Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantante, Marília Pedroso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3785
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. O projeto concebido, implementado e avaliado permite uma reflexão sobre a realidade da formação inicial de professores, em particular, na formação realizada no contexto do Curso de licenciatura em Educação Básica. Com o projeto e estudo realizados procurou-se compreender em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e possibilitar o desenvolvimento de competências nesta área. Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (IA) que decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018 e na qual estiveram envolvidos 35 alunos do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da ESECS-IPLeiria. O processo de investigação, de natureza qualitativa, foi orientado pela questão “Em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e a desenvolver competências nesta área?”. Os dados que constam neste relatório resultam da utilização de várias técnicas de recolha, nomeadamente: inquérito por questionário (antes e após a implementação do projeto); registos de observação participante; pesquisa documental e entrevista em focus group. As conclusões evidenciam que as competências desenvolvidas pelos professores em formação inicial ao longo das sessões práticas, podem, efetivamente, interferir de forma positiva na sua ação docente e criar espaço para novas formas de ensino/aprendizagem com os seus próprios alunos. De igual modo, também evidenciam que uma das principais causas da não utilização das tecnologias para o desenvolvimento de atividades de Linguagem Plástica é o desconhecimento das mesmas e das suas possibilidades.
id RCAP_f291679f1daab67a35be87208838cf68
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3785
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plásticauma experiência com professores em formação inicialLiguagem plásticaFormação de professoresO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. O projeto concebido, implementado e avaliado permite uma reflexão sobre a realidade da formação inicial de professores, em particular, na formação realizada no contexto do Curso de licenciatura em Educação Básica. Com o projeto e estudo realizados procurou-se compreender em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e possibilitar o desenvolvimento de competências nesta área. Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (IA) que decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018 e na qual estiveram envolvidos 35 alunos do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da ESECS-IPLeiria. O processo de investigação, de natureza qualitativa, foi orientado pela questão “Em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e a desenvolver competências nesta área?”. Os dados que constam neste relatório resultam da utilização de várias técnicas de recolha, nomeadamente: inquérito por questionário (antes e após a implementação do projeto); registos de observação participante; pesquisa documental e entrevista em focus group. As conclusões evidenciam que as competências desenvolvidas pelos professores em formação inicial ao longo das sessões práticas, podem, efetivamente, interferir de forma positiva na sua ação docente e criar espaço para novas formas de ensino/aprendizagem com os seus próprios alunos. De igual modo, também evidenciam que uma das principais causas da não utilização das tecnologias para o desenvolvimento de atividades de Linguagem Plástica é o desconhecimento das mesmas e das suas possibilidades.IC-OnlineCantante, Marília Pedroso2019-01-29T12:00:56Z2018-11-092018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3785TID:202153525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:54Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:49.370499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
uma experiência com professores em formação inicial
title Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
spellingShingle Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
Cantante, Marília Pedroso
Liguagem plástica
Formação de professores
title_short Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
title_full Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
title_fullStr Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
title_full_unstemmed Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
title_sort Utilização pedagógica das TIC em atividades de linguagem plástica
author Cantante, Marília Pedroso
author_facet Cantante, Marília Pedroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantante, Marília Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv Liguagem plástica
Formação de professores
topic Liguagem plástica
Formação de professores
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC. O projeto concebido, implementado e avaliado permite uma reflexão sobre a realidade da formação inicial de professores, em particular, na formação realizada no contexto do Curso de licenciatura em Educação Básica. Com o projeto e estudo realizados procurou-se compreender em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e possibilitar o desenvolvimento de competências nesta área. Para a sua consecução procedeu-se a uma Investigação-Ação (IA) que decorreu ao longo do ano letivo 2017/2018 e na qual estiveram envolvidos 35 alunos do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Educação Básica da ESECS-IPLeiria. O processo de investigação, de natureza qualitativa, foi orientado pela questão “Em que medida as experiências de aprendizagem com ferramentas digitais podem modificar as conceções de futuros professores sobre a utilização pedagógica das TIC em atividades de Linguagem Plástica e a desenvolver competências nesta área?”. Os dados que constam neste relatório resultam da utilização de várias técnicas de recolha, nomeadamente: inquérito por questionário (antes e após a implementação do projeto); registos de observação participante; pesquisa documental e entrevista em focus group. As conclusões evidenciam que as competências desenvolvidas pelos professores em formação inicial ao longo das sessões práticas, podem, efetivamente, interferir de forma positiva na sua ação docente e criar espaço para novas formas de ensino/aprendizagem com os seus próprios alunos. De igual modo, também evidenciam que uma das principais causas da não utilização das tecnologias para o desenvolvimento de atividades de Linguagem Plástica é o desconhecimento das mesmas e das suas possibilidades.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09
2018-11-09T00:00:00Z
2019-01-29T12:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3785
TID:202153525
url http://hdl.handle.net/10400.8/3785
identifier_str_mv TID:202153525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136971633721344