Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3785 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. O projeto concebido, implementado e avaliado permite uma reflexão sobre a realidade da formação inicial de professores, em particular, na formação realizada no contexto do Curso de licenciatura em Educação Básica. Com o projeto e estudo realizados procurou-se compreender em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e possibilitar o desenvolvimento de competências nesta área. Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (IA) que decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018 e na qual estiveram envolvidos 35 alunos do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da ESECS-IPLeiria. O processo de investigação, de natureza qualitativa, foi orientado pela questão “Em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e a desenvolver competências nesta área?”. Os dados que constam neste relatório resultam da utilização de várias técnicas de recolha, nomeadamente: inquérito por questionário (antes e após a implementação do projeto); registos de observação participante; pesquisa documental e entrevista em focus group. As conclusões evidenciam que as competências desenvolvidas pelos professores em formação inicial ao longo das sessões práticas, podem, efetivamente, interferir de forma positiva na sua ação docente e criar espaço para novas formas de ensino/aprendizagem com os seus próprios alunos. De igual modo, também evidenciam que uma das principais causas da não utilização das tecnologias para o desenvolvimento de atividades de Linguagem Plástica é o desconhecimento das mesmas e das suas possibilidades. |
id |
RCAP_f291679f1daab67a35be87208838cf68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3785 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plásticauma experiência com professores em formação inicialLiguagem plásticaFormação de professoresO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. O projeto concebido, implementado e avaliado permite uma reflexão sobre a realidade da formação inicial de professores, em particular, na formação realizada no contexto do Curso de licenciatura em Educação Básica. Com o projeto e estudo realizados procurou-se compreender em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e possibilitar o desenvolvimento de competências nesta área. Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (IA) que decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018 e na qual estiveram envolvidos 35 alunos do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da ESECS-IPLeiria. O processo de investigação, de natureza qualitativa, foi orientado pela questão “Em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e a desenvolver competências nesta área?”. Os dados que constam neste relatório resultam da utilização de várias técnicas de recolha, nomeadamente: inquérito por questionário (antes e após a implementação do projeto); registos de observação participante; pesquisa documental e entrevista em focus group. As conclusões evidenciam que as competências desenvolvidas pelos professores em formação inicial ao longo das sessões práticas, podem, efetivamente, interferir de forma positiva na sua ação docente e criar espaço para novas formas de ensino/aprendizagem com os seus próprios alunos. De igual modo, também evidenciam que uma das principais causas da não utilização das tecnologias para o desenvolvimento de atividades de Linguagem Plástica é o desconhecimento das mesmas e das suas possibilidades.IC-OnlineCantante, Marília Pedroso2019-01-29T12:00:56Z2018-11-092018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3785TID:202153525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:54Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:49.370499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica uma experiência com professores em formação inicial |
title |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica |
spellingShingle |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica Cantante, Marília Pedroso Liguagem plástica Formação de professores |
title_short |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica |
title_full |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica |
title_fullStr |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica |
title_full_unstemmed |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica |
title_sort |
Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica |
author |
Cantante, Marília Pedroso |
author_facet |
Cantante, Marília Pedroso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cantante, Marília Pedroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liguagem plástica Formação de professores |
topic |
Liguagem plástica Formação de professores |
description |
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. O projeto concebido, implementado e avaliado permite uma reflexão sobre a realidade da formação inicial de professores, em particular, na formação realizada no contexto do Curso de licenciatura em Educação Básica. Com o projeto e estudo realizados procurou-se compreender em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e possibilitar o desenvolvimento de competências nesta área. Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (IA) que decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018 e na qual estiveram envolvidos 35 alunos do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da ESECS-IPLeiria. O processo de investigação, de natureza qualitativa, foi orientado pela questão “Em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e a desenvolver competências nesta área?”. Os dados que constam neste relatório resultam da utilização de várias técnicas de recolha, nomeadamente: inquérito por questionário (antes e após a implementação do projeto); registos de observação participante; pesquisa documental e entrevista em focus group. As conclusões evidenciam que as competências desenvolvidas pelos professores em formação inicial ao longo das sessões práticas, podem, efetivamente, interferir de forma positiva na sua ação docente e criar espaço para novas formas de ensino/aprendizagem com os seus próprios alunos. De igual modo, também evidenciam que uma das principais causas da não utilização das tecnologias para o desenvolvimento de atividades de Linguagem Plástica é o desconhecimento das mesmas e das suas possibilidades. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-09 2018-11-09T00:00:00Z 2019-01-29T12:00:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3785 TID:202153525 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3785 |
identifier_str_mv |
TID:202153525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136971633721344 |