Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/15092 http://hdl.handle.net/10071/10310 |
Resumo: | O presente trabalho visa construir um instrumento para avaliar os interesses vocacionais dos alunos da licenciatura em Psicologia. A ausência de instrumentos específicos para medir as várias áreas vocacionais levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala, que integra 21 itens, decorrentes de uma pesquisa teórica. A amostra é constituída por 573 alunos das diversas licenciaturas em Psicologia, provenientes de nove instituições de ensino superior público e privado, sendo 433 do sexo feminino. Através da metodologia de análise de componentes principais extraíram-se três dimensões: Organizações, Educacional e Clínica, que no total explicam 62.51% da variância. Apesar da escala apresentar bons índices de consistência interna (valores entre .86 e .93), considera-se importante o desenvolvimento de novas investigações de forma a validar e confirmar os resultados obtidos. |
id |
RCAP_edd0f195daf626b120ed9ce8046c142e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10310 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a PsicologiaClinical psychologyEducational psychologyInterestsOrganizational psychologyValidationO presente trabalho visa construir um instrumento para avaliar os interesses vocacionais dos alunos da licenciatura em Psicologia. A ausência de instrumentos específicos para medir as várias áreas vocacionais levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala, que integra 21 itens, decorrentes de uma pesquisa teórica. A amostra é constituída por 573 alunos das diversas licenciaturas em Psicologia, provenientes de nove instituições de ensino superior público e privado, sendo 433 do sexo feminino. Através da metodologia de análise de componentes principais extraíram-se três dimensões: Organizações, Educacional e Clínica, que no total explicam 62.51% da variância. Apesar da escala apresentar bons índices de consistência interna (valores entre .86 e .93), considera-se importante o desenvolvimento de novas investigações de forma a validar e confirmar os resultados obtidos.Asociacion Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion2015-12-03T17:44:45Z2013-01-01T00:00:00Z20132015-12-03T17:42:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/15092http://hdl.handle.net/10071/10310por1135-3848Rodrigues, R. I.Ferreira, A.Bártolo-Ribeiro, R.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:24Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:59.800753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia |
title |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia |
spellingShingle |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia Rodrigues, R. I. Clinical psychology Educational psychology Interests Organizational psychology Validation |
title_short |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia |
title_full |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia |
title_fullStr |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia |
title_full_unstemmed |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia |
title_sort |
Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia |
author |
Rodrigues, R. I. |
author_facet |
Rodrigues, R. I. Ferreira, A. Bártolo-Ribeiro, R. |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, A. Bártolo-Ribeiro, R. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, R. I. Ferreira, A. Bártolo-Ribeiro, R. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clinical psychology Educational psychology Interests Organizational psychology Validation |
topic |
Clinical psychology Educational psychology Interests Organizational psychology Validation |
description |
O presente trabalho visa construir um instrumento para avaliar os interesses vocacionais dos alunos da licenciatura em Psicologia. A ausência de instrumentos específicos para medir as várias áreas vocacionais levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala, que integra 21 itens, decorrentes de uma pesquisa teórica. A amostra é constituída por 573 alunos das diversas licenciaturas em Psicologia, provenientes de nove instituições de ensino superior público e privado, sendo 433 do sexo feminino. Através da metodologia de análise de componentes principais extraíram-se três dimensões: Organizações, Educacional e Clínica, que no total explicam 62.51% da variância. Apesar da escala apresentar bons índices de consistência interna (valores entre .86 e .93), considera-se importante o desenvolvimento de novas investigações de forma a validar e confirmar os resultados obtidos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-12-03T17:44:45Z 2015-12-03T17:42:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/15092 http://hdl.handle.net/10071/10310 |
url |
https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/15092 http://hdl.handle.net/10071/10310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1135-3848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociacion Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociacion Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134881492500480 |