ético do educador social
title O compromisso ético do educador social
spellingShingle O compromisso ético do educador social
Neto, João Clemente de Souza
EDUCAÇÃO
ÉTICA
EDUCAÇÃO SOCIAL
APRENDIZAGEM
BRASIL
EDUCATION
ETHICS
SOCIAL EDUCATION
BRAZIL
LEARNING
title_short O compromisso ético do educador social
title_full O compromisso ético do educador social
title_fullStr O compromisso ético do educador social
title_full_unstemmed O compromisso ético do educador social
title_sort O compromisso ético do educador social
author Neto, João Clemente de Souza
author_facet Neto, João Clemente de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, João Clemente de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
ÉTICA
EDUCAÇÃO SOCIAL
APRENDIZAGEM
BRASIL
EDUCATION
ETHICS
SOCIAL EDUCATION
BRAZIL
LEARNING
topic EDUCAÇÃO
ÉTICA
EDUCAÇÃO SOCIAL
APRENDIZAGEM
BRASIL
EDUCATION
ETHICS
SOCIAL EDUCATION
BRAZIL
LEARNING
description Este artigo tem como tema o compromisso ético do educador social com os educandos. Em sua práxis, percebe-se que a educação é uma estratégia e uma condição de humanização. Nesse sentido, a aprendizagem e a práxis da ética ocorrem num conjunto articulado que abrange a formação acadêmica e a vivência cotidiana, como se pode apreender de vários depoimentos de educadores. A práxis do educador social, orientada por uma ética fundada na competência técnica e no amor, contribui para transformar a realidade e superar a irracionalidade de uma cultura de subserviência e exploração que impregnam o cotidiano dos excluídos. Esta pesquisa utilizou como metodologia de trabalho a realização de entrevistas preparadas com base em roteiro previamente estabelecido. Foram selecionados três educadores, que foram usuários da pastoral do menor e cada um deles com mais de dez anos de atuação. Os depoimentos deixam entrever a questão do protagonismo que, de alguma forma, constitui um princípio pedagógico. O eixo norteador das reflexões é o princípio de que a formação do educador social ocorre no seu campo próprio de atuação e que as motivações para seu envolvimento com o trabalho estão vinculadas a sua biografia. O pressuposto teórico está ancorado em Paulo Freire e Enrique Dussel, fundadores de uma teoria pedagógica da libertação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-22T20:00:14Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/3889
url http://hdl.handle.net/10437/3889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136326267699200