As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magueta, Lúcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5434
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre uma experiência de formaçãorealizada no contexto da formação inicial de professores. Num momento em que é fundamental desenvolver competências digitais foi proporcionado aos estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica formação no âmbito do uso das TIC em atividades de linguagem plástica, com aplicação a contextos educativos para crianças dos 3 aos 10 anos. Foi seguida uma metodologia de caráter qualitativo que se estruturou em três momentos: (1) Aplicação de um questionário de diagnóstico, para levantamento de dados acerca dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a utilização de tecnologias digitais em atividades com a linguagem plástica destinadas a crianças; (2) Abordagem prática com exploração de três ferramentas digitais acessíveis online, específicas para a criação plástica – realização de composições visuais com as ferramentas ArtBuilder, Picassohead e Jacksonpollock.org; (3) Registo reflexivo, escrito, sobre as experiências vivenciadas, com referência ao desenvolvimento de competências pedagógicas. Esta experiência decorreu inteiramente na modalidade de elearning durante um dia letivo, requerendo aos estudantes o uso de uma ferramenta de trabalho colaborativo – Padlet, para partilha de composições visuais realizadas – e a consulta de informação em vários suportes digitais. Os dados recolhidos através da aplicação do questionário e da realização do registo escrito foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os estudantes ampliaram os seus conhecimentos sobre a utilização pedagógica das TIC, tendo realizado composições visuais representativas de um uso amplo das ferramentas sugeridas; relacionaram o uso das ferramentas com experiências de expressão plástica que se podem proporcionar às crianças em contextos diversificados; e perspetivaram propostas educativas com a exploração de uma das ferramentas sugeridas, explicitando quais seriam as oportunidades de aprendizagem com tecnologias na educação artística.
id RCAP_edce55cebfd3b913e0f00cfccdb20068
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learningFormação de ProfessoresLinguagem plásticaTICEste artigo apresenta um estudo sobre uma experiência de formaçãorealizada no contexto da formação inicial de professores. Num momento em que é fundamental desenvolver competências digitais foi proporcionado aos estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica formação no âmbito do uso das TIC em atividades de linguagem plástica, com aplicação a contextos educativos para crianças dos 3 aos 10 anos. Foi seguida uma metodologia de caráter qualitativo que se estruturou em três momentos: (1) Aplicação de um questionário de diagnóstico, para levantamento de dados acerca dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a utilização de tecnologias digitais em atividades com a linguagem plástica destinadas a crianças; (2) Abordagem prática com exploração de três ferramentas digitais acessíveis online, específicas para a criação plástica – realização de composições visuais com as ferramentas ArtBuilder, Picassohead e Jacksonpollock.org; (3) Registo reflexivo, escrito, sobre as experiências vivenciadas, com referência ao desenvolvimento de competências pedagógicas. Esta experiência decorreu inteiramente na modalidade de elearning durante um dia letivo, requerendo aos estudantes o uso de uma ferramenta de trabalho colaborativo – Padlet, para partilha de composições visuais realizadas – e a consulta de informação em vários suportes digitais. Os dados recolhidos através da aplicação do questionário e da realização do registo escrito foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os estudantes ampliaram os seus conhecimentos sobre a utilização pedagógica das TIC, tendo realizado composições visuais representativas de um uso amplo das ferramentas sugeridas; relacionaram o uso das ferramentas com experiências de expressão plástica que se podem proporcionar às crianças em contextos diversificados; e perspetivaram propostas educativas com a exploração de uma das ferramentas sugeridas, explicitando quais seriam as oportunidades de aprendizagem com tecnologias na educação artística.Editorial Universitat Politècnica de ValènciaIC-OnlineMagueta, Lúcia2021-03-03T15:30:28Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5434porMagueta, L.G. (2020). As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning. In Garrigós-Simon, F. J., Miguel, S. E., Lengua, I.L. & Narangajavana, Y. (Eds.) INNODOCT/20, International Conference on Innovation, Documentation and Education. València: Editorial Universitat Politècnica de València9788490488737http://dx.doi.org/10.4995/INN2020.2020.11907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:51:12Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:58.962536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
title As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
spellingShingle As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
Magueta, Lúcia
Formação de Professores
Linguagem plástica
TIC
title_short As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
title_full As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
title_fullStr As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
title_full_unstemmed As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
title_sort As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning
author Magueta, Lúcia
author_facet Magueta, Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Magueta, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Linguagem plástica
TIC
topic Formação de Professores
Linguagem plástica
TIC
description Este artigo apresenta um estudo sobre uma experiência de formaçãorealizada no contexto da formação inicial de professores. Num momento em que é fundamental desenvolver competências digitais foi proporcionado aos estudantes do curso de licenciatura em Educação Básica formação no âmbito do uso das TIC em atividades de linguagem plástica, com aplicação a contextos educativos para crianças dos 3 aos 10 anos. Foi seguida uma metodologia de caráter qualitativo que se estruturou em três momentos: (1) Aplicação de um questionário de diagnóstico, para levantamento de dados acerca dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre a utilização de tecnologias digitais em atividades com a linguagem plástica destinadas a crianças; (2) Abordagem prática com exploração de três ferramentas digitais acessíveis online, específicas para a criação plástica – realização de composições visuais com as ferramentas ArtBuilder, Picassohead e Jacksonpollock.org; (3) Registo reflexivo, escrito, sobre as experiências vivenciadas, com referência ao desenvolvimento de competências pedagógicas. Esta experiência decorreu inteiramente na modalidade de elearning durante um dia letivo, requerendo aos estudantes o uso de uma ferramenta de trabalho colaborativo – Padlet, para partilha de composições visuais realizadas – e a consulta de informação em vários suportes digitais. Os dados recolhidos através da aplicação do questionário e da realização do registo escrito foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os estudantes ampliaram os seus conhecimentos sobre a utilização pedagógica das TIC, tendo realizado composições visuais representativas de um uso amplo das ferramentas sugeridas; relacionaram o uso das ferramentas com experiências de expressão plástica que se podem proporcionar às crianças em contextos diversificados; e perspetivaram propostas educativas com a exploração de uma das ferramentas sugeridas, explicitando quais seriam as oportunidades de aprendizagem com tecnologias na educação artística.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-03-03T15:30:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/5434
url http://hdl.handle.net/10400.8/5434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Magueta, L.G. (2020). As TIC em atividades de linguagem plástica – uma experiência na formação inicial de professores realizada em e-learning. In Garrigós-Simon, F. J., Miguel, S. E., Lengua, I.L. & Narangajavana, Y. (Eds.) INNODOCT/20, International Conference on Innovation, Documentation and Education. València: Editorial Universitat Politècnica de València
9788490488737
http://dx.doi.org/10.4995/INN2020.2020.11907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editorial Universitat Politècnica de València
publisher.none.fl_str_mv Editorial Universitat Politècnica de València
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136982983507968